sábado, 3 de novembro de 2018

A INAUGURAÇÃO DO TRECHO FERROVIÁRIO ENTRE AFONSO BEZERRA E MACAU




Histórico
       O ramal teve inicio na cidade Lajes no km 140 do trecho ferroviário Natal-Angicos da EFCRGN. A construção do trecho foi autorizado pelo decreto 11.235 de outubro de 1914.A construção teve inicio no ano de 1916.Após várias interrupções nos trabalhos foi retomada no ano de 1956 por meio de um convênio entre o ministério da guerra e viação sendo a obra delegada ao 1º Grupamento de Engenharia do Exército em junho daquele ano.
O trecho entre Afonso Bezerra e Macau tem 50 km e foi construído ao valor de  Cr$ 73.000,000,00.Segundo o jornal diário de Pernambuco o sistema ferroviário nacional havia ganhado mais uma ligação de suma importância  dentro do desenvolvimento nordestino, sendo uma verdadeira aspiração do povo norteriograndense havia quase um século.
O  1º Batalhão atacou os serviços em julho de 1956 concluindo precisamente 4 anos depois dentro dos limites do recursos que anualmente foram dados pelo orçamento do governo  federal. Conforme o jornal Diário de Natal deslocou-se para o município de Afonso Bezerra um contingente de 100 homens do Batalhão do Serviço de Engenharia do Exército, sob o comando do capitão engenheiro Jeferson Bastos. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 22/07/1956, p.21)
    A esse contingente será confiada a tarefa do reinicio dos trabalhos de construção do trecho ferroviário Afonso Bezerra-Macau que há mais de dois anos estavam paralisadas.
    O trecho ferroviário Afonso Bezerra-Macau tem como principal finalidade prolongar a RFFSA até o importante proto salineiro de Macau interligando-o na RFN, o que era considerado de grande importância para a economia do Estado.
      O sal que é a principal riqueza da região teria a partir de então novo destino através dos trilhos da RFN destinados aos centros consumidores.Segundo o jornal Diário de Pernambuco era esperada a presença do presidente Juscelino Kubitschek  em janeiro para inaugurar o trecho ferroviário entre Afonso Bezerra e Macauzinho. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 29/12/1959.p.3), no entanto, o presidente não se fez presente a inauguração.

Sobre a inauguração
As 04h00 da manhã do dia 27/08/1960 o trem conduzindo o vice-governador do estado José Varela representando o governador Dinarte Mariz, as autoridades, convidados e jornalistas deixou a estação central da EFSC na Ribeira com destino a cidade de Afonso Bezerra onde seria iniciada a solenidade de inauguração do novo trecho ferroviário da RFN entre Afonso Bezerra e Macau com uma extensão de 51,380 km. O trem especial levava também grande parte dos engenheiros construtores do 3º batalhão ferroviário comandado pelo Tenente-Coronel Auriz Coelho.

A solenidade em Afonso Bezerra
As 10h25 a composição atingiu a cidade de Afonso Bezerra sendo recebida com grandes manifestações de entusiamo pela população local, autoridades municipais presentes, o prefeito Sr. João Batista Montenegro.
A banda de música municipal executou a marcha civica a chegada da comitiva.Usaram da palavra o tenente-coronel Auri Coelho pelo Batalhão de Engenharia e o engenheiro Alimir Braga, superintendente da RFN que finalizando a solenidade cortou a fita simbolica.( DIÁRIO DE NATAL, 29/08/1960, p.8).
O trecho entregue tinha no percurso dois postos telegráficos servindo aos povoados de Monsenhor Honório no km 18 (antigo Mulungu) e de Soldado Alberino no km 44 (Macauzinho).Havia a previsão de construção de mais um posto telegráfico no km 34 (São José).
                      A inauguração da Estação ferroviária de Afonso Bezerra
                  
Momento da inauguração da estação ferroviária de Afonso Bezerra.Diário de Pernambuco,30/08/1960,p.13.
Em 1960 Afonso Bezerra contava com uma população de 6.669 habitantes.
     Logo após a inauguração da nova estação de Afonso Bezerra, cuja a fita simbólica foi cortada pelo engenheiro Alimir Braga, diretor-superintendente da RFN houve uma benção realizada pelo monsenhor Honório e lido o boletim do Batalhão ferroviário pelo coronel Auriz explicando a finalidade do Exercito junto a coletividade, saudando em seguida o engenheiro Almir Braga aos construtores e ao povo de Afonso Bezerra.Terminada a solenidade a administração da RFN seguiu até Monsenhor Honório , a nova estação que levava o nome do velho pároco de Macau, com 58 anos de sacerdócio dedicados ao povo daquela região naquela data.

A estação Soldado Alberino
         A Soldado Alberino estava localizada no km 44 (Macauzinho).
         Capitulo a parte mais tocante foi a inauguração da estação que leva o nome do Soldado Alberino, cujo sacrifício de vida foi reconhecido pelos companheiros do Batalhão Ferroviário, dando-lhe nome como verdadeiro tributo pelo cumprimento do dever. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 30/08/1960,p.13).
         Estavam presentes os pais e irmãos do Soldado Alberino. O coronel Auriz Coelho muito emocionado externou a família do soldado a tristeza de todos que aqueles que conviveram com o bravo soldado pela trágica morte ocasionada pela queda de uma barreira que soterrou o soldado durante a construção da estação que seria homenageada com seu nome. 
                                                   Estação Soldado Alberino

     O monsenhor Honório abençoou a  nova estação com palavras de conforto a família do soldado encerrando a solenidade, quando todos os presentes reverenciavam o jovem militar desaparecido.

A estação Monsenhor Honório
A estação Monsenhor Honório estava localizada no km 18 (antigo Mulungu).
A denominação de Monsenhor Honório ao posto telegráfico do km 18 foi homenagem ao monsenhor Joaquim Honório da Silveira fundador do povoado e grande colaborador moral e material na construção da estrada. A Câmara Municipal de Pendências por unanimidade mudou a denominação do povoado de Mulungu para Monsenhor Honório.
A época o monsenhor Honório já contava 82 anos de idade dos quais 56 foram dedicados em prol do bem-estar moral e material da região.Ele era uma pessoa queridíssima pelo povo que o chamava carinhosamente de “meu padrinho Honório”. ( DIÁRIO DE NATAL, 29/08/1960, p.8).
     Abordado pelo jornalista do Diário de Natal expressou assim o venerando sacerdote: “estou feliz com esta inauguração.Tudo que traz progresso para Macau é um motivo de satisfação para mim, filho deste rincão e que tanto o estimo.Agradeço o nome que foi dado ao antigo povoado de Mulungu e peço a Deus felicidade para todos”. ( DIÁRIO DE NATAL, 29/08/1960, p.8).

Em Macau
As 12h50 o trem inaugural chegou a Macau.Eis como o Diário de Natal descreveu o momento da chegada : “Macau se delineou no horizonte com suas pirâmides brancas de sal enchendo os olhos e os corações de todos que viajavam no trem inaugural”. ( DIÁRIO DE NATAL, 29/08/1960, p.8).
Num ambiente festivo, o trem especial da RFN chegou a cidade de Macau.Era o final daquela jornada ferroviária.Centenas de pirâmides de sal davam uma nota característica da paisagem da zona salineira do Estado.Após a inauguração da nova estação , cuja fita simbólica foi cortada pelo vice-governador do Estado.
Na estação ferroviária de Macau, uma verdadeira multidão aguardava a composição ovacionando-a delirantemente. Falou na ocasião em nome do povo macauense o industrial João Fernandes de Melo que em vibrante discurso disse que aquilo era a concretização  de uma das mais justas aspirações do povo de Macau.Em seguida, o tenente-coronel Auri Coelho agradeceu emocionado a todos que colaboraram com o Batalhão de Engenharia para a execução daquela obra.(DIÁRIO DE PERNAMBUCO,30/08/1960,p.13).
                                                  A estação de Macau
Diário de Natal,1978,p.5.
Finalizando a solenidade o vice-governador José Varela foi convidado a cortar a fita simbólica.
As 14h00 no Ginásio Municipal foi oferecido um banquete pela prefeitura e pelo povo macauense a comitiva presente aos festejos.
Durante o ágape varios oradores se fizeram ouvir culminando com  a palavra do dr. Paulo Viveiros que em feliz oração disse que o Monsenhor Honório era um monumento vivo na história de Macau e falou a relevância do acontecimento para a economia da região. O retorno da comitiva se deu as 19h00 chegando o trem a Natal na madrugada. (DIÁRIO DE NATAL, 23/08/1960. p.6).

