terça-feira, 19 de maio de 2015

TAIPU E SUA GENTE EM 1947

      O relato a seguir foi extraído do jornal A Ordem (19/06/1947, p.3) com o titulo ‘Taipu e sua gente’ e foi escrito por Álvaro Ferreira Neves, engenheiro agrônomo.
       Taipu é, sem favor, uma das cidades do interior  potiguar que tem o privilégio de oferecer ao turista exangue uma ambiente propicio a um descanso reparador.
       Durante o dia sua laboriosa população desloca-se para o trabalho - uns despertados pela orquestra sinfônica da passarada, aguardam os primeiros raios solares ordenhando o gado, outros afiando as ferramentas agrárias para revolver a terra dadivosa ou promover a carpa da lavoura viçosa; outros enfim apresentam-se a outros misteres, tudo porem,  se azafama ensurdecedora da capital, onde as buzinas dos automóveis, o crepitar dos trens, o barulho dos bondes etc., perturbam o sono  desgastam os nervos.
       Quando há luz elétrica ou quando a lua cheia banha os vales de luz, a vida noturna prolonga-se as nove ou dez horas da noite; em caso contrario as famílias recolhem-se as oito horas, para o dia seguinte não terem o dissabor de serem acordados pelo sol.A alimentação em Taipu é suculenta e abundante, dada a grande quantidade de leite de baixo custo, o incremento da fruticultura e a formidável cultura de milho, feijão, etc.
       O meio social de Taipu honra a qualquer centro social do país, dada a cultura patriarcal das numerosas famílias,ligada as velhas e conservadoras tradições  dos antepassados com aqueles pendores religiosos, que  é a razão de ser de todo equilíbrio bio-sociologico.As primeiras horas do dia a criançada encaminha-se ao Grupo Escolar, que  é um estabelecimento modelo no gênero, quer pela cultura e zelo  dos seus professores, quer pelas linhas majestosas e amplas do seu prédio, dotado de abundantes e moderno material escolar, e cuja  visita proporcionou-me verificar o seguinte: É dirigido pela distinta professora Odila da Silva Leite,que tem como  auxiliares as professora Leonor Soares Ribeiro e Alzira Soares. Alem de diretora acumulava o cargo de professora de 3º e 4º anos com 36 alunos matriculados de ambos os sexos, a professora Alzira lecionava nas turmas de 1º e 2º anos com 54 alunos matriculados.
       A professora Alzira está esperando a nomeação para orientar o curso de alfabetização, aguardada com entusiasmo cívico  da população local”, já a professora Leonor Soares Ribeiro lecionava na turma  de 5º ano com 12 alunos matriculados de ambos os sexos.O prédio é dotado de espaço para recreio separado, e de um belo palco para encenações infantis.Todos de acordes em afirmar que o atual diretor de ensino no Estado professor Severino Bezerra vem  se desdobrando em dinamismo invulgar para  dotar o ensino primário de todos os recursos,  para o que vem empregando todo o vigor  de sua invejável capacidade técnico-profissional.Houve mesmo, quem dissesse: -Nuca se viu produzir tanto com tão pouco.
       O prefeito  municipal Luis Gomes da Costa  vem se desdobrando para  manter em ordem as finanças de sua Comuna, procurando fazer alguns serviços dentro das verbas orçamentárias.Está em projeto a arborização  sistemática das ruas e praças da Cidade bem como a imediata construção de um bosque florestal, ao lado de outras obras de  conservação.

       O prédio da prefeitura apesar de pequeno foi construído obedecendo a moderno projeto arquitetônico com majestosas linhas exteriores. Os serviços administrativos funcionam em dois expedientes. O cartório judiciário  está a cargo do escrivão Tamires Miranda que é um distinto cidadão, o juiz municipal é o Dr. Custódio Toscano de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário