domingo, 14 de julho de 2019

A ESTRADA DE FERRO SAMPAIO CORREIA EM 1950



         Em 1950 a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte-EFCRGN passou a denominar-se Estrada de Ferro Sampaio Correia-EFSC.Esta ferrovia surgiu pela lei nº 1145 de 31 de dezembro de 1903 que partindo do ponto mais conveniente do litoral atingisse a região assolada pela seca.
         Em 23/02/1904 uma comissão do Governo Federal sob a chefia do engenheiro José Matoso Sampaio Correia, conhecido pelos dois últimos sobrenomes, iniciou os estudos das causas e efeitos das secas no Rio Grande do Norte.
         Esta comissão realizou o estudo e projetou uma ferrovia que partindo de Natal, se dirigia ao alto sertão do Estado, até Caicó, passando por Ceará-Mirim, Lajes, Angicos, São Rafael e São Miguel de Jucurutu.
         O decreto 5703 de 04 de outubro criou a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.Em 15/11/1907 foi inaugurada a primeira estação no km 57, a estação de Taipu.Esta ferrovia continuava a ser regida por uma portaria ministerial de 03/07/1920 sendo subordinada ao Depártamento Nacional de Estradas de Ferro-DNEF e sua administração compreendia 4 divisões, cujo desdobrametos de serviços eram o seguinte:
1ª divisão: administração, diretoria, secretaria, seção do pessoal, seção do material, tesouraria, arquivo e biblioteca.
2ª divisão: tráfego, escritório central, inspetoria do movimento, inspetoria de telegrafo e iluminação e estações.
3ª divisão: locomoção, escritório central, inspetoria de tração, oficinas de locomotivas, oficinas de carros e vagões, depósitos de tração e conservação de veículos.
4ª divisão: linha e edifícios, escritório central, conservação de via permanente, conservação de obras de artes.
        





