quarta-feira, 9 de setembro de 2015

o centenário da ponte de Igapó

Para atingir a Igapó o trem da Central do Rio Grande do Norte teve que transpor o rio Potengi através da poderosa ponte metálica de mais de 500 metros de extensão [...] (CARETA 1949, p. 30),
Humberto Peregrino disse em uma de suas crônicas (CARETA, 1957, p.14, grifos nosso):
 O trem saiu de Natal há mais de meia hora, já transpôs o rio Potengi sobre a poderosa ponte de ferro, já ficou para trás  também a vila de Igapó, cujas as salina se extinguiram no abandono [...] mas cujo sítios de mangueiras, cajueiros e coqueiros estão cada vez mais viçosos e pitorescos.


Este ano de 2015 a ponte de Igapó completa 100 anos de existência, eis aqui uma pequena homenagem a este simbolo de engenharia civil, paisagística e cultural de Natal.
Para permitir a vinda do trem até ao bairro da Ribeira, em Natal, foi construída a ponte de Igapó pela The Cleveland Bridge & Engeering Company, de Darlington, na Inglaterra. Essa ponte sobre o rio Potengi mede 550 metros e foi inaugurada pelo governador Ferreira Chaves em 20/04/1916. (SOUZA, 2010, p.89).
Ponte de Igapó, Natal-RN
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Fonte: Natal 400 anos, provavelmente anos 1970. < /lugares-e-paisagens/3575960>, 2010. Acesso em 26 abr. 2015. Respectivamente

 


            A ponte ferroviária foi desativada na década de 70 quando foi inaugurada a ponte rodoferroviária ao lado da ponte de Igapó sobre o rio Potengi. Foi vendida a uma empresa de sucata do Recife que desmontou metade da ponte. Atualmente o que restou da ponte faz parte da paisagem de Natal para quem trafega na zona norte da capital potiguar.Abaixo mais imagens da ponte de Igapó.







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