segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sobre o " trem de água"




      Mais uma noticia a cerca do ‘trem de água’, como assim era chamado o trem que era conduzido por vagões tanques que trazia água da lagoa de Extremoz para socorrer as cidades afetadas pelas falta de água na região do Mato Grande e Central do Rio Grande do Norte.
     Desta vez trata-se do convenio assinado entre a Sudene e a RFN (já REFFSA) para abastecer as cidades que passavam por problemas de escassez de água.Segundo o jornal  O Estado de São Paulo (15/01/1971,p.5): "A SUDENE firmou convenio com a Rede ferroviária do Nordeste, estipulando que as cidades de Pedro Avelino, Lajes, João Camara, Taipu e Nova Cruz serão abastecidas, em conjunto com 350 mil litros de água por semana fornecidos pela estação de Extremoz".
    Aqui somos informados sobre a quantidade de água a ser transportada para abastecer as cidades da região afetadas pela estiagem, bem como as cidades que seriam beneficiadas, dentre estas Taipu seria também contemplada pelo trem de água.Na relação das cidades a serem beneficiadas está a de Nova Cruz que fica na região agreste do estado, que deveria como sugere a noticia está também passando pelos mesmos padecimentos de falta de água para a população.



Imagem de um trem com tanques de água passando pela estação de Taipu-RN em setembro de 1983 indo sentido João Câmara-RN. Foto: Maria de Lourdes Souza de Medeiros






 Fonte do texto: O Estado de São Paulo, 15/01/1971,p.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário