Tendo
sido inaugurado provisoriamente o prolongamento da GWBR entre Itamataí e a
parada do km 10 teve inicio o trafego de passageiros, encomendas, mercadorias,
transporte de animais e o serviço de telégrafo entre ambas as estações a partir
do dia 27/12/1910.
O
trecho fazia parte do ramal de Picui da mesma GWBR. Itamataí é um distrito de
Guarabira, onde lá se iniciava o referido ramal.
De
acordo com o jornal A República os trens mistos correriam provisoriamente as
terças, quintas e sábados na ida e retornando as segundas, quartas e sextas. Eis
abaixo o horário do referido trajeto .
Estações |
Horário |
Ida |
|
Itamatai |
06h35 |
Pirpirituba |
06h57 |
Parada km 10 |
07h10 |
Volta |
|
Parada km 10 |
05h00 |
Pirpirituba |
05h17 |
Itamatai |
05h35 |
O comunicado de inicio do tráfego foi expedido do Recife pelo superintendente da GWBR o engenheiro inglês A. T. Connor em 24/12/1910.
A seguir imagens do ramal de Picui retiradas da revistas Ilustração Brasileira em 1938.
Fonte:
A República, 28/12/1910, p.2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário