Turismo

       Existe turismo em Taipu? essa é a primeira pergunta que vem a mente de quem não conhece ou até mesmo conhece o município de Taipu.
        Embora não haja politicas públicas voltadas para o seguimento do turismo em Taipu existe sim potencialidades neste setor como se verá a seguir.


1. A Serra Pelada. Principal acidente geográfico de Taipu, localiza-se cerca de 5 km da sede municipal. com cerca de 100 metros de altitude pode se avistar a região do vale do rio Gameleira que nasce na referida serra.A Serra Pelada é explorada comercialmente pela empresa Campel S/A que extrai rochas para a construção civil.


Serra Pelada

2. Fazenda Tapuio. A agroindústria Tapuio S/A localiza-se a 12 km da sede municipal com acesso feito pela BR 406. A empresa cria e produz derivados de búfalas.A empresa é pioneira no RN e em está presente em todo o nordeste.A matriz  da empresa é a fazenda localizada em Taipu.Pode-se visitar os búfalos que são animais doceis e adaptados a condições tanto de regiões alagadas como em clima seco como ocorreu em Taipu.


3. A fazenda Pitombeira.A Fazenda Pitombeira localiza-se cerca de 15 km da sede e seu acesso se faz pela BR 406 no Matão.A fazenda é o antigo engenho de mesmo nome do inicio do século XX onde se pode vê o conjunto arquitetônico composto por Casa Grande, Capela de São João Batista e Armazéns.




Aspectos do conjunto arquitetônico da fazenda Pitombeira


4. A capela de Santa Teresinha da Gameleira.Distante 10 km da sede municipal a capela de Santa Teresinha é uma das mais antigas da paróquia tendo sido inaugurada em 1932.

Capela Santa Teresinha no distrito de Gameleira, Taipu-RN.


5.A Ponte ferroviária do Umari. A ponte da antiga Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, posteriormente Estrada de Ferro Sampaio Correia e por fim RFFSA foi inaugurada em agosto de 1909 no distrito do Umari distante 4 km da sede de Taipu. A ponte foi erguida sobre o Rio Ceará-Mirim em pilares de rocha na altura de  8 metros a cima do nível do rio e composta por 5 vãos metálicos de 10 metros cada um totalizando 150 metros de extensão da ponte.A ponte se encontra desativada.Além da paisagem na ponte poderia se fazer esportes radicais como rapel e tirolesa.O acesso a ponte se faz pela BR 406 logo após o cemitério.


Aspectos da ponte do Umari


6.As Grotas.As Grotas é uma trilha que se faz até umas rochas que em tempo de invernos forma cachoeiras cercada por matas a paisagem fica muito bonita no inverno.A trilha tem cerca de 4 km saindo de Taipu passa pelo cemitério, as ruínas da ponte velha cruza o rio Ceará-Mirim ainda pode se vê o açude Tupi construído pelo DNOCS.








Trilha das Grotas

7. Centro Histórico de Taipu.Embora descaracterizado com a demolição e substituição de prédios antigos por 'modernos' o centro histórico de Taipu ainda guarda alguns exemplos de arquitetura do inicio do seculo XX como a casa  paroquial e  outras casas próximas.No centro histórico fica o mercado público construído na década de 1950, a praça da matriz e a igreja matriz de Nossa Senhora do Livramento bela igreja em sua arquitetura em estilo romano.




Casa paorquial

mercado público


Igreja matriz de Taipu

8. Escola Estadual Joaquim Nabuco.Localizado na rua Antonio Alves da Rocha o antigo grupo escolar, hoje escola estadual Joaquim Nabuco é o mais antigo prédio escolar do município tendo sido inaugurado em 28/02/1919 apresenta arquitetura neoclássica.

Escola estadual Joaquim Nabuco.

9. Estação Ferroviária. A estação ferroviária de Taipu foi inaugurada em 15/11/1907 pertencia a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte é um dos prédio públicos mais antigos do município.

Estação ferroviária de Taipu

10. Os lajedos do Poço do Antônio.Localizado a cerca de 11 km da sede municipal os Lajedos do Poço do Antônio são formações rochosas que acumulam água em tempo de invernos, a beleza cênica do lugar vale a visita ao local.


Aspecto dos Lajedos do Poço do Antônio.
11. Nascente do rio e santuário.Pra completar a lista dos atrativos turísticos de Taipu existe a nascente do rio em Cachoeira com um pequeno balneário ali localizado e o santuário de Celimária na mesma localidade, pequeno santuário em forma circular é um espaço dedicado a meditação.O distrito de Cachoeira dista cerca de 10 km da sede municipal.

Um comentário:

  1. Na localidade do Logradouro em Taipu/RN existem os lajedos ou lajes de pedras que durante as chuvas juntam água para o abastecimento de algumas famílias.

    ResponderExcluir