A indústria do sal é uma das atividades mais antigas do Brasil
e remonta aos tempos coloniais e ainda na década de 1960 do século XX utilizava
métodos rudimentares de produção, comercialização e transporte o que
dificultava a comercialização e destinação final do sal.
Desde o
Brasil colonial a atividade salineira passou por grandes dificuldades, pois,
visando proteger suas salinas, Portugal proibiu a partir de 1665 a atividade
salineira no território brasileiro. A carta régia de 1690 proibiu o Brasil de ‘até
que a natureza produzisse’, já a Carta Régia de 07/09/1808 assinada por dom
João VI aboliu as proibições que impedia o desenvolvimento da indústria salineira
no Brasil.Houve então um impulso nas salinas, mas os métodos primitivos de
produção e o elevado custo da cabotagem
tornavam o sal brasileiro muito caro impedindo-o de competir com o sal
importado.
Na metade do
século XIX começam os problemas relacionados a indústria do sal causados pela ineficiência
da produção e elevado custo do transporte, apesar de que o sal existente no Rio
Grande do Norte ser suficiente para abastecer toda a China como afirmou o geólogo
Roderick Grandal.
Para se ter
uma ideia a tonelada de sal que custava seis mil réis no Rio Grande do Norte
chegava ao Piaui ao custo de um conto de réis.Não havia porto em Macau e nas
demais regiões produtoras de sal no Rio Grande do Norte para escoar a produção,
o sal era transportado em barcaças para o navios.
Em 1940 foi
criado o Instituto Nacional do Sal para coordenar as ações da indústria do sal,
orientar cientificamente a produção e regular o mercado do consumo do sal, em 1957
mudou o nome para Instituo Brasileiro do Sal, apesar disso pouca coisa foi
feita para melhorar as condições da atividade salineira no Rio Grande do Norte.
Do sal é extraído
a barrilha e soda cáustica que são matérias primas importantes na indústria de
transformação onde cerca de 30 % da produção nacional era destinada a indústria.
Havia atividade salineira no Maranhão, Piaui, Ceará, Paraiba, Pernambuco,
Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, porém a maior se concentrava no Rio
Grande do Norte.
As imagens a
baixo se referem a mecanização da salina Unidos em Macau que com isso esperava
aumentar em 40 % sua capacidade de produção. Era o início da modernização da indústria
salineira no Rio Grande do Norte, 300 anos após a descoberta das salinas do
litoral potiguar pelos colonizadores portugueses.
A ampliação
não acabou com o problema dos embarque do sal nos navios que continuou moroso e
dispendioso, mas a modernização da atividade salineira com máquinas e esteiras
rolantes facilitando a atividade da produção do sal que antes era empilhados e transportados por homens, a
modernização visava ainda aumentar a produção, a instalação de indústrias
paralelas que se utilizariam do sal e das águas residuais como matérias primas
e superar o subconsumo do sal no Brasil, dessa forma o sal tão abundante fornecido
pela generosidade da natureza poderia fornecer melhorias nas condições econômicas
no nordeste sobretudo no Rio Grande do Norte onde a atividade salineira mais se
destacava.
Acrescente-se
a ainda como fator de modernização da indústria salineira a inauguração do
ramal Lajes-Macau da Estrada de Ferro Sampaio Correia, cuja inauguração ocorreu
em 1962 e que a partir da abertura desse ramal os trens passaram a trazer o sal
produzido em Macau para ser escoado pelo porto de Natal.
Fonte das imagens e texto: Revista
Mundo Ilustrado, 1962, p. 54.Texto adaptado, sendo o último parágrafo acréscimo nosso.
A modernização na atividade salineira em Macau deu-se pelo uso das máquinas retroescavadeiras que ajuntavam o sal que antes era realizado por homens de forma artesanal e em esforço braçal empilhando o sal.
Outra representação da modernização da industria do sal em Macau foi uso de esteiras rolantes para transportar o sal.
Representação do antigo e do novo na industria salineira de Macau onde se vê o moinho e as esteiras rolantes ambos represtadando o passado e o moderno
A inauguração do ramal Lajes-Macau da Estrada de Ferro Sampaio Correia também representou o inicio da modernização na atividade salineira de Macau pois a partir de então o sal seria transportado em trens para o porto de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário