quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Descrição da imagem de Nossa Senhora do Livramento

        A padroeira de Taipu é Nossa Senhora do Livramento.Sua origem remonta a segunda metade do século XIX, pois já em 1839 há registro de sua existência como sendo de propriedade do casal Bernardo Gadelha e Maria do Carmo Inacio.Eles solicitaram ao bispo de Olinda, dom João Marques Perdigão em novembro de 1839 uma autorização para construir a capela onde seria posta para veneração publica a imagem de Nossa Senhora do Livramento.Sobre a descrição da imagem temos o seguinte:
          Trata-se de uma imagem entalhada em madeira policromada. Com altura de 1 metro. O manto sobre o braço direito ganha um tratamento requintado, formando um drapeado elegante, preso à manga da túnica por um camafeu, a carnação em tez escura, dá a imagem características de uma produção cabocla contrastando com o refinamento do estofado que reproduz um  tecido adamascado.
          Ao longo do tempo a imagem recebeu varias camadas de tinta que encobriram a feição original que só foi devolvida quando a imagem foi restaurada entre os anos de 1999 e 2001.

Este ano de 2014 faz 175 anos que a imagem de Nossa Senhora do Livramento se encontra em terras taipuenses.Não há na Igreja católica uma data fixa para a solenidade de Nossa Senhora do Livramento, em Taipu a festa é celebrada tradicionalmente no ultimo domingo de novembro.



                           Imagem de Nossa Senhora do Livramento, 2012.Arquivo da paróquia de Taipu.



Imagem antes da restauração, 2000.Arquivo da paróquia de Taipu.


Retorno da imagem após a restauração, 2001.João Batista dos Santos.

Imagem da padroeira de Taipu, 2013.Arquivo da paróquia de Taipu.

Procissão da padroeira de Taipu, 1947.Arquivo da paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário