quinta-feira, 24 de julho de 2025

SOBRE A ESTAÇÃO DO BALDUM

 

         A estação do Baldum foi construída no km 53 da Estrada de Ferro de Natal a Nova, tendo sido inaugurada em 31/10/1881, na segunda seção de construção da referida ferrovia.

         Em 1882 o bispo de Olinda, José Pereira da Silva Barros, esteve em visita ao Rio Grande do Norte passando freguesia de Arez para onde se dirigiu em no trem da Estraada de Ferro de Natal a Nova Cruz.

         Na sua comitiva estava o médica Luiz Carlos Lins Wanderley o qual fez o registro de toda a visita pastoral e compilou posteriormente em livro.

         Segundo ele:” o Baldum fica á 12 quilômetros da estação de S. José, e é o lugar de parada do trem. Não é uma vila, nem uma aldeia, nem uma pousada sequer. É um ponto convencionado entre a companhia inglesa e os Srs.-Hermino Pegado e João Pegado, que, tendo os seus engenhos de açúcar ali perto, este ao poente e aquele ao nascente da via férrea, para ali mandam os seus produtos para serem transportados ao Natal. (Wanderley, 1882, p.126).

Ao finalizar a visita a paróquia de Arez o bispo retornou a estação do Baldum par aeseprar o trem e retornar para Natal.

“O trem ainda lá não estava, e S. Exc, abrigado á uma sombra, conversava alegremente com os seus companheiros. Quinze minutos depois chega o trem. Não havia tempo a perder. Feita uma despedida geral, S. Exc. mete-se em o seu carro com os seus padres.O trem partiu”. (Op.Cit., p.130).

Presentemente as ruínas da antiga estação do Baldum podem ser vistas a margem da estrada de rodagem que se dirige ao municipio de Arez.Alguns trechos ainda estão com os trilhos.


Ruínas da estação do Baldum


Fonte:

Visita Episcopal do exm. E Revm Sr. D. José Pereira da Silva Barros a algumas paróquias do Rio Grande do Norte por Luiz Carlos Lins Wanderley. Natal: Tipografia do Correio do Natal, 1882.

Pesquisa: João Santos, 24/07/2025.


Nenhum comentário:

Postar um comentário