         Segundo o engenheiro Helio Lobo, industrialmente era uma ferrovia deficitária, sua despesa ultrapassava a receita, como as demais ferrovias administradas pela Uniao.
         Acreditava o referido engenheiro ser isto, dentre outros fatores, a falta de liberdade administrativa dos seus dirigentes.
         Ainda de acordo com Helio Lobo o pessoal era deficitário, ora em quantidade, ora em qualidade, promoções obrigatórias quando apenas respeitado o necessário interstício da anterior, salários demasiadamente excessivos para uns e baixo para outros,não havendo possibilidade para um reajustamento porquanto os seus quadros eram rígidos acarretando falta de estimulo.
         As linhas da EFSC serviam apenas ao Rio Grande do norte e mantinham um serviço de tráfego mutuo com a Great Western of Brazil Railway Co Ltd com intercambio de vagões  na estação de Nova Cruz a 2 km dos limites com o estado da Paraiba.
Ela possuía três linhas: a linha sul: Natal-Nova Cruz, na extensão de 121 km, a linha oeste: Natal-Oscar Nelson, na extensão de 219 km e a linha norte: Itaretama (Lajes)-Pedro Avelino, na extensão de 149 km, partindo da estação de Itaretama.
O total de suas linha em tráfego naquele ano de 1950 eram portanto 389 km, incluindo 21 km de linhas acessórias de serviço.Em 1950 os trilhos da EFSC estavam sendo prolongados na direção oeste para São Rafael, demando Caicó e na direção norte para Afonso Bezerra, demandando o porto de Macau.
Na linha oeste em junho de 1949 foi entregue ao tráfego o trecho de 25 km de Angicos a Oscar Nelson, restando 21 km para São Rafael; este percurso já apresentava pronto todo o serviço de terraplanagem em cortes e aterros, bem como a maioria das obras de artes , nas quais estavam faltando as vigas de pontes e pontilhões.
Na linha norte, esperava-se entregar o trafego em 30/11/1950, o trecho de 15 km entre Pedro Avelino e Afonso Bezerra, tendo aquela época concretada as vigas das principais pontes, já estando toda a linha assentada e quase concluído o edifício da estação de Afonso Bezerra.
Na linha sul estava sedo realizadas variações para a melhoria da circulação dos trens, esperava-se entregar ao tráfego em dezembro daquele ano a variante do Barro Branco entre Estivas e Baldum, na extensão de 3 km com enormes serviços de corte e aterro.Este era o ponto critico da linha, onde se contavam 12 curvas reversas de 110 metros de raio em rampas de elevadas taxas, inclusive a de 3,755 %.
Entre Natal e Nova Cruz contava-se 2.980 fraturas de trilhos, havendo trilhos partidos em 3,4 e 5 pedaços, trilhos tipo 25 que chegavam a apresentar 17,4 kg/m dado o uso em mais de 50 anos.
Naquele ano estavam sendo socorridas as curvas mais importantes, com o emprego de trilhos novos, para atender a segurança do tráfego.Esta última durante a II Guerra sofreu muito com o seu tráfego acrescido em 5 vezes o tempo normal, não fora ela, disse o engenheiro Helio Lobo, Natal dificilmente teria sido o “Trampolim da Vitória” porquanto não havia caminhão, não havia movimento marítimo, tendo Natal sido mantida unicamente pelo abastecimento ferroviário procedente do Recife via Nova Cruz.
Houve ainda o transporte em trens especiais de tropas americanas e nacional, trens especiais de tanques de guerra, viaturas, canhões, bombas, espoletas, aviões encaixotados, etc e toda a alimentação para a cidade.
Trens especiais de gasolina, consecutivos, contribuíram para a cifra média de 350 aviões diários que partiam de Natal para cruzar o Atlântico.
         A linha Natal Nova Cruz numa extensão de 121 km apresentava o comprimento virtual de 522 km, apresentando o coeficiente de 4,32, ela estava lançada sobre terrenos ondulados.
A linha Natal –Oscar Nelson, tinha as melhores condições técnicas, na extensão de 219 km apresentava o comprimento virtual de 498 km, dando o coeficiente de 2,25.
O ramal Itaretama-Pedro Avelino com extensão de 28 km e o comprimento virtual de 58 km, dava o coeficiente de 2,19.
A EFSC percorria duas regiões distintas entre si.
A linha oeste chamada de sertão, atravessava regiões assoladas pela seca,sobre terrenos pedregosos, difícil a agricultura, medrando todas as variedades de cactus e onde apenas era plantado o algodão.Servia a ferrovia a uma extensa região que se diferenciava em zonas fisiograficas, parte úmida no extenso vale do rio Ceará-Mirim ao característico sertão nordestino.
As populações aproveitavam as vazantes dos açudes, margens e leitos dos rios, para o plantio e cultivo de feijão, milho, batata e mandioca.
Os leitos dos rios, por sua vez estavam quase sempre secos, onde eram abertas cacimbas de onde se extraiam a água para todos os fins.
A EFSC transportava água para consumo em suas locomotivas e abastecia também várias localidades.
A linha sul, denominada ‘linha do agreste” atravessava uma região onde predominavam os terrenos arenosos, linha do litoral, porém,sempre mais úmida apresentando grande número de lagoas, alagadiços e rios que perduravam por mais tempo, apenas secando quando nas grandes estiagens.
Nesta região a agricultura era menos difícil, havia o cultivo da cana de açúcar, todos os cereais, arvores frutíferas e o gado alimentava-se sozinho.
A EFSC transportava água diariamente para Nova Cruz, atendendo o abastecimento de suas locomotivas e fornecendo o liquido precioso àquela cidade.
Em relação ao material rodante e de tração a EFSC estava necessitando de grande auxilio.Naquele ano de 1950 tinha 11 locomotivas em tráfego, 4 em reparos e 8 aguardando reparação e reconstrução.
As locomotivas tinha entre 36 e 67 anos de serviço ativo e seu número era dificiente para o volume de transporte que precisava atender, há muito vinha exigindo a aquisição de novas unidades de tração.
Segundo Hélio Lobo era pensamento do DNEF suprir a EFSC com 6 locomotivas diesel-elétrica o que era segundo o mesmo engenheiro uma decisão acertada dada a dificuldade de água e certa escassez de lenha, porém tal providencia esperava os recursos necessários que ainda não havia aparecidos.
O material rodante da EFSC compreendia 26 carros e 174 vagões.Existia 9 carros de passageiros de 1ª classe e 8 carros de 2ª classe, quantidade que era insuficiente pois diariamente eram feitas 4 viagens com trens de passageiros, cada um composto de 2 carros de 1ª classe e 2 carros de 2ª classe e 1 de correio-bagagem.Segundo Hélio Lobo, lutava-se com dificuldades para atender as repartições públicas sem prejuízo dos trens.
A EFSC estava providenciando com a empresa Material Ferroviário S.A-Mafersa, o necessário para a construção de 6 carros metálicos, sendo 2 de 1ª classe, 2 de 2ª e 1 correio onde a referida empresa cuidaria da instalação de freios a vácuo nas  composições dos trens de passageiros.
No tocante ao tráfego da EFSC a ferrovia transportou 350,765 passageiros, 12.637 animais, 992,985 toneladas de encomendas, 42.257,594 toneladas de mercadorias em tráfego próprio e 24.710,197 toneladas de mercadorias em tráfego mutuo com a GWBR.
As principais mercadorias transportadas pela EFSC eram: algodão, farinha de mandioca, açúcar, torta de farelo de algodão, caroço de algodão, milho, tijolos, feijão, madeiras, cal, sal, óleo de caroço de algodão, etc, todas em exportação caracterizava esta o principal movimento da EFSC.
Para a manutenção dos seus serviços a EFSc possuía o seguinte quadro de pessoal: 44 funcionários titulados, 187 extranumerários mensalistas e 598 extranumerários diaristas, dando um total de 829 servidores sem contar com o pessoal que trabalhava nos serviços de novas obras.
Quanto ao pessoal técnico a EFSC estava inteiramente desprovida, pois nos seus serviços, naquele ano de 1950 não existiam engenheiros, nem topógrafos, nem auxiliares técnicos.
Na EFSC o seu único engenheiro era o próprio Diretor, que era responsável pela ferrovia, nela tudo tinha que examinar e providenciar, não obstante existirem vagas no quadro permanente cujo preenchimento não era autorizado.
Deste modo, o seu Diretor inspecionava, fiscalizava  e respondia diretamente pelos principais serviços da EFSC.O que era exaustivo e contraproducente, disse Hélio Lobo.
Em relação a questão social, os servidores da EFSC eram atendidos com o máximo interesse da administração.No ambulatório da EFSC os ferroviários e suas famílias tinham acesso a exames médicos, dentários e recebido medicamentos, tratamento odontológico e pequenas intervenções cirúrgicas tais como amputações de dedos, extrações de amígdalas, adenoides, etc.Quando se tornava necessário eram hospitalizados sob as expensas da EFSC.
Em junho de 1949 foi iniciado o Serviço de Assistencia Social, orientado pela Escola de Serviço Social de Natal, tendo sido procedido inquérito dentre todos os operários sob seus modos de vida, sua família, suas necessidades, condições de higiene e de alimentação e o operário exteriorizava se estava satisfeito ou não na função e seção em que trabalhava, bem como se preocupações de ordem particular ou familiar lhe dificultavam o cumprimento de suas obrigações.
A assistente social visitava as residências dos operários e instruía suas famílias em conselhos e orientações por vezes anotava deficiências encontradas na habitação e junto a administração  da EFSC era atendida a necessidade para um melhor conforto e higiene.
Numa das dependências da EFSC era mantida uma Escola Primária para os filhos dos ferroviários.
Junto as oficinas de locomotivas foi organizado um clube de esporte e entretenimento, em local apropriado para o congraçamento dos operários na horas de folgas e a noite. (diário de natal,16/11/1950,p.2-3).

TAIPU SE FEZ PRESENTE NAS HOMENAGENS AO VICE-PRESIDENTE CAFÉ FILHO EM NATAL



Em 03/10/1950 o então deputado federal pelo Rio Grande do Norte João Café Filho foi eleito vice-presidente da República na chapa de Getúlio Vargas.
         Em 17/12/1950 o já eleito vice-presidente Café Filho esteve em Natal onde foi profusamente homenageado.
         Dentre essas homenagens estava a das senhoritas da “melhor sociedade” potiguar que ostentariam faixas com a denominação de cada um dos municípios potiguares em evento ocorrido na Praça Pio X em Natal, onde hoje está a Catedral Metropolitana. Representando o município de Taipu estava Lioni Viana (DIÁRIO DE NATAL, 17/12/1950, p.4).
     No dia seguinte foi a vez de uma representação maior se fazer presente para homenagear o vice-presidente eleito.
A delegação do município de Taipu foi composta pelos seguintes cidadãos: Antonio Alves da Rocha,, José Praxedes, representando Otávio Praxedes, José Gonçalves de Oliveira, Alfredo Miranda, João Bezerra, Sebastião Raimundo, Antonio Vilar da Câmara, João Ferreira, Manuel Avelino dos Santos, Valdomiro Alves da Rocha, Vicência Eugenio de Andrade, Maria de Lourdes Barbosa, Francisca dos Santos, Maria Gonçalves de Oliveira, Manuel Nazareno  Nogueira e Ariosvaldo Bandeira (DIÁRIO DE NATAL, 18/12/1950,p.6).
O vice-presidente Café Filho assumiria a presidência em 1954 após a morte de Getúlio Vargas ao cometer suicídio. Foi o único potiguar a ocupar o cargo de Presidente da República do Brasil.O presidente Café Filho tem sua história ligada a Taipu pois sua primeira causa como advogado ocorreu justamente no município de Taipu.
Presidente João Café Filho


TAIPU NA CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO SE APRENDE A LER

Imagens ilustrativas da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler


Em 22/02/1961, teve início um Movimento Educacional que, mais tarde, seria batizado de Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler. Esta segunda fase é a escola sem paredes, coberta de palha de coqueiro e o piso de barro batido. Era a primeira experiência em grande escala da Escola Ecológica.
Em 02/05/1964 foi criada a Frente Municipal de Educação Popular, entidade que congregaria e coordenaria os esforços de cerca e 40 municípios do Rio Grande do Norte os quais assinaram convenio com a campanha “De pé no Chão Também se Aprende a Ler” da prefeitura de Natal.
         A ideia foi lançada numa reunião realizada na Prefeitura de Natal quando perante  mais de 20 prefeitos do interior foi discutido o  planejamento de ação da campanha “De Pé no Chão” para assistência pedagógica aos municípios do interior do estado.
         Dentre os prefeitos que criaram e aderirem a referida entidade estava o prefeito de Taipu Wellington Varela da Costa. (DIÁRIO DE NATAL, 05/03/1964, p.3).

ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM TAIPU EM 1962



         Em 1962 o município de Taipu contava 11;173 habitantes e 2.219 eleitores, naquele ano as eleições municipais foram disputadas entre os seguintes candidatos: Marino Alves da Rocha (PSD) e Wellington Luis Varela da Costa (PDC) candidatos a prefeitos.
Como as eleições do vice-prefeito eram em separado eis os candidatos ao referido cargo: Ariosvaldo Bandeira da Rocha (PSD) e José Honório (PDC).
A vitória coube a chapa formada pelos candidatos Wellington Luis Varela da Costa (PDC) e Ariosvaldo Bandeira da Rocha (PSD). (Diário de Natal, 06/10/1962,p.4).

O prefeito Welligton Varela da Costa teve seu mandato suspenso pela Câmara de Vereadores de Taipu em 13/05/1964, o motivo da suspensão foi que teria o prefeito incorrido no crime de responsabilidade em virtude de irregularidades nas contas do exercício de 1962.
A comissão Especial designada para opinar sobre o caso opinou pelo recebimento da denuncia tendo em vista a resistência do prefeito no encaminhamento à Câmara de comprovação da despesa e receita do referido ano de 1962.
A suspensão foi aprovada por 9 votos contra 1.Assumiu o vice-prefeito Ariosvaldo Bandeira da Silva.(DIÁRIO DE NATAL, 14/05/1964, p.7).
O prefeito cassado recorreria ao Tribunal de Justiça e por meio de liminares reassumiu o cargo diversas vezes, deixando uma situação embaraçosa na prefeitura de Taipu, uma verdadeira dança das cadeiras entre Wellington Varela da Costa e Ariosvaldo Bandeira.
O Tribunal de Justiça decretou sem efeito a determinação do impedimento pela Câmara  de Vereadores de Taipu ao prefeito Welligton Varela, ainda assim o vereadores não aceitaram a decisão e passaram a criar dificuldades para as atividades normais do prefeito que havia retornado por decisão liminar, uma nova reclamação foi encaminhada pelo prefeito Wellington Varela a Justiça.Segundo o jornal Diário de Natal (02/12/1964,p.4) por causa disse a situação política em Taipu estava movimentada (leia-se: tensa, agitada, complicada, anormal, atípica, etc).
O mandato de Wellington Varela da Costa foi concluído as duras penas em 1967.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

NOTAS PARA A HISTÓRIA DE POÇO BRANCO



Prolegômenos
         o objetivo da postagem é lançar notas a cerca da história de Poço Branco a partir da criação do referido município, antes, porém, necessários e faz uma pequeno resumo histórico.

