Mistério resolvido sobre a imagem de Santa Joana D'Arc que está exposta na matriz de Taipu.Joana D'Arc ( ca. 1412 – 30 de maio de 1431) é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, A Igreja Católica francesa propôs ao Papa Pio X a sua beatificação, que se realizou em 1909 Em 9 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV, como Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estabelecer laços com a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira de França.
Em Taipu a imagem de Santa Joana D'Arc está na matriz, por algumas vezes foi retirada e devolvida para a veneração publica, mas era havia um mistério sobre sua origem, eis que pesquisando no jorna a Ordem descobri a circunstância da chegada da imagem a matriz de Taipu.
segundo o jornal a imagem de Santa Joana D'Arc chegou a Taipu por meio de um grupo de senhoras da elite da cidade de Taipu que pagaram uma promessa e também queria ornar ainda mais a matriz com imagens para veneração.A ideia partiu das senhoras Celeste Leite e Marilda Miranda, as mesmas iriam promover um drama religioso para adquirir o novo sino da matriz quando a imagem de Joana D'Arc fosse benzida e introduzida na matriz.
Fonte:A Ordem 04/02/1936, p. 2.