terça-feira, 7 de novembro de 2017

Memória ferroviária do RN.A estação de Montanhas-RN


   Apresentamos neste vídeo a estação de Montanhas-RN da Estrada de Ferro Natal-Nova Cruz.


A IGREJA MATRIZ DE TAIPU


      A capela de Nossa Senhora do Livramento foi elevada a categoria de igreja matriz a partir de de 18/04/1913 quando foi criada a paróquia.No ano seguinte se iniciou uma campanha para remodelar a igreja e deixá-la digna de uma igreja matriz segundo escreveu o cônego Celso Cicco no livro tombo da paróquia de Taipu e vigário encarregado de Taipu naquele ano.
      A igreja foi aumentada, tinha cerca de 14 metros de comprimento, foram realizados alguns trabalhos internos como a construção do altares da padroeira e outros santos.
      As imagens a baixo mostram as duas configurações arquitetônicas da igreja matriz de Taipu ao longo de sua existência.
      Como visto na primeira foto, a fachada se constituía de três portas e três janelas sobrepostas no frontão terminado em arco encimado por uma cimalha triangular.Nas laterais haviam duas janelas em cada lado e duas pequenas torres assimétricas.O padre João Correia de Aquino a achou deselegante e de formas tortuosas ao assumira a paróquia em 1948 patamar foi construído na década de 1950.Foram postos ladrilhos e remodelada a capela-mor na parte interna entre outras reformas pequenas.
      Antevendo o crescimento da cidade e quem sabe percebendo as formas assimétricas da matriz, o padre José Luis da Silva inicia uma campanha para a ampliação da igreja, ele inicia as obras, porém sua saída da paróquia paralisam as obras.Ao assumir, o cônego Rui Miranda notou que as paredes ficaram tortas, foi preciso desmanchar o serviço e recomeçar outro.Essa ampliação começou em 1957 e durou até 1963 quando foram concluídas as obras de ampliação.
      Como se vê na segunda foto a igreja foi totalmente remodelada, sendo ampliada em 7 metros para se construir a torre, esta por sua vez mede 30 metros de altura terminada em agulha onde no cimo foi posta a cruz, sendo toda revestida em azulejos nas cores azul e branco.A fachada foi dilatada abrigando três portas equidistantes e igualmente três janelas.Foi erguida platibandas para esconder o telhado.A igreja passou a ter 22 metros de comprimento, com o patamar chegava a 27 metros.
      Além da parte externa a igreja também foi totalmente remodelada na parte interna.A igreja passou a ter naves separadas por colunas em estilo romano arqueadas.A capela-moro foi separada do corpo da igreja pela mesa de comunhão, retirada posteriormente na frente, permanece atualmente as das laterais, foram construídos três altares, um na capela-mor onde guarda o orago da matriz, e dois laterais.Foi construído o coro, a capela e pia batismal [ no lado esquerdo de quem entra na igreja], o átrio, o piso em azulejo hidráulico.



segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O INÍCIO DA CULTURA DO EUCALIPTO NO RIO GRANDE DO NORTE

       O Eucalyptus (do grego, eu + καλύπτω = "bem coberto") é um gênero de plantas da família Myrtaceae, cujas as espécies são conhecidas pelo nome comum de eucalipto, ainda que o nome se aplique a outros gêneros de mirtáceas, como Corymbia e Angophora.
         Geralmente são árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania, O gênero inclui mais de 700 espécies, quase todas originárias da Austrália. Foi implantado no Brasil em 1909 pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, então funcionário da Cia. Paulista.

No Rio Grande do Norte
           O início da cultura do eucalipto no Rio Grande do Norte é atribuída aos irmãos Osório Farias e José Jacinto Farias que em 1918 iniciaram a plantação desta espécie nas várzeas de Itapassaroca (COMMERCIO DO PARANÁ, 21/04/1925, p.2), Itapassaroca é um distrito do município Ceará-Mirim segundo o mesmo jornal  em 1925 existiam já existiam 80 mil arvores plantadas naquela região, em Extremoz eram 170 mil, também de propriedade dos irmãos Farias, outras 70 mil arvores de eucaliptos foram plantadas ao norte da lagoa de Extremoz.
          O eucalipto era utilizado na profilaxia do impaludismo, onde havia florestas de eucalipto, não havia o impaludismo, segundo a sabedoria popular, depois comprovada cientificamente.

Visita do governado a plantação de eucalipto em Extremoz
        Em 31 de marca de 1925 o governador José Augusto Varela fez uma visita a plantação de eucalipto dos irmãos Farias em Extremoz, indo de carro espacial da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte para in loco “examinar a famosa plantação de eucalipto existente na encosta do tabuleiro que se eleva nas margens daquela lagoa” (COMMERCIO DO PARANÁ, 1925, p.2).Estiveram presente a comitiva também os deputados federias Juvenal Lamartine, Rafael Fernandes, dr. Getúlio da Nobrega, Joaquim Inácio, coronel Rodolfo Fernandes e major João Carvalho.
          A espécie plantada em Extremoz era da variedade citriodora e maculata, variedades estas que se destacam pelo crescimento rápido e pela beleza e volume da arvore.
          A plantação examinada em Extremoz tinha pouco mais de 5 anos tendo sido iniciada em 1919 e a princípio as mudas demoraram a crescer devido aos rigores da seca daquele ano. Dentro de pouco tempo poderia se iniciar o corte sistemático das arvores e os irmãos Farias se beneficiarem das rendas advindas da cultura do eucalipto.


 Fonte: Comércio do Paraná, 1925.

domingo, 5 de novembro de 2017

SOBRE A PERFURAÇÃO DE POÇOS NA REGIÃO DE BAIXA VERDE

           A região do Mato Grande em seus primórdios sofreu com o acesso a água, a região embora própria para a agricultura carecia do liquido essência a vida, a água, tanto para o consumo doméstico como para a agricultura em grande escala.
            Segundo o relatório entre outros lugares aproveitáveis para agricultura, existia na região de Baixa Verde um planalto “extensíssimo e de reconhecida fertilidade, com proporções a vir a constituir um grande centro agrícola, desde que seja ali perfurados poço tubulares” (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1915), a intenção do governo era formar grande núcleos agrícolas em terras devolutas, cujo empreendimento seria de grande vantagem e utilidade para o governo.
            O relatório apresentado a Assembleia demonstrava que nas terras da Baixa Verde viviam uma considerável população de lavradores que durante seis meses do ano transportavam água para consumo a distancias de 4 a 5 léguas, daí a necessidade da construção dos poços tubulares.
            Em 1929 começam a perfuração de poço tubulares no município de Baixa Verde pela IFOCS, a Inspetoria de Obras Contra as Secas.
            Foram destinados 6: 986$680 para perfuração de poços em Baixa Verde 1929, p. 113 e mais 4:424$500. (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929, p. 115).

 Poço de Palestina
             Em 14/07/1928 foi concluído o poço de Palestina situado a 27km da estação de Baixa Verde e a 12km noroeste de Queimadas. O poço havia sido iniciado em 14/12/1927. 1929, p.130.Com 150m de profundidade, 22m revestido com tubo de 6’’, nível máximo do lenção d’água, 94,70m, com vasão de 1.000 litros por hora, qualidade da agua era calcária.
            A despesa foi de 13.:46$634. Sendo 12:142$580 por conta do governo e 1:319$054 por conta da inspetoria de obras contra as secas (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1928)
Poço Oiticica
            Situado no povoado de Nazaré a 7 km à nascente da povoação de Queimadas e a 22 km da Estação de Baixa Verde, foi realizada a desobstrução desse poço entre 22/11/1927 e 31/07/1928.Despesa 1:362$000. Sendo pelo governo 1:318$000 e 44:$000 pela inspetoria (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1928).

Poço Cabeço Preto
            Situado a 25 km da estação de Baixa Verde foi construído entre 28/09/ e 31/12/1928. Com 102 m de profundidade, 69,50m de revestimento de tubo de 6”, nível do lençol freático 85,00m, 1000 l de vazão, qualidade da água calcária. Despesa: 9: 562$161, contrapartida do governo 5:947$900, da inspetoria 3: 614$261 (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1928)

Poço Pereiro
            Localizado 39 km ao norte da estação de Baixa Verde e a 18 km do povoado de Queimadas, foi construído entre 23/01 e 25/03/1929.Com 73 m de profundidade, 28m de revestimento em tubo de 6”, nível do lençol de água 59, 50m, vazão de 1300, qualidade da agua calcária. Despesa de 8:245$625, sendo 6: 677$100 contrapartidas do governo e 1:568$525 da inspetoria (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929, p. 130).

