Para atingir a Igapó o trem da Central do Rio
Grande do Norte teve que transpor o rio Potengi através da poderosa ponte
metálica de mais de 500 metros de extensão [...] (CARETA 1949, p. 30),
Humberto Peregrino disse em uma de suas crônicas
(CARETA, 1957, p.14, grifos nosso):
O trem saiu de Natal há mais de meia hora, já
transpôs o rio Potengi sobre a poderosa ponte de ferro, já ficou para trás também a vila de Igapó, cujas as salina se
extinguiram no abandono [...] mas cujo sítios de mangueiras, cajueiros e
coqueiros estão cada vez mais viçosos e pitorescos.
Este ano de 2015 a ponte de Igapó completa 100 anos de existência, eis aqui uma pequena homenagem a este simbolo de engenharia civil, paisagística e cultural de Natal.
Para permitir a vinda do trem até ao bairro da
Ribeira, em Natal, foi construída a ponte de Igapó pela The Cleveland Bridge & Engeering Company, de Darlington, na
Inglaterra. Essa ponte sobre o rio Potengi mede 550 metros e foi inaugurada
pelo governador Ferreira Chaves em 20/04/1916. (SOUZA, 2010, p.89).
.
Fonte: Natal 400 anos, provavelmente
anos 1970. < /lugares-e-paisagens/3575960>, 2010. Acesso em 26 abr. 2015.
Respectivamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário