domingo, 28 de fevereiro de 2021

SOBRE ESTATÍSTICAS E OUTRAS NOTICIAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM TAIPU #3

 

           O município despendeu a quantia de 1.600$000 em 1906 com uma casa que servia de mercado público, e 600$0000 réis com uma cacimba que abastecia de água potável a população da vila e arredores.

Receitas e despesas

Orçamento da intendência de Taipu entre 1891 e 1903

Ano

Receita

Despesa

1891

588$270

588$130

1892

1:091$110

937$100

1893

1:540$600

1:521$100

1894

1:325$020

1:356$520

1895

723$000

1:896$660

1896

2:114$900

2:110$000

1897

1:238$700

1:046$450

1898

1:725$500

1:711$050

1899

2:002$020

2:002$020

1900

2:445$300

1:942$120

1901

3:000$000

3:484$993

1902

3:210$000

3:440$333

1903

2:845$000

2:608$333

Fonte: relatório, 1905, p.75-78.

O orçamento para o ano de 1905 foi o seguinte: Receita: 3:020$000.Despesa: 3:020$000 (RELATÓRIO, 1905, p.30).

Segundo o relatório do governo do estado de 1906 haviam no município de Taipu 61 fazendas de gado vacum, cuja as rezes se encontrava em número reduzido em virtude das consequências da seca (RELATÓRIO, 1906, p.40).

Ainda de acordo com o citado relatório haviam 20 casas comerciais, todas de pequeno giro e a indústria aparecia com 7 máquinas de descaroçar algodão, sendo 4 movidas a vapor que em anos favoráveis, a produção podia ser calculada em 4 mil sacos de lã e cujo transporte da produção era feito por animais. (RELATÓRIO, 1906, p.40).

Antigo casario em Taipu, atual rua Salvina Soares de Miranda.


Já o orçamento para aquele ano de 1906 foi este: Receita: 3:890$000. Despesa: 3:820$000 (RELATÓRIO, 1906, p.40).

A construção do trecho entre Itapassaroca e Taipu havia se iniciado logo após a inauguração da estação de Itapassaroca que ocorreu em 15/11/1906.

Uma comitiva de jornalista a convite do engenheiro José Luiz Batista, chefe da construção da EFCRGN, visitaram o trecho em construção na seção de Itapassaroca a Taipu em 06/11/1907 poucos dias antes da inauguração do referido trecho.

O objetivo principal da viagem era ver o que se estava fazendo na construção da ferrovia além de Itapassaroca.

O trecho em construção de Itapassaroca a Taipu numa extensão de 11 km estava com quase todo o leito pronto faltando apenas terminar algumas obras de arte das 25 que estavam previstas no trecho e concluir o movimento de terras nos 2 km antes da vila de Taipu. (A REPÚBLICA, 1907, p.2).

         Segundo dados de estatística geral da produção do Estado, organizada pela Sociedade Agrícola do Rio Grande do Norte em 1908 o município de Taipu possuía 3.100 reses de gado vaccum, 13.419 caprinos e produziu 320.000 kg de algodão e 15.000 kg de pequena (BARROS, 1908, p.33).

O governador do Estado, Antônio José de Melo e Souza, publicou em 02/09/1907 o orçamento votado pela Intendência Municipal da Vila de Taipu e que deveria vigorar no exercício financeiro do ano de 1908.

A Lei nº 17 de 10 de setembro de 1907 orçava a receita e fixava a despesa do município de Taipu para o exercício de 1908.

Conforme o Art. 1 da citada lei a receita do município para o exercício de 1908, foi orçada na quantia de 3:970$000.

         Já o Art. 2 constava a despesa do município do Taipu no exercício de 1908 fixada na importância de 3:910$000.

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