A historia da estrada de ferro Mossoró Souza-PB começa em
1875 quando o empresário João Ulrich Graf formou um companhia para construir e
explorar uma estrada de ferro que partisse de Areia Branca atingisse o rio São
Francisco ( Petrolina-PE) em concessão outorgada pela província do Rio Grande do Norte e
ampliada pelo decreto imperial nº 6. 139
de março de 1876 ( IBGE, 1954, p. 112).Em 1895, já na Republica, a ferrovia foi
incluída no plano geral de viação nacional que se discutia na Camara dos
Deputados
Esta ferrovia surgiu como meio de fazer o escoamento da
produção agrícola concentrada em Mossoró que há tempos já era considerada um
grande empório controlado e distribuidor na região oeste do RN. A ferrovia
aparece par superar a dificuldade de alcançar o porto de areia Branca por onde
Mossoró se punha em contato com o comércio exterior cujo o acesso era difícil e
penoso.
O Governo do RN deu uma concessão a Companhia E. F. Mossoró, empresa particular, que tratou
de construir uma estrada de ferro entre Porto Franco ( Areia Branca) e
Mossoró.Esta mesma empresa tornar-se-ia arrendataria do prolongamento da ferovia entre Mossoró e
Monbaça de propriedade do Governo federal.
O decreto 9.506 de 24
de julho de 1946 estabeleceu o regime de intervenção federal na ferrovia (IBGE, 1954, p.112), que alem de outras
providencias visava o término da construção e “promover um melhor
e mais eficiente serviço de trafego
na linha” ( Op. Cit).As instruções
dessa intervenção forma baixadas pelo ministério do trabalho por meio da
portaria Nº 119 de 17/07/1946.
Características da E.F Mossoró-Souza
A extensão da
ferrovia é de 279, 310 km.Tem a bitola de 1 metro, de tração a vapor e
posteriormente a diesel, atendia aos municípios de Areia Branca ( Porto Franco)
Mossoró, Governador Dix Sept Rosado ( ex
São Sebastiao), Carnaúbas,Jordão,
Patu,Almino Afonso, Mombaça,Demetrio Lemos, Alexandria e Souza-PB.
Sobre a ferrovia
O engenheiro Jose
Luis Batista usou as seguintes palavras ara justificar a construção da
estrada de ferro Mossoró –Souza-PB: “A construção dessa excelente via férrea
tem elevada significação econômica não só para o Rio Grande do Norte, como
para um alentado setor no Nordeste” (IBGE, 1954, p.112).Isso
devido a favorável situação geográfica do porto de Areia Branca para o
escoamento da produção formado pela área de gravitação do rio Apodi e do alto
curós do rio Piranhas-Açu e a pequena distancia dos centros agrícolas existente
no setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário