História


       A origem histórica de Taipu se situa no período colonial da capitania do Rio Grande, atual  estado do Rio Grande do Norte.Em meados do século XVII segundo Câmara Cascudo já se tinha noticias sobre Taipu nas ribeiras do rio Ceará-Mirim.Foi nas margens desse rio que as primeiras fazendas surgiram ainda no período do sistema de doações de terra denominado sesmarias.
        Em 1712 Taipu era considerado o limite da capitania segundo informa Câmara Cascudo em seu livro Nomes da Terra.
         A região onde atualmente se situa o município de Taipu sempre fora habitada por índios da nação Tupi que habitavam a zona litorânea do Rio Grande do Norte.Sinais da presença dos índios foram encontrados em diversas fazendas da região, mas há quem afirme que as terras da fazenda Tabuleiro do Barreto, atual assentamento, tenha sido o local onde havia os aldeamentos indígenas devido aos achados arqueológicos que atestam a presença dos índios naquela região.
     Novo momento que se segue na história se inicia em meados do século XIX.Cinco personagens aparecem com sendo os responsáveis pelo desenvolvimento da localidade, foram eles: Jorge Pegado Galvão, Marcos Pereira dos Santos, Bernardo Gadelha, André Soares da Silva e Joaquim José da Costa.
     Em 1839 foi solicitado ao bispo de Olinda que estava em visita ao Rio Grande do Norte neste ano a construção da capela de Nossa Senhora do Livramento.A doação do terreno para a construção da capela foi feita pelo casal Bernardo Gadelha e Inácia Maria de Carmo, possuidores de um terreno as margens direita do rio Ceará-Mirim que foi doado para esta finalidade.Seria a capela o embrião da formação urbana de Taipu, onde surgiria as primeiras casas no entorno da capela.Antes as famílias habitavam sítios e fazendas.
     Em 1851 foi criado o distrito de paz do Taipu do Meio e incorporado ao município de  Ceará-Mirim.Em 1864 já havia uma escola elementar para meninos.A feira já é citada em 1877.Entre julho de 1876 e  agosto de 1877 a sede da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ceará-Mirim foi transferida para o povoado de Taipu.Em 28 de junho de 1889 foi instalada a delegacia de polícia civil, na mesma data o distrito de Taipu  é transferido do município de Touros, passando a pertencer ao município de Ceará Mirim. 

A emancipação politica

        A emancipação politica de Taipu ocorreu em 10/03/1891 por meio do decreto estadual nº 97 assinada pelo governador Amintas Barros tendo sido desmembrado de Ceará-Mirim.Com a criação do município o então povoado é alçado a condição de vila tornando-se a sede do município, o primeiro intendente foi o capitão Cândido Marcolino.Tinha à época da emancipação 2.709 habitantes.
      A lei municipal nº 2, de 22/12/1892 criou com o distrito de Baixa Verde subordinado ao município de Taipu.
        O desenvolvimento do município veio a se consolidar em 15/11/1907, com a chegada da estrada de ferro ligando Taipu a Natal, proporcionando uma ampliação do mercado consumidor, o escoamento mais eficiente da produção agrícola e o transporte de passageiros. Na mesma data foi inaugurada a parada de trem do distrito da Pitombeira.
      Em 18/04/1913 foi criada a paróquia de Nossa Senhora do Livramento desmembrada da paróquia de Ceará-Mirim, a capela é elevada a condição de matriz.Em 12/10/1910 a estrada de ferro alcança o distrito de Baixa Verde tendo sido inaugurada a estação nesta data.Em 1915 foi inaugurada a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens no distrito de Baixa Verde.
      Em 28/02/1919 foi inaugurado o grupo escola Joaquim Nabuco, a mais antiga escola do município. Em 1927 foi inaugurado o grupo escolar José da Penha no distrito de Baixa Verde.No mesmo ano foi inaugurado o campo de pouso de Taipu.
     Em 29/10/1928 ocorre a emancipação politica do distrito de Baixa Verde. No ano seguinte em 13/11/1929 foi criada a paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Baixa Verde desmembrada da paróquia de Taipu.
A Elevação a condição de cidade
       A elevação a categoria de cidade da então vila de Taipu ocorreu por meio do decreto nº 457 de 29 de março de 1938.



