quinta-feira, 28 de setembro de 2017

A modernização da indústria salineira de Macau

             A indústria do sal é uma das atividades mais antigas do Brasil e remonta aos tempos coloniais e ainda na década de 1960 do século XX utilizava métodos rudimentares de produção, comercialização e transporte o que dificultava a comercialização e destinação final do sal.
            Desde o Brasil colonial a atividade salineira passou por grandes dificuldades, pois, visando proteger suas salinas, Portugal proibiu a partir de 1665 a atividade salineira no território brasileiro. A carta régia de 1690 proibiu o Brasil de ‘até que a natureza produzisse’, já a Carta Régia de 07/09/1808 assinada por dom João VI aboliu as proibições que impedia o desenvolvimento da indústria salineira no Brasil.Houve então um impulso nas salinas, mas os métodos primitivos de produção e o elevado custo  da cabotagem tornavam o sal brasileiro muito caro impedindo-o de competir com o sal importado.
            Na metade do século XIX começam os problemas relacionados a indústria do sal causados pela ineficiência da produção e elevado custo do transporte, apesar de que o sal existente no Rio Grande do Norte ser suficiente para abastecer toda a China como afirmou o geólogo Roderick Grandal.
            Para se ter uma ideia a tonelada de sal que custava seis mil réis no Rio Grande do Norte chegava ao Piaui ao custo de um conto de réis.Não havia porto em Macau e nas demais regiões produtoras de sal no Rio Grande do Norte para escoar a produção, o sal era transportado em barcaças para o navios.
            Em 1940 foi criado o Instituto Nacional do Sal para coordenar as ações da indústria do sal, orientar cientificamente a produção e regular o mercado do consumo do sal, em 1957 mudou o nome para Instituo Brasileiro do Sal, apesar disso pouca coisa foi feita para melhorar as condições da atividade salineira no Rio Grande do Norte.
            Do sal é extraído a barrilha e soda cáustica que são matérias primas importantes na indústria de transformação onde cerca de 30 % da produção nacional era destinada a indústria. Havia atividade salineira no Maranhão, Piaui, Ceará, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, porém a maior se concentrava no Rio Grande do Norte.
            As imagens a baixo se referem a mecanização da salina Unidos em Macau que com isso esperava aumentar em 40 % sua capacidade de produção. Era o início da modernização da indústria salineira no Rio Grande do Norte, 300 anos após a descoberta das salinas do litoral potiguar pelos colonizadores portugueses.
            A ampliação não acabou com o problema dos embarque do sal nos navios que continuou moroso e dispendioso, mas a modernização da atividade salineira com máquinas e esteiras rolantes facilitando a atividade da produção do sal que antes  era empilhados e transportados por homens, a modernização visava ainda aumentar a produção, a instalação de indústrias paralelas que se utilizariam do sal e das águas residuais como matérias primas e superar o subconsumo do sal no Brasil, dessa forma o sal tão abundante fornecido pela generosidade da natureza poderia fornecer melhorias nas condições econômicas no nordeste sobretudo no Rio Grande do Norte onde a atividade salineira mais se destacava.
            Acrescente-se a ainda como fator de modernização da indústria salineira a inauguração do ramal Lajes-Macau da Estrada de Ferro Sampaio Correia, cuja inauguração ocorreu em 1962 e que a partir da abertura desse ramal os trens passaram a trazer o sal produzido em Macau para ser escoado pelo porto de Natal.


Fonte das imagens e texto: Revista Mundo Ilustrado, 1962, p. 54.Texto adaptado, sendo o último parágrafo acréscimo nosso.





A modernização na atividade salineira em Macau deu-se pelo uso das máquinas retroescavadeiras que ajuntavam o sal que antes era realizado por homens de forma artesanal e em esforço braçal empilhando o sal.




Outra representação da modernização da industria do sal em Macau foi uso de esteiras rolantes para transportar o sal.


Representação do antigo e do novo na industria salineira de Macau onde se vê o moinho e as esteiras rolantes ambos represtadando o passado e o moderno 


A inauguração do ramal Lajes-Macau da Estrada de Ferro Sampaio Correia também representou o inicio da modernização na atividade salineira de Macau pois a partir de então o sal seria transportado em trens para o porto de Natal.

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