segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sobre a estrada de ferro Mossoró-RN – Souza-PB


          A historia da estrada de ferro Mossoró Souza-PB começa em 1875 quando o empresário João Ulrich Graf formou um companhia para construir e explorar uma estrada de ferro que partisse de Areia Branca atingisse o rio São Francisco ( Petrolina-PE) em concessão outorgada  pela província do Rio Grande do Norte e ampliada pelo decreto imperial  nº 6. 139 de março de 1876 ( IBGE, 1954, p. 112).Em 1895, já na Republica, a ferrovia foi incluída no plano geral de viação nacional que se discutia na Camara dos Deputados

           Esta ferrovia surgiu como meio de fazer o escoamento da produção agrícola concentrada em Mossoró que há tempos já era considerada um grande empório controlado e distribuidor na região oeste do RN. A ferrovia aparece par superar a dificuldade de alcançar o porto de areia Branca por onde Mossoró se punha em contato com o comércio exterior cujo o acesso era difícil e penoso.
O Governo do RN deu uma concessão a Companhia  E. F. Mossoró, empresa particular, que tratou de construir uma estrada de ferro entre Porto Franco ( Areia Branca) e Mossoró.Esta mesma empresa tornar-se-ia arrendataria  do prolongamento da ferovia entre Mossoró e Monbaça de propriedade do Governo federal.
          O decreto  9.506 de 24 de julho de 1946 estabeleceu o regime de intervenção federal na ferrovia  (IBGE, 1954, p.112), que alem de outras providencias visava o término da construção e “promover  um melhor  e mais eficiente serviço de trafego  na linha” ( Op. Cit).As instruções  dessa intervenção forma baixadas pelo ministério do trabalho por meio da portaria  Nº 119 de 17/07/1946.
  
Características da E.F Mossoró-Souza
       A extensão da ferrovia é de 279, 310 km.Tem a bitola de 1 metro, de tração a vapor e posteriormente a diesel, atendia aos municípios de Areia Branca ( Porto Franco) Mossoró,  Governador Dix Sept Rosado ( ex São Sebastiao), Carnaúbas,Jordão,  Patu,Almino Afonso, Mombaça,Demetrio Lemos, Alexandria e Souza-PB.

Sobre a ferrovia
        O engenheiro Jose  Luis Batista usou as seguintes palavras ara justificar a construção da estrada de ferro Mossoró –Souza-PB: “A construção dessa excelente via férrea tem elevada significação econômica não só para o Rio Grande do Norte, como para  um alentado  setor no Nordeste” (IBGE, 1954, p.112).Isso devido a favorável situação geográfica do porto de Areia Branca para o escoamento da produção formado pela área de gravitação do rio Apodi e do alto curós do rio Piranhas-Açu e a pequena distancia dos centros agrícolas existente no setor.



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