quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

SOBRE A NOVA MATRIZ DE ALEXANDRIA

 

De acordo com o jornal A Ordem era deveras animador o movimento religioso da cidade de Alexandria em torno da magnífica e oportuna ideia da construção de uma nova igreja para a Matriz da paróquia, dado o estado da então atual matriz, que era ainda muito pequena e em tipo colonial, não podia calar o espírito generoso e progressista do povo deste Município, contando com o apoio e possível auxilio do bispo da Diocese de Mossoró, dom Jaime Câmara.

A iniciativa partiu do prefeito e encontrou franco apoio de todas as classes, já tendo a subscrição em seu favor, que foi apenas apresentada no perímetro da cidade, atingindo o valor aproximado de 12:000$000.

         De acordo com o citado jornal, eram diversas as contribuições de 500$000 e 400$000, sendo notável o gesto do Sr. Elísio Maniçoba, que cedeu gratuitamente o barro para todo o tijolo da construção do edifício.

         Foi contratada e está em andamento a fabricação de 120 milheiros de tijolos para a edificação, que se iniciaria no mês de outubro do ano de 1938. (A ORDEM, 07/10/1938, p.2).

        A paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Alexandria foi criada por decreto diocesano de 25/10/1936 de Dom Jaime de Barros Câmara, primeiro bispo da diocese de Mossoró. 

                                              Aspectos de Alexandria












Nenhum comentário:

Postar um comentário