terça-feira, 16 de dezembro de 2014

INSTRUÇÃO EM TAIPU NO FINAL DO SÉCULO XIX


      As informações a seguir tratam de dados referentes a instrução pública em Taipu no final do século XIX durante o Império de Dom Pedro II quando o Rio Grande do Norte se constituía em uma província desse Império e por sua vez Taipu era um distrito do município de Ceará-Mirim.
    São informações simples porém tem um valor histórico imenso, pois elas foram publicadas em relatórios oficiais e remetidas ao Gabinete do Imperador no Rio de Janeiro.

1882
        Em relatório apresentado pelo secretário Antonio  Victor Moreira Brandão em 1882 dizia que haviam 15 alunos matriculados na instrução primaria em Taipu do seco masculino. (p, 152). Foi concedida a licença de 2 meses a “professora publica da povoação do Taipu” D. Bernadina Carolina  Cavalcanti Maracajá. A lei Nº 878 de  17/03/1883 concedeu o direito a vitaliciedade a 16 professores na província do Rio Grande do Norte, entre estes estavam Jose Francisco Emereciano China e Bernadina Carolina  Bezerra Maracajá, aquele recebeu sua provisão no dia 16 de maio,  esta em 09 de setembro de 1883. (p. 211).
     Dos dados apresentados acima o que se sobressais são as informações relativas ao numero de alunos matriculados, apenas 15 na instrução primaria, outra fato relevante é a denominação de Taipu, na época do relatório citado se denominava ‘Povoação de Taipu’, porem pelo ano em questão Taipu era distrito de Ceará Mirim.
1885
      No ano de 1885 o quadro de aulas de instrução primaria do sexo masculino em Taipu era de 28 matriculados com frequência de 21 alunos segundo informava o relatório do secretario Tertuliano da Costa Pinheiro em 08 de março de 1886 (p. 246).O mesmo relatório apontava o mesmo número para o sexo feminino (p. 247).
      O professor Jose Francisco Emereciano China foi transferido de Taipu para ser adjunto na capital em 30/11/1885 (p. 251). O relatório apresentava ainda Vicente Ayres de Souza Monteiro como tendo sido nomeado professor em Taipu em virtude de ter sido aprovado em concurso e faz alusão a demissão de Maria Amélia do Couto em Taipu.
1886
        O relatório de 1886 trazia a informação de que haviam 13 alunas matriculadas e destas 10 estavam frequentando as aulas primárias em Taipu (p. 349). Já os meninos eram em numero de 35 alunos com frequência de 26 alunos estudando nas cadeiras de primeiras letras (p.350).O quadro de remoções de professores do citado relatório dizia que Bernadina Carolina  Cavalcanti Maracajá foi removida de Taipu para assumir a cadeira de 1ª letras em Ceará-Mirim em ato de 04/05/1886 (p. 351).Joaquim Manoel de Souza era quem exercia o cargo de delegado escolar de Taipu no ano de 1886.Bernadina Carolina Cavalcanti Maracajá recebeu duas licenças em 1886, a primeira em 12/01/1886 de 2 meses e a segunda em 24/03/1886 de 40 dias.


Fontes: Relatórios dos presidentes da província do Rio Grande do Norte. 1882,1885, 1886.

PAISAGEM TAIPUENSE



        Eis uma bela imagem da Gameleira, região belíssima situada as margens da BR-406 em Taipu-RN.Na minha modesta opinião essa região deveria ser preservada como patrimônio ambiental do município pela sua beleza paisagística, quem desce a Gameleira ( vindo de Natal ou de Taipu) é impossível não se encantar com a paisagem que se descortina ante seus olhos. Cortada pelo rio Gameleira-Guedes, afluente do Ceará-Mirim.Por lá tem uma cerca viva feita de enormes cajazeiras, pratica comum utilizadas em tempos antigos para se demarcar os limites das propriedades.(para quem nunca percebeu a cerca viva da Gameleira fica ao lado direito da BR 406 sentido de quem vem de Natal), outro patrimônio paisagístico que deveria ser preservado em Taipu, tal qual como se fizeram nas cercas de pedras do Seridó, mas se nem os casarões antigos são preservados em Taipu imagina-se se vão preservar uma cerca vi.A foto foi publicada em https://www.flickr.com/photos/janvandenbosch/9728711406/in/photostream/ acesso em 05 dez 2014

Fazenda Gameleira, ao fundo a Serra Pelada, Taipu-RN.Jan Van den Boscch

        O distrito da Gameleira foi criado por lei estadual em 1963 e incorporado ao território do município de Taipu.Foi um vila desenvolvida e arrisco dizer que se tronaria autônoma e possivelmente um novo município ( o quarto que seria desmembrado de Taipu) não fosse a decadência por qual passou o florescente distrito.Hoje só restam poucos vestígios do passado que foi  Gameleira.A capela erguida em 1932 ainda resiste, mas as casas antigas ou estão tombando ao peso do tempo e vindo a desabarem ou estão sendo substituídas por construções "modernas".  

SOBRE A SITUAÇÃO DE CALAMIDADE EM QUE SE ENCONTRAVA TAIPU EM 1952

1.   
         Em 1952 o município de Taipu passava por uma grave situação de calamidade foi então que o prefeito Tamires Miranda enviou o seguinte telegrama ao Deputado Dioclécio Duarte no Rio de Janeiro, à época capital federal:

"Acabo de receber, Sr. Presidente, do Prefeito eleito do Município de Taipu, o seguinte telegrama: Deputado Dioclécio Duarte Câmara Federal — Rio. Clamamos junto poderes federais intermédio eminente amigo verba serviços emergência".