A importância do acontecimento
A inauguração do trecho Afonso Bezerra-Macau foi um importante acontecimento para a vida econômica do estado ocorrido no dia 27/08/1960 completando a ligação ferroviária direta entre Natal e a importante cidade salineira do Rio Grande do  Norte.
       Mesmo sendo entregue o referido trecho ao trafego em caráter provisório, a sua inauguração teve importante significação, não somente para a população de Macau, como para a extensa zona do hiterland potiguar, indicando que aos poucos iam sendo feitas importantes ligações entre aquela região e a capital potiguar.
      O caráter provisório da entrega do trecho ferroviário Afonso Bezerra-Macau decorreu conforme esclarecimento do próprio Batalhão de Engenharia, pelo fato de ainda estarem em vias de conclusões obras complementares, como o empedramento da linha, a construção de algumas casas residenciais para o pessoal de conservação d alinha, edificação da parte das cercas marginais e ainda pequenos acabamentos.
       Por esta razão, o Batalhão de Engenharia continuaria trabalhando ali, uma vez que as obras estariam concluídas somente no ano seguinte segundo o comandante Auri Coelho. (DIÁRIO DE NATAL, 23/08/1960, p.8).

A entrega definitiva do Trecho Afonso Bezerra-Macau
Em solenidade simples realizou-se no dia 23/04/1962 a entrega pelo Batalhão de Engenharia ao Departamento Nacional de Estradas de Ferro que por sua vez passou a responsabilidade de sua administração a Rede Ferroviária do Nordeste-RFN do trecho de 51 km do trecho ferroviário que ligava Afonso Bezerra a Macau. (DIÁRIO DE NATAL, 24/04/1962, p.6)
O Batalhão de Engenharia foi representado neste ato pelo seu comandante o coronel Norton Chaves, o DNRF pelo engenheiro Bartolomeu Morais e a RFN por uma comissão presidida pelo engenheiro Waldo Sette.
Esta comitiva partiu de Natal chegando a Afonso Bezerra as 09h00 em carro de linha seguindo para Macau onde chegou as 13h00 depois de fazer diversas paradas para observações e inspeções da linha que se inaugurava.
Este percurso de Afonso Bezerra a Macau pode ser vencido regularmente num prazo de 1 hora.
A abertura do trafego
O trafego do trecho Afonso Bezerra-Macau foi aberto no dia 01/09/1960 conforme indica o aviso publicado no jornal O Poti mostrado abaixo.

O Poti,1960, p.28/08/1960,p.2.
Em 1962 os chamados trens motriz já faziam o percurso pelo trecho Afonso Bezerra-Macau conforme a tabela de horários da RFFSA publicado no jornal O Poti em 11/11/1962.

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                                                   O Poti, 11/11/1962,p.4

Conforme o horário a cima os trens partiam de Lajes as segundas, quartas e sextas e retornavam de Macau as terças, quintas e sábados.

Trem levou 28 horas de Natal a Macau
Após a entrega do trecho as coisas pareciam não ser das melhores no tocante aos serviços de trens de passageiros da RFN.
O jornal Diário de Natal transmitiu a direção da RFN varias reclamações que chegaram a redação do jornal a propósito do trem que fazia o percurso de Macau a Natal, via Afonso Bezerra e que levou na viagem de ontem mais de 28 horas para realizar o percurso. (DIÁRIO DE NATAL, 14/04/1961, p.8).
As reclamações todas elas chamavam a atenção que a demora não se prendia ao estado da linha em virtude das chuvas. Os funcionários da RFN encarregado do comboio não tiveram os passageiros deixando-os a mercê de sua própria sorte. Acrescentaram  que houve demora inexplicável em várias estações.Por exemplo: 6 horas na cidade de Lajes para abastecer a locomotiva. Em Baixa Verde pro outro lado a demora foi de 5 horas.
Pode-se presumir a situação dolorosa destes passageiros inclusive muitas crianças para vencer o percurso que em época normal era feito em 10 horas de viagem.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DA GUARITA


      A inauguração da estação Alecrim II, também conhecida por Guarita ocorreu no dia 13/09/1988 as 16h00.A estação da Guarita faz parte do trecho sul do sistema de trens metropolitanos de Natal atualmente operados pela CBTU com o VLT.
     No mesmo dia foram entregues pela CBTU 12 carros recém-recupreados que atenderiam as linhas norte (Natal-Ceará-Mirim) e sul (Natal-Parnamirim).A viagem inaugural com os novos carros ocorreu com a presença de diretores da CBTU, autoridades do município e do estado que partiram da estação da Ribeira num percurso realizado em apenas 5 minutos.
      Os carros foram recuperados pela empresa Engequip e puderam oferecer maior conforto aos passageiros sendo o sistema de emergência modificado, implantando o de portas automáticas, sistema de exaustão através do teto dos carros e melhor acabamento interno. O sistema atendia a época a 12 mil passageiros diariamente em 20 viagens.Com os novos carros as viagens seriam ampliadas para 26 ao dia e a perspectiva da CBTU era que a frequência de passageiros aumentasse para 18 mil.
A estação Alecrim II (Guarita)

      Com a inauguração da estação da Guarita e dos novos carros as pessoas  que residiam nas regiões periféricas seriam beneficiadas pois alem de uma opção, o uso do trem urbano seria uma questão de economia.




Fonte: Diário de Natal,13/09/1988, p. 5.

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO ROMÃO (FERNANDO PEDROZA)


A estação de São Romão foi inaugurada em 26.09.1933 localizada no km 184 da linha tronco da EFCRGN.
No dia 11/09/1933 a comitiva presidencial partiu em trem especial da EFCRGN com destino a São Romão, pertencente a época ao município de Angicos.
         Segundo o jornal o Radical o presidente Getúlio Vargas visitou em São Romão a fabrica de óleo de caroço de algodão da fazenda São Joaquim do industrial Fernando Pedroza. Houve um almoço e logo após deu-se a partida do trem para Angicos e dali o presidente seguiu de carro para Mossoró. (O RADICAL, 06/09/1933).
         A matéria do referido jornal não deixa claro se a passagem de Getúlio Vargas em São Romão foi pra inaugurar a estação ou somente visitar a fábrica de óleo na fazenda São Joaquim.
Na década de 1940 teve o nome alterado para Fernando Pedrosa.


Chegada do trem presidencial a São Romão", é o que diz a legenda da fotografia publicada na revista de 1933. O Presidente é Getúlio Vargas. Seria a inauguração da estação, que foi em 1933, segundo os registros? (Noite Ilustrada, 1933
A mesma imagem que a cima mas essa mostra o dístico onde aparece o nome da estação.Segundo a Revista da Semana esse é o momento da partida do trem com a comitiva presidencial para Angicos.Fonte: Revista da Semana, 1933,p.22.



Almoço oferecido a Getúlio Vargas na fazenda São Joaquim em São Romão (atual Fernando Pedroza) as mesas foram dispostas embaixo de um bosque de oiticicas.Fonte: revista da Semana, 1933,p.22.

Antiga ponte ferroviária em São Romão.



Sobre o município
Fernando Pedroza (antiga São Romão), foi fundada nos idos de 1920, pelo engenheiro Joca Briza, que veio acompanhado de alguns amigos como, Antônio Teixeira, Francisco Francilino e José Cassemiro, que vieram a esse lugar com o objetivo de construir a estrada de ferro ligando a cidade de Lajes a Angicos.
Essas terras (segundo depoimentos de antigos moradores), pertenciam ao Sr. Joaquim Trindade, que com o passar dos anos vendeu a família Pedroza. Tendo como ponto de partida a mercearia instalada pelo o Sr. Antonio Teixeira e a feira livre, iniciaram nas terras de São Joaquim o processo de construção de moradias, dando origem ao povoado de São Romão.
Com a construção da estrada de ferro, começaram a surgir pessoas em busca de trabalho, sendo necessária a construção de moradias para abrigar as famílias que ali chegavam.
Até então, todo o fornecimento alimentício da Vila era feito no barracão do Sr. Antônio Teixeira. Francisco Francilino construiu uma pensão com o intuito de abrigar as pessoas aqui recém-chegadas e José Cassemiro, fornecia carne suína e caprina aos moradores.
A vila foi crescendo, os moradores se organizaram e passaram a ocupar mais espaço surgindo assim novas ruas e entidades necessárias para o convívio dos mesmos. A vila de São Romão era assim chamada devido a uma antiga moradora por nome de Crinaúria que doou a imagem de São Romão para a 1ª capela, que ficava ao lado da estação ferroviária, que hoje funciona como armazém.
A família Pedroza representada pela figura do Sr. Fernando Pedroza, contribuiu diretamente com o desenvolvimento da Vila, doando as terras para o povo que aqui chegasse e construíssem as suas casas. Em homenagem a esse gesto de grandeza os habitantes resolveram mudar o nome da vila de São Romão para Fernando Pedroza. Não se pode deixar de registrar a importante participação de Annibal Calmon Costa, Gerente da Usina São Joaquim, ativo participante do esforço para o desenvolvimento de Fernando Pedroza.
Em 26 de junho de 1992, através da Lei 6.301. o então denominado povoado de Fernando Pedroza desmembrou-se da Cidade de Angicos, elevando-se a categoria de município do Estado do Rio Grande do Norte".
A estação foi desativada na década de 1960 com  a desativação do ramal Angicos –Lajes.Em 2012 foi restaurada e atualmente é destinada a secretarias e biblioteca da prefeitura.

A estação de Fernando Pedroza em reforma








A estação de Fernando Pedroza após a reforma










quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A CHUVA DE METEORITOS EM MACAU


Ao longo do tempo o Rio Grande do Norte foi teatro de grades eventos geográficos. Em 1836 foi a vez de um notável fenômeno astronômico e meteorológico que ocorreu em Macau.
No baixo vale do rio Piranhas na madrugada de 11/11/1836 caiu uma chuva de meteoritos num espaço de 66 km de diâmetro. As pedras que caíram do espaço sideral variavam entre algumas gramas a até 40 kg, sendo a maioria do tamanho de um ovo de pombo.
O fenômeno foi apreciado pelos moradores da região não causou somente espanto e beleza, mas também prejuízos econômicos com uma grande mortandade de gado atingido pela força e atrito com as pedras incandescente do espaço.
         Segundo os relatos época num raio de até 40 léguas ( cerca de 193,121 km)  foi percebido no céu uma massa de fogo brilhantíssima que atravessou o espaço atmosférico seguido de um estrondo.
A chuva de meteoritos de Macau é considerada uma das mais notáveis ocorrências desse fenômeno no Brasil. Os meteoritos encontrados em Macau foram classificados como esporossideritos (quando o ferro nativo se reduz a pequenos nódulos que são disseminados pela parte rochosa).
Não consegui informações do que foi feito com os fragmentos encontrados dos meteoritos de Macau.

Ilustração de uma chuva de meteoritos

Dadas as devidas proporções a chuva de meteoritos de Macau teria sido avistada pelos moradores da região do baixo Assu dessa forma.
Sobre os meteoritos
         Os meteoritos são igualmente chamados de siderólitos ou uranólitos. Na cultura popular são conhecidos por estrelas cadentes.
         Segundo a revista de educação o aspecto de estrela cadente dos meteoritos é devido a velocidade superior a 30 km/s com que chegam até a atmosfera terrestre comprimindo o ar a sua frente e pela compressão e pelo atrito se tornam luminosos e graças ao calor que atingem proporcionam o fenômeno visual da  estrela cadente (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.83).
        O atrito gerado pela entrada na atmosfera deixam os elementos fusíveis periféricos dos meteoritos em líquidos e são arrastados pelo ar e deste modo deixam a superfície dos meteoritos com aspectos irregulares cheia de depressões e cavidades.
         Os meteoritos geralmente caem num único bloco, mas também ocorre em vários fragmentos que são comumente chamados de chuva de pedras.
      A queda de meteoritos raramente é observada, pois ocorrem de forma inesperada.

O meteorito de Bendegó
         No Brasil o mais famoso meteorito é o de Bendegó, município de Monte Santo-BA encontrado em 1784. Foi encontrado por Bernardino da Mota Coelho, que comunicou ao governador, este por sua vez, acreditando ser uma pedra de prata mandou removê-la para a capital.O meteorito foi levado com muita dificuldade numa carreta puxada por 12 juntas de bois.Numa descida a careta ganhou velocidade e como o atrito queimaram os eixos das rodas encalhando a mesma no riacho Bendegó a 160 metros do lugar em que fora encontrado(REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.83).
         Em 1811 o naturalista A. F. Mornay, comissionado pelo governo da Bahia para examinar fontes de água mineral teve noticias de uma pedra misteriosa e resolvendo examiná-la encontrou o meteorito sobre a carreta. Ele calculou o peso em 14 mil libras (revista nacional de educação, 1933, p.83)..Retirou amostras e enviou ao celebre mineralista inglês Wolaston que encontrou no meteorito de Bendegó 95% de ferro e 4% de níquel.
         O meteorito de Bendegó também foi referido pelos cientistas Martius e Spix que retiraram amostras e enviaram e diversos museus europeus. (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.83).

Outras ocorrências no Brasil
         Entre setembro e outubro de 1873, no Rio Grande do Sul, alguns homens que estavam trabalhando na roça viram cair diversas pedras, quebrando galhos de árvores. Foi ouvido um barulho como de um corpo pesado rolando e com barulho semelhante a tiros de artilharia e infantaria. (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.80).
Outro meteorito notável que caiu no Brasil foi o Santa Catarina descoberto em 1875 por Manoel Gonçalves da Rosa, julgando ele ter uma mina de ferro, conseguiu a concessão e exportou 25.000 kg para a Inglaterra, reduzindo o meteorito a pequenos fragmentos para facilitar o transporte. A maior parte foi fundida para se extrair o níquel e algumas amostras foram enviados a museus, mas o meteorito foi dessa forma perdido (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.84).
Em março de 1879 ocorreu em Itapecuru-Mirim-MA as 11h00 da manhã “estando o tempo claro e sendo a queda acompanhada de um grande estampido” (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933,p.80).Em 1888 foi colocado no Museu Nacional (aquele destruído num incêndio este ano).
O Santa Luzia foi encontrado no córrego Negro Morto a 18 km da cidade de Santa Luzia-GO, no dia 01/06/1919. Foi colocado ao lado do Bendegó no Museu Nacional.
Os maiores meteoritos
Os maiores meteoritos que caíram na Terra foram catalogados pelo Museu Britânico pelo nome do lugar em que foram encontrados. Foram estes:
Nome do meteorito
Lugar encontrado
Peso em kg
Tucuman
Argentina
15.000
Dendegó
Monte Santo-BA (Brasil)
5.300
Itachito
México
4.800
Toba
Argentina
4.200
Melbourne
Austrália
3.000
Santa Luzia
Goiás (Brasil)
1.600
Fonte: revista nacional de educação, 1933, p.82.
Os meteoritos são apresentam em sua composição química elementos que existem na terra, sendo os principais o ferro, o níquel, o cobre, o silício, o magnésio, e o cálcio. Segundo a revista nacional de educação em foi encontrado pelo professor Betim Paes Leme, do Museu Nacional, o elemento germânio em proporção centenas de vezes maiores que a encontrada na crosta terrestre. (REVISTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1933, p.82).

Classificação dos meteoritos
Os meteoritos foram classificados segundo a natureza dos minerais presentes neles e seu aspecto externo. Assim tem-se que:
Os Holossideritos são os constituídos essencialmente de ferro e níquel, com traços evidentes de germânio.
Os Sissideritos apresentam-se como uma esponja de ferro em cujas malhas há partes rochosas.
Os Esporossideritos, quando o ferro nativo se reduz a pequenos nódulos que são disseminados pela parte rochosa.
Os Assideritos são os mais raros e apresentam-se inteiramente sem a presença de ferro.
Os três últimos correspondem a estrutura presente na crosta terrestre.

Na cultura popular
Na cultura popular os meteoritos são chamados de estrelas cadentes.Os rastros de fogo pelos céus a noite eram acompanhados pelas velhinhas que se benzendo diziam “Deus te salve” ou ainda se faziam algum pedido. Na crença popular são consideras almas penadas ou subindo aos céus.

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SOLDADO ALBERINO


A estação ferroviária Soldado Alberino fazia parte do Ramal de Macau e estava localizada no km 235 entre Afonso Bezerra e Macau  na comunidade de Tambaú. A estação foi construída em 1950 pelo Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, no entanto sua  inauguração só ocorreu em 23/04/1962 com a abertura do trecho entre Afonso Bezerra e Macau.
A estação recebeu o nome de um dos soldados que participaram da construção do ramal Lajes-Macau. O soldado do exército que trabalhava na construção da estação de Macauzinho morreu em um acidente entre a plataforma e a linha do trem imprensado pela locomotiva, por isso deram seu nome a estação.
Até 1979 os trens de passageiros passaram pelo ramal Lajes-Macau.A estação foi desativada e demolida após essa data.As estações intermediárias ou paradas que ficavam ao longo do ramal foram desativas e demolidas sob a alegação de serem antieconômicas.Esta estação Soldado Alberino que representa a arquitetura da década de 1950 não escapou a hecatombe que ocorreu com as demolições das paradas e estações intermediárias da EFSC.
A estação Soldado Alberino apresentava telhado em duas águas com alpendre sobre o vão central da plataforma, este alpendre era sustentado por vigas de ferro no lugar de tesouras de madeiras. Ao que tudo indica tinha uma sala destinada a agência e bilheteria e uma armazém, como é possível abstrair pela foto mostrada a baixo.


