segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Da série de imagens dos municípios do RN nos anos 1950

Da série de imagens dos municípios do RN retirada da Enciclopédia do Municípios, IBGE.











SERIE O RN NOS ANOS 1950

          Esta é uma série de imagens dos municípios do RN retirada da Enciclopédia do Municípios, IBGE, publicada em 1958.











Sobre a igreja de Extremoz


         Em 1775 foi concluída a construção da igreja de São Miguel do Guajiru ( Cascudo, 1955, p.240) grande igreja de estilo barroco, ampla e severa e que no dizer do Camara Cascudo era “ a mais linda da Capitania”  com 16 metros de altura, cimalha do frontão e 30 metros de comprimento.Segundo informa Câmara cascudo a igreja veio desmontada de Lisboa com as pedras numeradas para serem recolocadas no lugar em que foi erguida (op. Cit).No conjunto da igreja havia ainda a residência dos padres jesuítas, uma praça com um Hospício ao centro, hospedaria para os viajantes e pobres.
          A igreja foi transformada em Cadeia após a expulsão dos jesuítas e Guajiru passou a chamar-se Vila de Extremoz ( Op. Cit).A igreja foi totalmente destruída e apenas algumas ruínas de suas paredes sobraram para atestar a presença da “ mais linda igreja da Capitania”.Leia-se: foi a mais bela igreja do Rio Grande do Norte.





Fonte: Luis da Camara Cascudo In: Historia do Rio Grande do Norte, 1955.

Sobre os jesuítas



        Em 1749 havia cinco aldeias indígenas no Rio Grande do Norte sob a direção dos sacerdotes ( Cascudo, 1955, p.239).Os jesuítas estavam a frente das aldeias de São Miguel de  Guajiru ( Extremoz) e São João Batista  de Goarairas ( Arês), daí podemos inferir que os índios aldeados na região de Taipu tenham sido catequizados pelos padres da Companhia de Jesus ( jesuítas).
        Nas estatísticas jesuítas haviam  1.429 almas dos quais 319 casais,765 moças e rapazes, 7 pobres de ambos os sexos, 15 escravos,  357 membros da Companhia na missão de São Miguel do Guajiru.

        É bem provável que os indios aldeados na região de aipu tenha sido catequizados pelos jesuitas que moravam no convento de Extremoz já que fazia parte da jurisdição eclesiástica da missão.

Sobre a estrada de ferro Mossoró-RN – Souza-PB


          A historia da estrada de ferro Mossoró Souza-PB começa em 1875 quando o empresário João Ulrich Graf formou um companhia para construir e explorar uma estrada de ferro que partisse de Areia Branca atingisse o rio São Francisco ( Petrolina-PE) em concessão outorgada  pela província do Rio Grande do Norte e ampliada pelo decreto imperial  nº 6. 139 de março de 1876 ( IBGE, 1954, p. 112).Em 1895, já na Republica, a ferrovia foi incluída no plano geral de viação nacional que se discutia na Camara dos Deputados

           Esta ferrovia surgiu como meio de fazer o escoamento da produção agrícola concentrada em Mossoró que há tempos já era considerada um grande empório controlado e distribuidor na região oeste do RN. A ferrovia aparece par superar a dificuldade de alcançar o porto de areia Branca por onde Mossoró se punha em contato com o comércio exterior cujo o acesso era difícil e penoso.
O Governo do RN deu uma concessão a Companhia  E. F. Mossoró, empresa particular, que tratou de construir uma estrada de ferro entre Porto Franco ( Areia Branca) e Mossoró.Esta mesma empresa tornar-se-ia arrendataria  do prolongamento da ferovia entre Mossoró e Monbaça de propriedade do Governo federal.
          O decreto  9.506 de 24 de julho de 1946 estabeleceu o regime de intervenção federal na ferrovia  (IBGE, 1954, p.112), que alem de outras providencias visava o término da construção e “promover  um melhor  e mais eficiente serviço de trafego  na linha” ( Op. Cit).As instruções  dessa intervenção forma baixadas pelo ministério do trabalho por meio da portaria  Nº 119 de 17/07/1946.
  
Características da E.F Mossoró-Souza
       A extensão da ferrovia é de 279, 310 km.Tem a bitola de 1 metro, de tração a vapor e posteriormente a diesel, atendia aos municípios de Areia Branca ( Porto Franco) Mossoró,  Governador Dix Sept Rosado ( ex São Sebastiao), Carnaúbas,Jordão,  Patu,Almino Afonso, Mombaça,Demetrio Lemos, Alexandria e Souza-PB.

Sobre a ferrovia
        O engenheiro Jose  Luis Batista usou as seguintes palavras ara justificar a construção da estrada de ferro Mossoró –Souza-PB: “A construção dessa excelente via férrea tem elevada significação econômica não só para o Rio Grande do Norte, como para  um alentado  setor no Nordeste” (IBGE, 1954, p.112).Isso devido a favorável situação geográfica do porto de Areia Branca para o escoamento da produção formado pela área de gravitação do rio Apodi e do alto curós do rio Piranhas-Açu e a pequena distancia dos centros agrícolas existente no setor.