Poço São Luiz
            Localizado a 23km ao norte da estação de Baixa Verde e a 12 km a oeste de Queimadas, este poço foi construído entre 02/07 e 08/08/1929. Com profundidade de 59 m, 32 m de revestimento de tubo de 6”, nível máximo do lenção de água 47 m, vazão de 1.400 l por hora, qualidade da água calcaria. Despesa de construção 5:440$963, sendo contrapartida do governo 2:375$000 e 3:065$963 da inspetoria (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929, p. 131).

Poço São João
            Situado a 54 km da estação e Baixa Verde e 12 ao sul da povoação de São Bento, com 42m de profundidade e 1.300l de vazão (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929).
Poço Terra Santa
            Situado a 57 km da estação de Baixa Verde e a 24 km sul de São Bento, com vazão de 1.500l, 67,30m de profundidade (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929).

Poço São Miguel
            Situado a 54 km ao norte da estação e Baixa Verde, com 56m de profundidade, com vazão de 1600l (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1929).

Poço Farias
            Situado a 50 km ao norte da estação de Baixa Verde, achava-se a época em construção adianta de 14m de profundidade (MENSAGENS DO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSEMBLEIA, 1930, p. 164).

Poço de Jandaira
            Em Baixa Verde foi inaugurado mais um poço tubular denominado Jandaira, destinado a população daquela localidade numa capacidade de 10 mil litros de água (A NAÇÃO, 1937, p. 9).

Novos poços

            Atendendo ao requerimento da firma João Câmara & Irmãos o inspetor da IFOCS aprovou orçamentos para a perfuração de poço tubulares pelo regime de cooperação em propriedades situadas no município de Baixa Verde, os poços seriam construídos em Parazinho, Três Irmãos, Viração, São Geraldo, Pereiras e Cabeço Vermelho (A ORDEM, 1942. p. 1).

SOBRE A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE BAIXA VERDE

            Em 22 de setembro de 1910 O Jornal do Comercio noticiou que fora autorizada a abertura da estação de Baixa Verde (Jornal do Comércio, 22/09/1910, p.1), já o relatório do ministério de viação e obras públicas diz que a estação de Baixa Verde foi inaugurada provisoriamente no dia 12 de outubro de 1910, mas, ainda não estava concluída.
            A estação de Baixa Verde foi está situada no km 83,554 e na cota de 62 metros.No trecho inaugurado provisoriamente ainda faltava concluir alguns serviços, como o levantamento de diversos aterros abatidos, passagens de níveis, revestimento de grande corte, armação de vigas metálicas em pontilhões  de 3 metros e pontes de 6 e 8 metros. Circulavam apenas dois trens por semana a fim de facilitar a conclusão dos serviços.
            Na solenidade da inauguração da estação de Baixa Verde estiveram presente a essa cerimonia os senhores Governador do estado, o engenheiro da Inspetoria das Estradas de Ferro, os representantes da imprensa e da empresa construtora do trecho entre Taipu e Baixa Verde, funcionários públicos e grande massa popular (JORNAL DO BRASIL, 1910, p. 9) ainda segundo o relato da inauguração da estação de Baixa Verde foram dados muitos vivas aos senhores presidentes da República, ministro da viação, Governador do estado.
          O trecho inaugurado representava um desenvolvimento de 50 km da EFCRN. Com teor parecido o jornal O Paíz também noticiou a inauguração do trecho da EFCRN até Baixa Verde “foi inaugurado ontem [12 de outubro] um trecho de 50 km da ferrovia central do Rio Grande do Norte, compreendendo uma grande ponte sobre o rio Ceará-Mirim. Estiveram presentes o governador e grande número de convidados”(O PAÍZ, 14/10/1910, p.4), a ponte em questão é a ponte do Umari em Taipu.

            O Jornal do Comércio num texto quase idêntico também noticiou o ocorrido em Baixa Verde “Presentes o governador, o engenheiro fiscal da Estada de Ferro e altos funcionários, foi inaugurada hoje a estação da Baixa Verde, cerca de mais 50 km de linha. Foram muito aclamados os nomes dos Srs. Presidente da República, ministro da viação e Governador do estado. A população está satisfeitíssima” (JORNAL DO COMÉRCIO, 13/10/1910, p.2). O destaque nessa citação é de que a população estava satisfeitíssima com a inauguração da estação. Em 1911 foi inaugurado um trecho de 17 km entre Baixa Verde e Cardoso.
             Em 1953 o Município de Baixa Verde teve o nome alterado para João Câmara.A estação de João Câmara foi desativada em 1997.
               A baixo imagens da estação de João Câmara feitas por mim em 2015.