domingo, 5 de novembro de 2017

SOBRE A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE BAIXA VERDE

            Em 22 de setembro de 1910 O Jornal do Comercio noticiou que fora autorizada a abertura da estação de Baixa Verde (Jornal do Comércio, 22/09/1910, p.1), já o relatório do ministério de viação e obras públicas diz que a estação de Baixa Verde foi inaugurada provisoriamente no dia 12 de outubro de 1910, mas, ainda não estava concluída.
            A estação de Baixa Verde foi está situada no km 83,554 e na cota de 62 metros.No trecho inaugurado provisoriamente ainda faltava concluir alguns serviços, como o levantamento de diversos aterros abatidos, passagens de níveis, revestimento de grande corte, armação de vigas metálicas em pontilhões  de 3 metros e pontes de 6 e 8 metros. Circulavam apenas dois trens por semana a fim de facilitar a conclusão dos serviços.
            Na solenidade da inauguração da estação de Baixa Verde estiveram presente a essa cerimonia os senhores Governador do estado, o engenheiro da Inspetoria das Estradas de Ferro, os representantes da imprensa e da empresa construtora do trecho entre Taipu e Baixa Verde, funcionários públicos e grande massa popular (JORNAL DO BRASIL, 1910, p. 9) ainda segundo o relato da inauguração da estação de Baixa Verde foram dados muitos vivas aos senhores presidentes da República, ministro da viação, Governador do estado.
          O trecho inaugurado representava um desenvolvimento de 50 km da EFCRN. Com teor parecido o jornal O Paíz também noticiou a inauguração do trecho da EFCRN até Baixa Verde “foi inaugurado ontem [12 de outubro] um trecho de 50 km da ferrovia central do Rio Grande do Norte, compreendendo uma grande ponte sobre o rio Ceará-Mirim. Estiveram presentes o governador e grande número de convidados”(O PAÍZ, 14/10/1910, p.4), a ponte em questão é a ponte do Umari em Taipu.

            O Jornal do Comércio num texto quase idêntico também noticiou o ocorrido em Baixa Verde “Presentes o governador, o engenheiro fiscal da Estada de Ferro e altos funcionários, foi inaugurada hoje a estação da Baixa Verde, cerca de mais 50 km de linha. Foram muito aclamados os nomes dos Srs. Presidente da República, ministro da viação e Governador do estado. A população está satisfeitíssima” (JORNAL DO COMÉRCIO, 13/10/1910, p.2). O destaque nessa citação é de que a população estava satisfeitíssima com a inauguração da estação. Em 1911 foi inaugurado um trecho de 17 km entre Baixa Verde e Cardoso.
             Em 1953 o Município de Baixa Verde teve o nome alterado para João Câmara.A estação de João Câmara foi desativada em 1997.
               A baixo imagens da estação de João Câmara feitas por mim em 2015.
         















Nenhum comentário:

Postar um comentário