sexta-feira, 18 de maio de 2018

TAIPUENSES ILUSTRES. PADRE JOÃO BORGES DOS SANTOS FILHO



 Na nossa série sobre taipuenses que se destacam ou se destacaram pelo Brasil a fora apresentamos a seguir a biografia de um taipuense que se destaca na atualidade na diocese de Juazeiro-BA, diocese e cidade banhada pelo rio São Francisco.Trata-se do padre  João Borges dos Santos Filho.
Natural  de Taipu-RN, o padre João Borges dos Santos Filho nasceu e cresceu na Rua São Francisco.
Padre João Borges dos Santos Filho nasceu no dia 04 de agosto de 1968. Foi batizado no dia 17 de agosto do mesmo ano, na matriz de Nossa Senhora do Livramento em Taipu-RN. Fez a 1ª Eucaristia no dia 25/11/1976 na Matriz de Taipu-RN. Foi Crismado na Capela do Coração de Jesus na cidade de Poço Branco-RN; no dia 26/10/1987.
Filho de João Borges dos Santos e Maria Guedes do Carmo. Ele funcionário Público Estadual, lotado no DER e ela agricultora. Padre João Borges tem 12 irmãos: 06 homens e 06 mulheres. Iniciou seus estudos aos 07 anos na Escola Estadual Profª Clotilde de Moura em Taipu-RN. O 2º grau, 1º e 2º ano do Magistério, foi na Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha em Taipu-RN. A conclusão foi na Escola Cenecista Nestor Marinho em Nova Cruz-RN; no Seminário menor da Arquidiocese de Natal, no ano de 1988.
Em 1989 iniciou a filosofia pelo Seminário maior Arquidiocesano de Natal. Em 1990 saiu do seminário para ajudar a família. Trabalhou no supermercado Nordestão em Natal e em 1991 lecionou em Taipu e Poço Branco-RN. Lecionou nas Escolas: Escola Estadual Profª Clotilde de Moura em Taipu-RN, na Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha em Taipu-RN, na Escola Joaquim Nabuco em Taipu e em Escolas de Poço Branco-RN. Também trabalhou por 05 anos como Professor e assessor na Prefeitura Municipal de Taipu.
Entrou no Seminário Arquidiocesano de Natal em 1988, onde ficou dois anos. Em 1996 volta ao seminário, agora como Religioso de São Vicente de Paulo em São Gonçalo do Amarante-RN. Em São Gonçalo do Amarante foi Aspirante nesta Congregação e se dedicou ao trabalho Pastoral com a Juventude da Paróquia, assessorando os grupos da PJMP. “Tempo de muita atividade. Uma efervescência da Juventude”, conta o Pe. João Borges.
No ano de 1997 foi transferido para João Pessoa/PB como Postulante na Congregação onde deu continuidade aos estudos filosóficos no SAPIC: Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Morou no Centro de João Pessoa, próximo a Catedral Metropolitana da Paraíba.
 No ano de 1998 se transferiu para a Diocese de Juazeiro/BA, continuando a estudar no SAPIC a Teologia. Formado em Filosofia e Bacharel em Teologia. 
No ano de 2001 foi ordenado Diácono em Pilão Arcado/BA, no dia 12 de junho. Em 2001 foi morar no Seminário Arquidiocesano de Bayeux-PB, onde acompanhava os seminaristas nos estudos de filosofia.
Em 2002 fez estágio Diaconal em Pilão Arcado-BA, onde foi ordenado Presbitério em 12 de junho pelo Bispo D. José Rodrigues de Souza.
Celebrou sua primeira Missa na Matriz de Nossa Senhora do Livramento em Taipu-RN, no dia 21 de junho de 2002. Lembrou  o Pe. João Borges que o Pároco de Taipu á época era Pe. Claudio Régio da Silva Bezerra, que organizou uma festa lindíssima e o Sr. Aluisio Viana de Miranda recepcionou a todos com um jantar em sua residência.
Participaram da primeira Missa do Pe. João Borges dos Santos Filho, 17 padres concelebrantes de Natal, João Pessoa-PB e da Bahia e 32 seminaristas vindo de diversas Dioceses. O povo de Deus de Taipu, Poço Branco, Natal, Touros, Caraúbas e diversas outras comunidades estiveram presentes.
D. José Rodrigues o nomeou vigário de Casa Nova-BA, tomando posse no dia 01 de julho de 2002 naquela cidade, sendo esta sua primeira paróquia com padre ordenado.
Ficou em Casa Nova até o dia 02 de junho de 2006, “04 anos de muito trabalho, com a graça de Deus e ajuda dos cristãos disse o Pe. João Borges. Em sua missão em Casa Nova-BA conseguiu vários terrenos para construções de Igreja e salões paroquiais, tanto na sede como na zona rural de Casa Nova.
