domingo, 8 de abril de 2018

A PROFESSORA ALZIRA MATIAS DE MELO


A Professora Alzira Matias de Melo (1915-2003) era naturalidade de Taipu-RN tendo se transferido para o então município de Baixa Verde, atual João Cãmara, ali dedicou-se ao magistério. Era conhecida como d. NENÉM
Casou-se com  Luiz Inácio de Melo (in memoriam) com quem teve os seguintes filhos: Ivone, Francisca Doralice e Manoel. 
Chegou à Baixa-Verde em 1937, contratada pelo então interventor federal Mário Câmara, para lecionar no povoado de Queimadas. 
Em 1938, foi transferida para a cidade de Baixa-Verde, sendo lotada na Escola Rudimentar Senador João Câmara, localizada à rua João Pessoa. Efetivada como professora primária em junho de 1954. Em 1965, foi enquadrada como regente de sala de aula. Ensinou em várias escolas: Grupo Escolar Cap. José Penha, Colégio Antônio Gomes, Colégio Cenecista João XXIII e Escola Francisco Leite, onde foi diretora. 
Paralelamente, ensinava particular em sua Escola São Luiz, na rua João Pessoa, onde ficou famosa: adotava o sistema de ARGUMENTO, sabatinando os seus alunos, de maneira que quem não respondesse corretamente à sua pergunta, era punido com um "bolo" da palmatória (instrumento de madeira, com a cabeça arredondada). Aposentou-se aos 55 anos, em 1970. 
Foi homenageada na administração do prefeito Ariosvaldo Targino, em 1998, e a escola localizada à Rua Prof Fátima Rafael (7 de Setembro), recebeu o seu nome: Escola Municipal Alzira Matias de Melo. Faleceu aos 78 anos, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos. Antes de falecer, pediu aos seus familiares para ser sepultada na sua querida cidade de João Câmara.
O texto acima foi publicado no grupo de whatsapp  "Uma volta ao passado BVJC" em 08/04/2018 por Assis Ataliba a quem agrademos pela publicação no referido grupo e o resgate histórico dessa personalidade camarense com origem em Taipu.Agradecimentos também a Dona Neném e Ivone, filhas da professora Alzira Matias de Melo pelo fornecimento dos traços biográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário