A estação ferroviária
Soldado Alberino fazia parte do Ramal de Macau e estava localizada no km 235
entre Afonso Bezerra e Macau na
comunidade de Tambaú. A estação foi construída em 1950 pelo Batalhão de
Engenharia e Construção do Exército, no entanto sua inauguração só ocorreu em 23/04/1962 com a
abertura do trecho entre Afonso Bezerra e Macau.
A estação recebeu
o nome de um dos soldados que participaram da construção do
ramal Lajes-Macau. O soldado do exército que trabalhava na construção da
estação de Macauzinho morreu em um acidente entre a plataforma e a linha do trem
imprensado pela locomotiva, por isso deram seu nome a estação.
Até
1979 os trens de passageiros passaram pelo ramal Lajes-Macau.A estação foi
desativada e demolida após essa data.As estações intermediárias ou paradas que
ficavam ao longo do ramal foram desativas e demolidas sob a alegação de serem antieconômicas.Esta
estação Soldado Alberino que representa a arquitetura da década de 1950 não
escapou a hecatombe que ocorreu com as demolições das paradas e estações
intermediárias da EFSC.
A
estação Soldado Alberino apresentava telhado em duas águas com alpendre sobre o
vão central da plataforma, este alpendre era sustentado por vigas de ferro no lugar
de tesouras de madeiras. Ao que tudo indica tinha uma sala destinada a agência
e bilheteria e uma armazém, como é possível abstrair pela foto mostrada a
baixo.
A estação Soldado Alberino
Fonte: Getúlio Moura, do livro: Um grande rio e Macau. |
Só a titulo de curiosidade o ramal Lajes-Macau começou a ser construído em 1914 pela EFCRGN a época arrendada pela firma Proença&Gouveia do engenheiro João Proença.O ramal não havia sido previsto no projeto original da EFCRGN e por isso sua construção foi muito demorada, chegou a ser interrompido na de´cada de 1920 e só retomado em 1950 pelo Batalhão de Engenharia do Exercito que concluiu as obras paralisadas.
Entretanto, a ideia de uma ferrovia que partisse de
Macau e atingisse as franjas do rio São Francisco em Cabrobó-PE data desde 1889
quando os moradores de Macau fizeram um abaixo assinado solicitando ao
Imperador Dom Pedro II que se fizesse essa ferrovia para o desenvolvimento da
industria salineira de Macau que reclamava por um escoamento mais eficiente da
produção do sal marinho, além de ser uma obra para amenizar os efeitos da seca
no interior do nordeste proporcionando emprego as muitos retirantes que fugiam
da seca em busca de melhores condições de vida.
O projeto
foi abandonado pelo golpe militar da proclamação da república em
15/11/1889.Ouso dizer que se não fosse esse acontecimento o soberano magnânimo
imperador brasileiro teria atendido a reivindicação do povo macauenses.
A
abertura do trecho Afonso Bezerra-Macau
Foi marcado para o dia 21/08/1960
festividades de abertura do trafego provisório
do trecho Afonso Bezerra-Macau, completando assim ligação com Natal.
Para a solenidade chegaria em Natal um
carro da administração da RFN com uma comitiva composta pela diretoria
colegiada da RFFSA dentre os quais faziam parte Almir Braga, diretor, Cláudio
Leiming,diretor administrativo e Noberto Paes, diretor de operações.Constavam
ainda na lista da comitiva os srs. Antonio Hufo Guimarães, dr. Gurgel, dr.
Genaro, Aluzio Leiming, André Carneiro Leão, dois jornalistas e mais cinco
funcionários de carreira da RFFSA.
Conforme a programação no dia
20/08/1963 as 17h00 haveria a chegada da comitiva na estação central da Sampaio
Correia na Ribeira.As 20h30 um jantar oferecido pela delegacia regional da RFN
na Peixada do Marcos em Areia Preta.No dia seguinte, as 04h00 a partida do trem
especial para autoridades e convidados com chegada em Afonso Bezerra as
09h30. As 10h30 ocorreu a partida do trem para o percurso a ser inaugurado com
chegada prevista em Macau as 12h15.As 13h00 foi oferecido um almoço pela
prefeitura, industriais e comerciantes no Lions Club de Macau.O regresso da comitiva foi as 15h00
com chegada prevista a Natal as 22h00.( Diário de Natal, 20/08/1960,p.8).
O trecho inaugurado foi construído pelo
3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército e seria entregue
oficialmente ao público no dia 01/09/1960. O trecho tinha 93 km de extensão
entre Lajes e Macau.
Nesse trecho foram inauguradas duas
estações a de Monsenhor Honório e Soldado Alberino.
Os trens partiam de Lajes as segundas,
quartas e sextas as 12h00 chegando a estação de Macau as 14h55.
Segundo o jornal Última Hora em 1963 novos contratos com entre os salineiros e a RFFSA e o disciplinamento dos processos de arrecadação, elevaram os rendimentos mensais das estações de Macau e Soldado Alberino para Cr$ 7 milhões e Cr$ 5 milhões respectivamente.Estas estações operavam anteriormente com uma receita mensal aproximada de Cr$ 100.000.( Ultima Hora, 14/11/1963,p.5).
Segundo o jornal Última Hora em 1963 novos contratos com entre os salineiros e a RFFSA e o disciplinamento dos processos de arrecadação, elevaram os rendimentos mensais das estações de Macau e Soldado Alberino para Cr$ 7 milhões e Cr$ 5 milhões respectivamente.Estas estações operavam anteriormente com uma receita mensal aproximada de Cr$ 100.000.(
Fonte: Diário de Natal, 20/08/1960,p.8.Ultima Hora, 14/11/1963,p.5.
Parabéns amigo, essas informações nos trás grandes lembranças.
ResponderExcluirGrato caríssimo. Abraço.
Excluiresse seu relato me faz viajar no tunel do tempo , em 1985 eu trabalhei na manutençao no ramal afonso bezera até macau, neste perildo o trem trasportava o sal de macau até o recife .
ResponderExcluiresse seu relato me faz viajar no tunel do tempo , em 1985 eu trabalhei na manutençao no ramal afonso bezera até macau, neste perildo o trem trasportava o sal de macau até o recife .
ResponderExcluirExato
Excluirfico lendo o seu relato, e faço uma viagem no tunél do tempo, mais precisamente em 1985 quando trabalhei na manutençao do ramal , macau, afonso bezerra , vc estar de parabém por fazer esse resgate .
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