Transferido Sento-Sé-BA ali tomou posse na paróquia no dia 03 de Junho como Pároco, ficando como pároco de Sento-Sé até 01 de agosto de 2016.
A marca do Padre João Borges é trabalho. Em 10 anos como pároco de Santo Sé fez as seguintes construções:
Ø  Construção da Igreja do Imaculado Coração de Maria no bairro Vista Bela.
Ø  Construção da Igreja da Imaculada Conceição. Bairro Tombador (Existia uma pequena capela, foi derrubada e feita à atual).
Ø  Construção do Centro de Pastoral do Bairro Tombador. Construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Bairro Cícero Borges.
Ø  Melhoria na Igreja Matriz, inclusive arrumando a sala onde funciona a Secretaria paroquial (antes era na casa paroquial).  
Ø  Recuperação e Reforma geral no Centro de Pastoral da cidade. Acimentou toda a área interna e construiu um palco para apresentações teatrais e para fazer festas da comunidade.Quando chegou na paróquia ali  funcionava o batalhão da Policia Militar.
Ø  Construção do auditório D. José Rodrigues de Souza.
Ø Construção de 02 depósitos para guardar o material da festa de São José.
Ø  Aquisição do prédio onde funciona a Pastoral da Criança.
Ø  A paróquia ganhou um terreno para construir o Centro de pastoral do Bairro Bela Vista em frente à Igreja do Bairro.
Ø Reforma geral na casa paroquial com a construção de todos os muros, acimentando todo o quintal, construção de uma cozinha para eventos, construção de 02 banheiros, colocação de 06 caixas d’água. Reforma interna na casa, pois havia 02 áreas, foi feito quartos, feito um salão no 1º andar, retirando as paredes internas no 1º andar. Construção de uma área de lazer e local para fazer reuniões. Melhorias nas garagens. Pinturas. Iluminação, etc...
Ø Reforma na Igreja da Itapera. (trabalhando para ampliação da Igreja).
Ø  Construção do Centro de Pastoral da Itapera.
Ø  Reforma da Igreja da Aldeia.
Ø  Reforma da Igreja do Pascoal/Limoeiro.
Ø  Reforma da Igreja do Tombador de Cima.
Ø  Reforma da Igreja do Retiro de Baixo.
Ø  Reforma da Igreja do Retiro de Cima.
Ø  Reforma da Igreja do Cajui.
Ø  Reforma da Igreja da Volta da Serra.
Ø  Reforma da Igreja da Ponta D’água.
Ø  Construção do Centro de Pastoral do Retiro de Baixo.
Ø Adquiriu um terreno para a construção do Centro de Pastoral do Pascoal/Limoeiro.
Ø  Adquiriu um terreno 50mX50m para construir a Igreja de Santo Argemiro no Pacoal/Limoeiro e uma área para fazer serviços comunitários no Pascoal/Limoeiro.
Ø Adquiriu um terreno para a construção do Centro da comunidade do Riacho dos Paes.
Ø  Reforma da Igreja do Riacho dos Paes.
Ø  Reforma da Igreja da Quixaba.  
Ø  Reforma da Igreja do Bazuá.
Ø  Reforma da Igreja do Piçarrão.
Ø  Reforma da Igreja do São Pedro.
Ø Reforma da Igreja do Junco incluindo a colocação do  forro.
Ø Está trabalhando na ampliação da Igreja do Piri.
Ø  Construção do Santuário de São Lourenço no Brejinho.
Ø  Construção da Igreja do Brejo da Brasida.
Ø Compra de Material litúrgico e cadeiras para todas as Igrejas.
Ø  Compra de um carro Fiat Uno ano 2006 para a paróquia.
Ø  Compra de um carro L200.
Ø  Compra de um carro Estrada, Ano 2013.
Ø  Restauração de todas as Imagens de Madeira da Matriz e varias do interior.
Ø Iniciou uma campanha para a reforma da Matriz de Sento-Sé, realizando dois bingos para a referida reforma, além das ajudas particulares.
Se somadas foram 40 obras durante o período em que atuou como pároco.
Em 2017 exerceu a função de vigário paroquial da Catedral diocesana de Juazeiro-BA.
Em 24 de fevereiro de 2018 tomou posse em Casa Nova/BA, como vigário daquele Município Baiano, com a incumbência de criar uma nova Paróquia no distrito de Pau a Pique-BA, sob a proteção de São Sebastião, Padroeiro da Área Pastoral.
Agradecemos a colaboração do padre João Borges dos Santos Filho pela solicitude em nos fornecer as informações sobre sua biografia e atuação na diocese de Juazeiro-BA, onde fazemos votos de auspiciosos êxitos em sua missão pastoral a exemplo do que já realizou em seus 16 anos de ordenação sacerdotal.







Arquivo pessoal do padre João Borges.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário