sábado, 28 de outubro de 2017

ESTUDOS PARA O PROLONGAMENTO DA EFCRN ATÉ BATURITÉ-CE

          O decreto Nº 6.700, DE 24 de Outubro de 1907 abriu ao Ministério da Industria, Viação e Obras Publicas o credito de 100:000$ para proceder com as despesas de reconhecimento e estudos do prolongamento da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte até entroncar com o prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité no Ceará.
            O decreto foi assinado pelo então Presidente da Republica Afonso Pena em  24 de outubro de 1907.
            Como se sabe o prolongamento da EFCRN até Baturité no Ceará ficou apenas no campo das boas intenções e ideias, se que a ferrovia atingiu a Caicó como era a intenção do projeto original.





Fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-6700-24-outubro-1907-521460-publicacaooriginal-1-pe.html

CASA DO AGENTE DA ESTAÇÃO DE EXTREMOZ

           O Decreto nº 5.527, de 15 de Abril de 1940 aprovava o  projeto e o orçamento para a construção de um prédio para moradia do agente da estação de Extremoz, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
            O Presidente da República, Getúlio Vargas assinou o decreto à vista das informações da Inspetoria Federal das Estradas, em ofício n. 117/S, de 3 de fevereiro de 1940, pelo qual ficavam aprovados o projeto e o orçamento assinados pelo diretor de Contabilidade da Secretaria de Estado da Viação e Obras Públicas, para a construção de um prédio para moradia do agente da estação de Extremoz, na Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.

            O decreto foi publicado no Diário Oficial em 15 de abril de 1940.


Casa do agente da estação em Extremoz da EFCRN




Fonte: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-5527-15-abril-1940-344266-publicacaooriginal-1-pe.html

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PAPARY (NÍSIA FLORESTA) A ÉPOCA DA CHEGADA DA FERROVIA

               A estação de Papary foi inaugurada em 1882 e assim estava caracterizado o município nesse período.
          A vila gozava desse predicativo desde 1853, pertencia a comarca de São José de Mipibu, compreendia a freguesia de Nossa Senhora do Ó. Havia 1 juiz de direito, 1 juiz municipal, 1 promotor, 1 contador, 2 distribuidores, 1 oficial de justiça e 1 tabelião.A população estava estimada em 7.217 habitantes.
              Não foram remetidas informações sobre outros aspectos.






Fonte: Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, 1885, p. 18.

NOVA CRUZ A ÉPOCA DA CHEGADA DA FERROVIA




         A estação de Nova Cruz foi inaugurada em 1883 e assim estava caracterizado o município nesse período.
        A cultura principal era o algodão e a pastoril especialmente de gado vacum, exportava também queijos e outros produtos para a cidade de Mamanguape na Paraíba. Estava incluída na comarca de Trairy. A freguesia é a de Nossa Senhora da Conceição de Nova Cruz. Havia 1, juiz de direito,1 juiz municipal bacharel, 1 promotor público, 1 coletoria, 1 agencia dos correios.A população era estimada em 7.223 habitantes.


             
Estação de Nova Cruz, enciclopédia dos municípios, 1957.

Fonte: Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, 1885, p. 778.

CANGUARETAMA A ÉPOCA DA CHEGADA DE FERROVIA

          A estação de Canguaretama foi inaugurada em 1882, em 1885 assim estava caracterizada Canguaretama:
            Distante 80 km da capital, a sede havia sido transferida para Uruá em 1858.As ruas eram largas, as casas sofríveis, no entanto havia entre elas alguns sobrados.  A igreja matriz era considerada uma das maiores da província. Co cemitério foi edificado ao norte da vila numa planície elevada. O terreno era quase todo plano. Tinha um porto para barcaças.
            Era sede de comarca, tinha aproximadamente 12 mil habitantes, 3 escolas de ambos os sexos, freguesia de Nossa Senhora da Penha, 1 agencia do correio, uma delegacia com 4 policias sendo um delegado, 1 tabelião, 1 coletoria, 3 professores,1 padre, 1 sacristão, 12 fazendeiros/criadores, 23 lavradores, 16 negociantes, haviam 25 engenhos de fabricar açúcar e aguardente, sendo 6 movidos a vapor, 4 a água e o demais por animais.
            A economia do município se baseava na produção de açúcar, milho, farinha e algodão.

Na Penha
                        Na Penha onde se localizava a estação haviam 3 alfaiates, 3 negociantes exportadores, 2 ferreiros e serralheiros, 5 pedreiros, 20 proprietários capitalistas, 1 sapataeiro.
            O chefe da estação era Nicolau Carlos Dumary.

Estação de Canguaretama, 2015. Google Earth.


 Fonte: Almanaque Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, 1885, p.766-768