domingo, 28 de janeiro de 2018

A INAUGURAÇÃO DO TRECHO ENTRE TAIPU E BAIXA VERDE




        Eis a baixo o relato da inauguração do trecho da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte entre Taipu e Baixa Verde conforme publicado no jornal A República em 13/10/1910, p.1:

        As 07h30 partiu de Natal o trem inaugural conduzindo além do Dr. Alberto Maranhão, Governador do Estado, Drs. Costa Junior e Décio Fonseca, engenheiro chefe e subchefe, da firma construtora, respectivamente, e comissão fiscal do governo formada composta do Drs. Veras, Benevides e Cartaxo, grande número de convidados, representando esta folha o nosso companheiro Dr. Salomão Filgueira.
         No Ceará-Mirim o trem recebeu ainda muitos excursionistas, chegando a Baixa Verde, a estação a ser inaugurada As 11h15 ao espocar de uma grande girandola de foguetes.
         No trecho inaugurado o trem se deteve por várias vezes, a fim de serem admirados os trabalhos realizados ao longo da linha que são numerosos.
        A obra de arte mais importante do trecho é a ponte sobre o rio Ceará-Mirim com cinco vãos de 30 metros cada um, formando um vão de 150 metros. Os encontros e os pilares são construídos de alvenaria ordinária rejuntada, sendo de cantaria os capeamentos e pedras de
viga. Na altura de 6 metros está assentada a superestrutura metálica.
        Existe ainda no trecho inaugural um aponte de 8 metros sobre o rio Bravo, 2 pontilhões sobre o riacho Carrapicho e Salambaia [Sic] e 37 bueiros todos construídos de pedra e dois açudes que foram construídos ao longo da linha, sendo que o situado em Melancias tem bastante água.
     Cerca do meio-dia, num galpão rustico, armado a beira da estrada foi servido um opíparo banquete aos convidados. Au champagne , ergueu-se o Dr. Sá e Benevides, da comissão fiscal e declarou inaugurada a estação de Baixa Verde.
        O discurso do Dr. Benevides foi entusiástico, salientando o esforço da firma
construtora em prol do progresso riograndense e sábia orientação dos políticos de nossa terra Dr. Alberto Maranhão e Tavares de Lyra, aos quais saudou.O Dr. Alberto Maranhão pronunciou em seguida eloquentes palavras de aplauso aos engenheiros da Estrada de Ferro Central.
    Foram erguidos vários brindes, do Dr. Virgilio Bandeira ao Dr. Alberto Maranhão e Tavares de Lyra, do Dr. Décio Fonseca agradecendo em nome da empresa Dr. Alfredo Arduini, ao Dr. João Proença, etc.
       O trem, terminando o almoço regressou a estação da Coroa, onde chegou as 17h30. Era grande a concorrência de povo em Baixa Verde notando-se geral contentamento pela inauguração.
       O trem inaugural achava-se festivamente ornamentado sendo puxado pela grande locomotiva 'Afonso Pena' com a velocidade de 15 km/h.
        A empresa pretende inaugurar em dezembro mais um grande trecho.

Fonte: A República, 13/10/1910, p. 1.
        

Notas: 
       A época a palavra champagne ainda não havia sido aportuguesada, razão pela qual foi grafada a expressão em francês do qual deriva.
      O riacho Salambaia, se refere a Samanbaia, devido ter ocorrido erro de tipografia.
     A ponte sobre o rio Ceará-Mirim cuja a descrição foi feita é a ponte do distrito do Umari em Taipu.
   A tese de que a estação de Baixa Verde teria sido inaugurada improvisadamente num vagão de trem não se sustenta conforme visto no relato a cima, pois não teria sentido haver uma festa solene para se inaugurar uma estação provisória num vagão de trem tendo sido inclusive convidado o governador do estado, além disso, o governo federal não autorizaria a inauguração de uma obra provisória, pois segundo o contrato de arrendamento as inaugurações seriam realizadas mediantes a conclusão das obras efetivamente, ao passo que seria no minimo vergonhoso para a empresa construtora convidar o governador do estado para inaugurar uma obra provisória e improvisada.

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