Histórico
         Vizinho ao riacho do Cravo existia um “Posso” quando em 1709 o Capitão Manoel Rodrigues Coelho requereu a posse de terras na “parage” chamada Taipu Grande.Situado na ribeira do Ceará-Mrim, estes poços e os terrenos úmidos de ipueiras e brejos determinaram o inicio da povoação e fixando grupos humanos,  a criação de escolas, policiamento, a capela do Sagrado Coração de Jesus até a construção da barragem do rio Ceará-Mirim com capacidade de armazenamento de 135 milhões de metros cúbicos de água a qual teve papel preponderante para a emancipação politica e administrativa de Poço Branco.

                                 Antiga capela de Poço Branco

         A vila foi criada em 31/12/1958 por lei municipal da Câmara de Vereadores de Taipu (o distrito de Poço Branco elegia um vereador no município de Taipu).O município em 26/07/1963, desmembrado do município de Taipu.

A  criação  do município de Poço Branco
         Em 1962 foi apresentado um projeto na Assembleia Legislativa criando o município de Poço Branco desmembrado do de Taipu. O projeto foi de autoria do deputado Aloizio Bezerra.
         A iniciativa de criação do município de Poço Branco encontrava empecilhos jurídicos pois o mesmo não reunia as condições mínimas para ser criado.
         O distrito de Poço Branco segundo o Censo de 1960 tinha apenas 1.908 habitantes dos quais 605 na zona urbana (vila) e 1.303 na zona rural, já o total da população de Taipu no mesmo Censo foi de 11.173 habitantes e com o desmembramento de Poço Branco ficaria com população inferior a exigida pela Lei Orgânica dos Municípios, ou seja, prejudicando Taipu em favor da criação de Poço Branco, o projeto nascia assim com vícios, mesmo assim fora aprovado pela Assembleia.

Veto de Aluizio Alves
         O governador Aluizio Alves vetou a criação dos municípios de Poço Branco, Pilões e João Dias, o primeiro desmembrado de Taipu e os dois últimos de Alexandria.
         A alegação de Aluizio Alves era que ele não podia concordar com a pulverização do Estado, transformando vilarejos em cidades, que não reuniam os pressupostos constitucionais, a população e as rendas mínimas. (DIÁRIO DE NATAL, 27/07/1963, p.4).

Segue a discussão em torno da criação de Poço Branco
         A criação do município de Poço Branco promulgada pela Assembleia Legislativa e vetada pelo Governador serviria ainda de assunto político durante alguns dias criando uma ‘queda de braços’ entre o Executivo e o Legislativo.
         A Secretaria da ALRN antes de mandar publicar da lei de criação de Poço Branco, consultou o Gabinete do Governador sobre a situação do processo, recebendo a informação de que o Chefe do Executivo silenciara no prazo constitucional sobre o  caso e posteriormente viera a resolução do veto.
Assim foi que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa  encontrou brecha e decidiu por 4 x 2 que o veto governamental no projeto de lei criando o município de Poço Branco fora despachado fora do prazo constitucional, predominando então a promulgação realizada pelo Poder Legislativo ao criar aquele município.
Livre do veto governamental Poço Branco passou a se constituir uma comuna no Quadro Administrativo do Rio Grande do Norte.
Assim o município de Poço Branco foi criado no dia 26 de julho de 1963, pela Lei nº. 2.899. O ato foi assinado pelo então governador em exercício, Roberto Pereira Varela (ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ceará Mirim).
         A lei 3.054 alterava a redação da lei que criara o município de Poço Branco sendo a alteração relativa a fixação dos limites municipais. (DIÁRIO DE NATAL, 04/01/1964, p.4).
         Criado em 26/07/1963 o município de Poço Branco teve seu primeiro prefeito nomeado no ano seguinte sendo ele Cícero de Freitas de acordo com ato publicado no Diário Oficial nomeado pelo governado Aluizio Alves.
         Tinha o município de Poço Branco ao ser criado 1.450 eleitores.

Festa  do Sagrado Coração de Jesus
         Naquele ano de 1963 a festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Poço Branco seria realizada em beneficio da aquisição dos bancos e um serviço de amplificação de som. A comissão organizadora elaborou um vasto programa do qual constava novenas, leilão, bingos, missa campal e procissão pelas ruas da cidade.

O ‘motel Potiguar’
         Segundo o jornal Diário de Natal “muita gente está sendo convidada para a inauguração do ‘motel Potiguar’ na cidade de Poço Branco, no interior do Estado” (DIÁRIO DE NATAL, 15/09/1964, p.2).O convite foi feito pelo Departamento Nacional de Obras de Saneamento-DNOS.

A primeira eleição
         A primeira eleição municipal ocorreu em 1965 tendo como candidatos Vicente Ferreira da Cruz (PSD) e Vauban  Bezerra de Faria (UDN) cabendo a este a vitória do pleito, sendo portanto, o primeiro prefeito eleito.
                             Primeiro prefeito eleito de Poço Branco

Energia elétrica em 1968
         A chegada da energia elétrica a Poço Branco ocorreu no ano de 1968 tendo sido feita pela COSERN, distribuidora da energia produzida na Usina hidrelétrica de Paulo Afonso-BA.

Revisão censitária
Naquele mesmo ano de 1968 o prefeito Vauban Bezerra e o deputado Grimaldi Ribeiro solicitaram ao IBGE a revisão dos dados demográficos do município de Poço Branco que fora criado após o Censo de 1960.Com a revisão autorizada pelo IBGE o prefeito esperava em aumentar em 50% o fundo de participação daquele município.

Inauguração da barragem
         A barragem Engenheiro José Batista do Rego foi inaugurada pelo ministro do interior Costa Cavalcanti em 19/01/1970. Construída pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento-DNOS com capacidade para armazenar 135 milhões de metros cúbicos de água.
                      Barragem de Poço Branco após a inauguração


   A nova barragem iria também regularizar o curso do rio Ceará-Mirim, evitando as enchentes na época do inverno no vale, que produzia a totalidade do açúcar do Rio Grande do Norte.
      A barragem teve iniciada a construção em 1959 quando o então distrito de Poço Branco fazia parte do município de Taipu, razão pela qual a obra era conhecida como Barragem do Taipu.

Centro comercial
Em 1971 foi assinado um convênio com o governo do estado para a construção de um centro comercial em Poço Branco.

Visita do governador Cortez Pereira
       Em 1972 atendendo a convite do prefeito Ivan Cardoso, o governador Corte Pereira visitou a cidade de Poço Branco onde participou da inauguração de um centro comercial e um açougue publico construídos pela prefeitura.
     Durante a solenidade o governador falou do propósito de sua administração em assegurar ampla colaboração aos municípios, a fim de que acelerassem seus programas de desenvolvimento socioeconômico.Em nome do prefeito, o deputado Bevenuto Pereira agradeceu a presença do governador em Poço Branco.Corte Pereira manteve contato com os lideres comunitários de Poço Branco e compareceu a um churrasco oferecido pelo município, retornando a capital a tarde.

Abastecimento de água
         Em 1974 a Companhia e Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN iniciou os trabalhos para a implantação do sistema de abastecimento da cidade de Poço Branco.

