quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Arquitetura ferroviária

            Dentro do tema das ferrovias se impõe a prerrogativa do conhecimento da arquitetura ferroviária, por meio dela pode-se entender as transformações ocorridas nos espaços marcados pelas construções ferroviárias.Da reflexão sobre as relações entre o meio e o edifício, pode-se fazer uma análise, no tempo, a evolução  arquitetônica e social de uma cidade.
          Assim, a arquitetura ferroviária pode ser apresentada como exemplo marcante na influencia das construções na evolução urbana.
              Por suas próprias características os antigos prédios das estações, oficinas, casas para empregados etc do final do século XIX e inicio do XX utilizavam novas técnicas de construção, materiais e padrões  de arquitetura, na maioria das vezes importados de outros países, que direta ou indiretamente influenciaram  o espaço urbano e o “ modus vivendi” das populações que os circundavam ( Manual de preservação de edificações antigas, REFFSA, 1991.p.4
             As estações ferroviárias tornaram-se importantes referencias  para as comunidades.Em torno delas muitas cidades se desenvolveram e outras surgiram com a implantação da ferrovia.São edifícios das mais variadas tendências e representavam a época o que havia de mais moderno em termos  construtivos.  (Manual de preservação de edificações antigas, REFFSA, 1991, p. 6)
           A seguir conheceremos alguns exemplos de arquitetura ferroviária expostas em fotos das estações ou outros tipos de edificações Brasil a fora.
            


























Fonte: Manual de preservação de edificações antigas, REFFSA, Rio de Janeiro, 1991.    

Cronicas taipuenses



Sobre as coletorias de renda
        Alem dos 16 municípios que tinham significativo  giro comercial  deveriam render aso cofres do estado 103;508$000  eram conhecidas as seguintes coletorias
Jardim ( cidade) Ceara Mirim, Taipu, Jardim (vila), Papary, Arês, Caraubas, Patu, Macau. A de Taipu e Ceara Mirim renderam juntas  a quantia 3:340$000 quota de 167.(Jornal o caixeiro17/01/1894 ano III  n. 73 p. 4).

Sobre Cândido Catura
        Um personagem intitulado Cândido Catura é citado no jornal como tendo retornado a Taipu com recursos para aquela localidade em 1896.A nota do jornal não deixa claro de que e em que circunstancias esses recursos foram alocados pelo citado personagem.Eis o que diz o texto da nota: "Ora, afinal, chegou de São Gonçalo o celebre Candido Catura, e conseguiu tudo o que queria, está satisfeito.O nosso herói voltou gordo e robusto para o triste  e magro Taipu, levando 2 contos de réis em prata nova e 100 sacas de farinha para construir ou um açude ou um cemitério".(Jornal  Gazeta do Natal 16/11/1889,  ano II n. 144, p.3).

Concurso de cadeiras de instrução

        Foi aberta pela secretaria de instrução do Rio Grande do Norte edital para o  concurso de cadeira de instrução de 1ª entrância de instrução primaria do sexo masculino para as povoações de ... Taipu. O edital é de 17 de fevereiro de 1896.(Jornal  Correio de Natal, ano IX, n.120, 26/02/1886.p. 4).

Sobre o assentamento do Ingá

             


            As lutas dos trabalhadores rurais pela posse da terra e as questões fundiárias em Taipu deram-se no final da década de 1970, mas precisamente em 1979. O primeiro projeto de assentamento de reforma agrária criado pelo governo (militar) federal foi o Ingá ( o autor não sabe se o nome oficial do assentamento é de fato só Ingá), distante cerca de 10km da sede municipal o assentamento foi criado pelo INCRA por meio de decreto assinado pelo presidente João Figueiredo.

           A noticia da assinatura dos decretos de desapropriação da área destinada ao projeto Ingá foi mencionado no jornal o Estado de S. Paulo em 02/07/1980.Os dois decretos declararam  entre outras coisas ser de “de utilidade pública, para fins de desapropriação” e, ao mesmo tempo “prioritária” para fins de reforma agrária, uma área de 985,60 hectares, localizados na cidade de Taipu, no Rio Grande do Norte. Nessa área o Incra deveria criar 55 unidades familiares.  



Fonte: O Estado de S.Paulo, 02/07/1980, p. 17.

Datas importantes, feriados e monumentos de Taipu


      Além das datas fixadas nos calendário civil brasileiro em Taipu são os seguintes os feriados municipais.Em ordem cronológica o primeiro é o dia de santos Reis, data fixa segundo o calendário da Igreja católica, ocorre em 6 de janeiro.Em Taipu é celebrada tradicionalmente a festa de santos Reis.O segundo feriado é o de emancipação política que ocorre em 10 de março.Quando a data ocorre em dia de sábado ou domingo o feriado é transferido para a segunda-feira imediata.O terceiro feriado é o da padroeira.Ocorre na segunda-feira seguinte ao encerramento da festa da padroeira tradicionalmente celebrada no município na última semana de novembro.
Monumentos
         Em 1940 Anfilóquio Câmara ao analisar a situação social de Taipu dizia que na cidade não havia nenhum monumento na cidade. Passados 74 anos pouca coisa mudou no que concerne a monumentos em Taipu. Existe apenas um.Trata-se da estatua de frei Damião que se encontra na praça homônima localizada no centro de Taipu.A praça foi inaugurada em 1999 em homenagem ao missionário capuchinho italiano que percorreu o nordeste fazendo missões.Em Taipu esteve várias vezes fazendo missões.Na entrada da cidade na encosta da colina do hospital municipal há o nome da cidade construído em alvenaria, poderia ser incluído no rol dos monumentos da cidade, já o pórtico da entrada da cidade é uma monumento ao mal gosto arquitetônico e a má gestão dos recursos públicos.já na praça da matriz se colocou arbitraria e inconstitucionalmente um busto de uma figura execrável que não merece ser citada em meus textos pelo simples fato de que em nada contribui para o embelezamento da praça, ao contrario só funciona como poluição visual de péssimo gosto.
Datas

        Alem das já citadas nos feriados municipais merece ser citada como data importante em Taipu a criação da paróquia em 18 de abril (criada em 18 de abril de 1913) e a chegada das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 25 de fevereiro de 1964. A inauguração da estação ferroviária em 15/11/1907 e da escola estadual Joaquim Nabuco em 28/02/1919.