 Encontrei esse texto nos Anais da Câmara dos Deputados, vol. 2 p.319.

                     Aspectos de Taipu na década de 1950

  


A Estrada de Ferro Abandonada entre Lajes e Caicó


 Reproduzo a seguir algumas imagens publicadas no blog amigosdopedalrn.blogspot.com.br em 27/06/2013 sobre os trecho da EFCRN abandonada no município de Lajes.Trata-se das obras que permitiriam a chegada da ferrovia em Caicó como foi previsto no projeto inicial da ferrovia e, como se sabe, os trilhos nunca chegaram em Caicó ficaram no meio do caminho (literalmente Lajes fica no meio do caminho).
        As obras desse trecho iniciaram em 1909 e foram abandonadas em 1921 quando a ferrovia teve seu traçado original redefinido para o sentido oposto, ou seja, em direção a Macau-RN.As obras da EFCRGN no Ramal Lajes-Caicó incluiriam pontilhões, fendas e um túnel de quase 200 metros de comprimento todas essas obras foram abandonadas em plena região central do RN. 




Caixa d`água do início da construção da EFCRGN ramal Lajes - Caicó



 Fenda nas rochas construída para a EFCRGN - ramal Lajes - Caicó.



 Visão mais aberta dá noção da distância e do trabalho para realizar tal obra




O PONTILHÃO:
       A maior estrutura que foi construída no trecho para receber uma ponte da estrada de ferro. Segundo pesquisas sobre o ramal, entre as cidades de Lajes e Recanto (localidade de Cerro Corá/RN), distantes 15 KM, existem cerca de 30 conjuntos de pontilhões, que receberiam pontes para a passagem da EFCRGN Lajes - Caicó. Impressiona a estrutura que foi construída e posteriormente abandonada. É fácil perceber o quanto de recursos foi investido em tais construções, quantas horas/homem trabalhadas foram necessárias para erguer tais estruturas e até mesmo, em possíveis vidas perdidas, considerando-se o local de difícil acesso e região inóspita.






O TÚNEL: 

     Escondido em meio a vegetação um imenso túnel de 195 metros de comprimento. 
     


Entrada do túnel abandonado


Detalhe do Túnel




A EFCRGN RAMAL LAJES - CAICÓ:

Início da contrução em  1909 pela The Great Western;
Cidades que seriam beneficiadas: Lajes, Currais Novos, Acari, Caicó;
Trajeto modificado em 1911 e abandonado em 1921 para a construção do ramal Lajes - Macau.


FONTE:http://amigosdopedalrn.blogspot.com.br/2013/08/a-estrada-de-ferro-abandonada-lajesrn.html.Acesso 05.dez.2014.



FONTES DE PESQUISAS  DA MATÉRIA CITADA:
Dos Caminhos de Água aos Caminhos de Ferro.
AUTOR: Wagner Rodrigues
Programa CONVERSANDO COM AUGUSTO MARANHÃO
A Estrada de Ferro Abandonada


A inauguração da estação de Taipu

A  inauguração da estação de Taipu
               No dia 15/11/1907, as 12h na estação de Taipu, aguardava a chegada do trem, não só o pessoal técnico da Estrada de Ferro, com uma compacta multidão que prorrompeu em vivas e aclamações a comissão construtora da ferrovia. Foi imensa a alegria e a satisfação que se notou no povo todo pela inauguração da estação de Taipu. As 12h30min foi servido um lanche a todos os convidados. Nessa ocasião o Dr. José Luiz Batista, engenheiro chefe da Comissão de construção da EFCRN, proferindo brilhante discurso, declarou inaugurada a estação do Taipu e agradeceu a presença do governador do estado e a dos demais convidados àquela festa.
            O Governador Antônio José de Melo e Souza em discurso mostrou-se satisfeito com o que vira e enalteceu os esforços e a competência da comissão construtora da Estrada de Ferro, cujos trabalhos honravam a engenharia brasileira, depois do lanche os convidados percorreram a Vila.O governador esteve na intendência onde foi recebido pelo presidente do governo municipal Manoel Eugênio.As 14h30min o trem dava o sinal de partida.À saída o povo prorrompeu em vivas a comissão, à Taipu etc.

                             
                                          Estação de Taipu, 1964.Acervo João Batista dos Santos


Características físicas da estação de Taipu
         De modo geral, as estações de pequeno e médio porte localizavam-se em cidades do interior, nas quais os pequenos espaços eram suficientes para os serviços de  operação ferroviária.
         A estação de Taipu mede 18,5 metros de comprimento por 13,5 de largura. O edifício é composto de dependência administrativa (duas salas administrativas, sendo uma destinada à bilheteria a outra para escritório e agencia do telegrafo), alojamento de funcionários e armazém anexo. O telhado é composto em duas águas terminado em alpendre sobre o vão central da plataforma. Na parte superior das paredes nas faces leste e oeste há o dístico  com o nome do município.Junto à estação localiza-se a plataforma que servia para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Sua altura elevada em relação ao nível do terreno permitia o perfeito acesso aos trens. A plataforma da estação de Taipu tinha uma extensão de 34 metros. No ano de 1998 a parte oeste da plataforma foi removida pela prefeitura para asfaltar  a rua principal.
                                                                                                                                                                                                                                                                     Fonte: Jornal Diário do Natal, 17/11/1907, p. 1, adaptado.  
               Texto:  João Batista dos Santos. Taipu-RN 15/11/2014
107º ano da inauguração da estação ferroviária.