Geografia

Aspectos gerais

          O município de Taipu possui uma área  territorial  de 352,818 km²  (equivalente a 0,66% da superfície estadual).Pertence a Mesorregião Litoral Nordeste e por sua vez a Microrregião  Litoral Norte segundo divisão adotada pelo IBGE.Culturalmente integra o território do Mato Grande.
       Está situado  nas seguintes coordenadas geográficas: latitude: 5º 37’ 18” Sul. Longitude35º 35’ 48” Oeste.
        A altitude do município é de 100 metros sendo a da Sede de 41 metros, o lugar mais alto do município e seu principal acidente geográfico é a Serra Pelada. 
     A distância em relação à Capital é de 50 km sendo o acesso realizado pela BR 406.
      O município de Taipu tem por Limites ao Norte com Pureza, a Sul com Ielmo Marinho, a  Leste com Ceará-Mirim e Maxaranguape e a Oeste com Poço Branco e Bento Fernandes.


Demografia
      A população estimada em 2014 foi de 12.334 habitantes.A população segundo o Censo de  2010 era de 11.836 habitantes, sendo 6.112 homens e  5.724 mulheres. a população urbana consta  de 4.084 habitantes e  7.752 é o total da população rural.
     


Aspectos físicos

Clima 
        O clima do município de Taipu é caracterizado como tropical chuvoso.A precipitação pluviométrica anual [ocorrência de chuvas] é de 901,6 mm, sendo o período chuvoso de abril a junho.
        As temperaturas médias anuais são: máxima:  32,0 °C, média: 25,3 °C, mínima: 21,0 °C.A umidade relativa média anual é de 79%.


Centro de Taipu


Rio Ceará-Mirim em Taipu

Rio Ceará-Mirim na zona urbana de Taipu

Imagem aérea da zona urbana de Taipu

Serra Pelada.


Formação Vegetal

     Faz parte da formação vegetal do município a Caatinga Hipoxerófila, vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos. As Espécies vegetais encontradas são: catingueira, angico, braúna, juazeiro, marmeleiro, mandacaru e aroeira.
      Os Campos de Várzea, vegetação que ocorre nas várzeas úmidas e periferia de cursos d’água, constitui-se por espécies herbáceas da família das gramíneas e ciperáceas tendo como espécies vegetais o  junco, a baronesa e o periperi.

Solos

    Os tipos de solos encontrados no município de Taipu são o  Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico de  fertilidade natural alta, textura média, relevo plano, moderada e imperfeitamente drenados, medianamente profundos. 
        O Planossolo Solódico  que tem fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.
      O Bruno Não Cálcico variação Taipu com fertilidade natural alta, textura argilosa, relevo plano moderada a imperfeitamente drenados, medianamente profundos.As areias Quartzosas Distróficas tem fertilidade natural baixa, textura arenosa, relevo plano, excessivamente drenado.

Relevo
     O relevo taipuense é constituído de menos de 100 metros de altitude.
   Está inserido na Depressão sub-litorânea e os Tabuleiros Costeiros. que possui  terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude.
       A Depressão sub-litorânea ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.Tabuleiros Costeiros são relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), localiza-se próximo ao litoral.

Ocorrências Minerais
 O município de Taipu possui as seguintes ocorrências de mineraisArgila para cerâmica vermelha, Calcário, Diatomito.

Recursos Hídricos
      Taipu é banhado pelo  rio  Ceará-Mirim e do Mundo.Os Riachos são: o Caratá, o Alberca, o Seco, da América. As Lagoas são da Onça, do Cajueiro, do Mato, Conceição, Choque e Lages Ferreira.
     Possui açudes com capacidade de acumulação superior a 100.000 m³.O Açude público é o  da Estrada de Ferro.

Localização 






Fonte: IDEMA, IBGE.Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário