Taipu é uma terra pequena, onde, dos devaneios de nossos avós, amores dos nossos pais e sonhos enluarados da infância, fazem dela o relicário da nossa meninice, tão longe e tão perto do coração. Dir-se-ia que naquele rincão descansava a felicidade no meio da carência de tudo. Luís Viana, poeta taipuense.
Pesquisar este blog
Total de visualizações
266360
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Aspectos externos e internos da matriz de Taipu
O álbum mostra os aspectos externos e internos da matriz de Taipu.A matriz atual de Taipu foi construída entre 1956 e 1963 em substituição a antiga matriz.Nessa ampliação foram acrescentados 7 metros a mais com a construção do patamar e da torre.A torre em formato de agulha tem cerca de 30 metros, abriga o sino e em seu topo uma cruz.Internamente a matriz é constituída de 3 naves, uma central e duas laterais, capela mor, átrio, capela do batismo e coro, com capacidade para abrigar cerca de 300 pessoas, o piso é em azulejo hidráulico em mosaico.
As naves são separadas por colunas em estilo romano em largas espessuras e arqueadas.possui ainda dois altares laterais, gruta de Nossa Senhora de Lourdes, altar de Santo Antonio, cripta do Senhor Morto.No presbitério fica o altar mor onde se encontra o sacrário e o altar que guarda o orago da matriz ou seja a imagem de Nossa Senhora do Livramento.Entre 2012 e 2013 foi construída a sacristia da matriz no terreno ao fundo da igreja incorporando mais 5 metros a matriz totalizando atualmente 27 metros de comprimento por 20 de largura.
Em 2014 foi sepultada na matriz a irmã Natalina Rossetti, ICM.sua lápide está na nave lateral a direita de quem entra em frente a cripta do Senhor Morto.A irmã Natalina administrou a paróquia por 30 anos, foi a segunda mulher a administrar uma paróquia no Brasil, é única que está sepultada na matriz de Taipu, foi essa a última homenagem feita pelo povo de Taipu a está insigne mulher.
Assinar:
Postagens (Atom)