A estação Soldado Alberino
Fonte: Getúlio Moura, do livro: Um grande rio e Macau.

      Só a titulo de curiosidade o ramal Lajes-Macau começou a ser construído em 1914 pela EFCRGN a época arrendada pela firma Proença&Gouveia do engenheiro João Proença.O ramal não havia sido previsto no projeto original da EFCRGN e por isso sua construção foi muito demorada, chegou a ser interrompido na de´cada de 1920 e só retomado em 1950 pelo Batalhão de Engenharia do Exercito que concluiu as obras paralisadas.
     Entretanto, a ideia de uma ferrovia que partisse de Macau e atingisse as franjas do rio São Francisco em Cabrobó-PE data desde 1889 quando os moradores de Macau fizeram um abaixo assinado solicitando ao Imperador Dom Pedro II que se fizesse essa ferrovia para o desenvolvimento da industria salineira de Macau que reclamava por um escoamento mais eficiente da produção do sal marinho, além de ser uma obra para amenizar os efeitos da seca no interior do nordeste proporcionando emprego as muitos retirantes que fugiam da seca em busca de melhores condições de vida.
   O projeto foi abandonado pelo golpe militar da proclamação da república em 15/11/1889.Ouso dizer que se não fosse esse acontecimento o soberano magnânimo imperador brasileiro teria atendido a reivindicação do povo macauenses.

A abertura do trecho Afonso Bezerra-Macau
      Foi marcado para o dia 21/08/1960 festividades de abertura do  trafego provisório do trecho Afonso Bezerra-Macau, completando assim ligação com Natal.
         Para a solenidade chegaria em Natal um carro da administração da RFN com uma comitiva composta pela diretoria colegiada da RFFSA dentre os quais faziam parte Almir Braga, diretor, Cláudio Leiming,diretor administrativo e Noberto Paes, diretor de operações.Constavam ainda na lista da comitiva os srs. Antonio Hufo Guimarães, dr. Gurgel, dr. Genaro, Aluzio Leiming, André Carneiro Leão, dois jornalistas e mais cinco funcionários de carreira da RFFSA.
         Conforme a programação no dia 20/08/1963 as 17h00 haveria a chegada da comitiva na estação central da Sampaio Correia na Ribeira.As 20h30 um jantar oferecido pela delegacia regional da RFN na Peixada do Marcos em Areia Preta.No dia seguinte, as 04h00 a partida do trem especial para autoridades e convidados com chegada em Afonso Bezerra as 09h30. As 10h30 ocorreu a partida do trem para o percurso a ser inaugurado com chegada prevista em Macau as 12h15.As 13h00 foi oferecido um almoço pela prefeitura, industriais e comerciantes no Lions Club  de Macau.O regresso da comitiva foi as 15h00 com chegada prevista a Natal as 22h00.(Diário de Natal, 20/08/1960,p.8).
   O trecho inaugurado foi construído pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército e seria entregue oficialmente ao público no dia 01/09/1960. O trecho tinha 93 km de extensão entre Lajes e Macau.
    Nesse trecho foram inauguradas duas estações a de Monsenhor Honório e Soldado Alberino.
     Os trens partiam de Lajes as segundas, quartas e sextas as 12h00 chegando a estação de Macau as 14h55. 
     Segundo o jornal Última Hora em 1963 novos contratos com entre os salineiros e a RFFSA e o disciplinamento dos processos de arrecadação, elevaram os rendimentos mensais das estações de Macau e Soldado Alberino para Cr$ 7 milhões e Cr$ 5 milhões respectivamente.Estas estações operavam anteriormente com uma receita mensal  aproximada de Cr$ 100.000.(Ultima Hora, 14/11/1963,p.5).



Fonte: Diário de Natal, 20/08/1960,p.8.Ultima Hora, 14/11/1963,p.5.