Perfil do município em 1977
      Prefeito: José Francisco de Souza.
      Vice-prefeito: Eráquio Alves de Lima.
      Vereadores: ARENA: João Teixeira do Nascimento, Manoel Targino Sobrinho, Raimundo Nonato da Silva, Emília Dantas da Silva.MDB: Bueno Ayres de Melo, Raimundo Rosa Santiago, Luiz Faustino da Silva.
      Juiz de direito: Dr. José de Vasconcelos Leite.
      Promotor: dr. Antonio Zerôncio.
      Delegado: 1º sargento Francisco Soares de Carvalho.
      Microrregião: Serra Verde.
      Área: 226 km².
      População residente (estimativa/1975): 8.566 habitantes.
O município mantinha ligação viária com seguinte municípios através das seguintes estradas: Pureza RN-051, BR-406 e carroçável municipal, distante 24 km, cerca de 50 minutos.Taipu: RN 051 e BR 406 a 9 km de distancia ou 15 minutos, Ielmo Marinho: RN-051, BR-406, RN-064 e carroçável municipal a 69 km de distancia (2 horas), Bento Fernandes: RN-051, BR-406 e RN-120 a 48 km de distancia (50 minutos), João Câmara: RN-051, BRN-406 a 29 km de distancia (30 minutos), Natal: RN-051 e BR-406 a 60 km de distancia (1h20min).
Atividades econômicas: Culturas agrícolas e pecuária.
Em 1977 funcionava em Poço Branco um Ginásio. Os alunos do 2º grau deslocavam-se diariamente para João Câmara e Ceará-Mirim. A maternidade era mantida pela prefeitura.
A cidade foi traçada simetricamente, suas ruas eram largas e agradaveis. Apesar de Poço Branco ainda não ter sido incluida no roteiro turistico do Estado, nesse campo as possibilidades eram enormes,segundo o jornal Diário de Natal.Havia um bom hotel e a barragem poderia transformar-se num centro de lazer para os  fins de semana.
         Da antiga vila de Poço Branco restavam apenas os habitantes, ciosos por sinal das perpesctivas da sua nova cidade.

Irmãs vigárias
         O serviço religioso era realizado por um grupo de de irmãs que se constituíam nas vigárias de Poço Branco, tendo a orientação do padre João Correia de Aquino, vigário de Taipu que celebrava ali aos domingos.

                          Igreja de Poço Branco na década de 1970



Convênio  com Secretaria de Educação  e Cultura-SEEC e a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC
Em 1978 foi firmado um convênio com Secretaria de Educação  e Cultura-SEEC e a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC visando a instituição do regime de cooperação entre escolas do interior do Estado.
De acordo com o documento a SEEC deveria oferecer número de vagas suficientes na escola de primeiro grau Ana Costa em Poço Branco para os concluintes da 4ª série da escola Carmem Costa a fim de que pudessem esses alunos prosseguir seus estudos e o primeiro grau.A CNEC por sua vez se propunha a reservar na 5ª série da escola Ana Costa o número de vagas correspondente ao de concluintes da 4ª série do Grupo Escolar 7 de Setembro.

Hotel Sanelândia
         O Hotel Sanelândia de Poço Branco foi construído em 1977 e um ano depois se encontrava fechado sem nenhuma providencia a ser tomada para a sua utilização.
         O hotel foi construído em área de 100 x 80 metros e estava dotado de 3 suítes, 10 apartamentos, salão de refeições, sala de estar, dancing e outras dependências.
         Até 1977 era administrado por José de Freitas e sua esposa Rosinha, que deixaram a direção por questões de saúde, tendo sido assumido por Antonio Guedes Miranda, então secretário geral da prefeitura.
         Falava-se que houve a doação pelo DNOS a prefeitura, entretanto, o prédio estava se deteriorando, as portas arrebentadas, mato invadido as áreas construídas e o prefeito sem tomar providencias.Até aquele momento nem o edital de concorrência para arrendamento havia sido publicado, a denuncia foi feita pelo deputado estadual Magno Kelly que cobraria providencias da EMPROTURN pois se tratava de uma atração turística daquela cidade junto com a barragem José Pereira do Rego ( O POTI,16/10/1978, p.7).
         O Hotel Sanelândia seria reinaugurado na última semana de setembro daquele ano de 1978 sob a direção de Antonio Miranda e sua mulher a tabeliã Dorinha. O hotel foi doado pelo DNOS à prefeitura de Poço Branco que se responsabilizou pelos encargos da restauração (O POTI, 10/09/1978, p.2).

A comarca
      A comarca de Poço Branco foi criada em 1980.Em júri popular realizado em 19/09/1980 na cidade de Poço Branco, o agricultor Manuel Canela neto, autor de um crime de morte no sitio Baixos de São Miguel, foi absolvido, quando o corpo de jurados aceitou a tese de legitima defesa, apresentada pelo advogado Bernardo Gama.O júri esteve sob a presidência do juiz José de Vasconcelos Leite e na acusação a promotora Judite Miranda monte Nunes (O POTI, 21/09/1980, p.8).
     Esse foi o primeiro julgamento realizado em Poço Branco após a criação da comarca e despertou curiosidade na população.