Centro de Taipu
Matriz de Taipu na década de 1950

Aspectos da rua Antonio Alves da Rocha na década de 1950
Estação ferroviária de Taipu na década de 1960

aspecto do centro de Taipu na década de 1960

Mercado público de Taipu na década de 1960

Escola estadual Joaquim Nabuco fundado em 1919

Prefeitura de Taipu

Igreja matriz de Nossa Senhora do Livramento, padroeira de Taipu

Capela de Santa Teresinha da Gameleira inaugurada em 1932.


Ponte ferroviária do Umari

estação ferroviária de Taipu inaugurada em 15/11/1907


Alterações toponímicas 

     A quem diga que Taipu já se chamou Picada, devido à sua localização geográfica entre o final do Sertão e o início da Zona da Mata, no entanto, essa informação é controversa. Há registros em que se referia a Taipu como Itaipu, Taipu Grande, Taipu do Meio ou simplesmente Taipu, topônimo que vigorou.

Formação Administrativa

      Elevado à categoria de vila com a denominação de Taipu, pelo decreto estadual nº 97, de 18-031891, desmembrado do município Ceará-Mirim. Sede na povoação de Taipu. Constituído do distrito sede. Instalado em 03/04/1891.
     Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município  estava constituído de 3 distritos: Taipu, Boa Vista e Baixa Verde.Sendo Taipu a vila e sede.
       No ano de 1933, em divisão administrativa município estava constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Boa Vista e Baixa Verde e assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1955.
       Pela lei estadual nº 2327, de 17/12/1958, foi criado o distrito de Poço Branco ex-povoado e anexado ao município de Taipu.
     Pela lei estadual nº 2328, de 17/12/1958, foi criado o distrito de Barreto ex-povoado e anexado ao município de Taipu.
   Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído de 2 distritos: Taipu e Poço Branco.
     Pela lei estadual nº 2990, de 03-12-1963, é criado o distrito de Gameleiras e anexado ao município de Taipu.
   Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o município estava constituído de 2 distritos: Taipu e Gameleira.


Desmembramentos
        Pela lei estadual nº 697, de 29/10/1928 foi desmembrado o distrito de Baixa Verde elevado a categoria de município.
      Pela lei estadual nº 2353-A, de 31/12/1958, foi desmembrado do município de Taipu o distrito de Barreto. Elevado à categoria de município.
      Pela lei estadual nº 2899, de 26-07-1963, foi desmembrado do município de Taipu o distrito de Poço Branco. Elevado à categoria de município.

      
Toponímia
      No que diz respeito a origem da toponímia taipuense Manoel Dantas em seu livro Denominações dos municípios do Rio Grande do Norte fez esta descrição sobre Taipu “Ao sahir da região da mata, na orla dos tabuleiros de ariscos, deparava-se uma imensa clareira denominada pelo indígena Itai-pú, que se transformou na denominação de Taipú” (Dantas, 2008, p. 29) e ainda afirma o mesmo autor que Taipu se origina de uma corruptela do nome indígena Ita-ipú ( pedra na lagoa) para designar um grande cabeço existente numa lagoa, ao sul da vila. simples.
       Segundo o dicionário informal a palavra Taipu em tupi-guarani significa literalmente:
- a pedra ressonante (
 itá + i + pu ).
- a fonte da pedra (
 itá + ipu ).
       Desconhecem-se a razão pela qual o vocábulo perdeu a letra 'i' inicial.

Gentílico: 

     Quem nasce no município e na cidade de Taipu é taipuense.

Feriados:

05/01-Festa de Reis.
10/03- Emancipação politica.
Ultimo domingo de novembro-Festa da padroeira Nossa Senhora do Livramento.








Fonte: CASCUDO, Câmara. Nomes da Terra, 2002. DANTAS, Manoel. Denominação dos municípios do Rio Grande do Norte, 1922. Natal: Sebo Vermelho, 2008.IBGE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário