segunda-feira, 11 de maio de 2015

Instalação da cidade de Taipu-RN




          Foi publicado no jornal A Ordem em 07/05/1938 a noticia da instalação da cidade de Taipu que havia sido elevado a essa condição pelo decreto estadual nº 457 de 29/03/1938 assinado pelo governador Rafael Fernandes.Eis a baixo o teor da matéria publicada no referido jornal: “Com o comparecimento de todas as autoridades e grande número de pessoas gradas realizou-se ontem as 13 horas uma reunião no edifício da Prefeitura Municipal, que sob a presidência do Sr. Rosendo Leite da Fonseca, prefeito municipal, teve por fim a instalação da cidade, em virtude do Decreto Estadual nº 457 de 29 de março ultimo".
       Após o a solenidade de instalação da cidade, se seguiu a inauguração do salão nobre da prefeitura e da aposição do retrato oficial do Presidente da República, Getúlio Vargas, retrato esse que fora oferecido pelo Serviço de Divulgação  da Propaganda de Policia do Distrito Federal.
       A propósito do acontecimento, falou na qualidade de oradora oficial  Nair Trindade Moraes, diretora das Escolas Reunidas Joaquim Nabuco, cujo discurso foi muito aplaudido.Em seguida "foi oferecido aos presentes  um copo de cerveja aos terminado a festa na mais perfeita cordialidade".
   A solenidade de instalação da cidade de Taipu  ocorreu em 02/05/1938.Doravante a sede municipal, até aquela data tinha o predicativo de vila, foi alçada a categoria de cidade.Como vila a sede municipal permaneceu de 03/04/1891 até a data a cima já citada, ou seja, 02/05/1938, sendo assim, 47 anos na condição de vila.Em 2018 se comemora o 80º ano de elevação a categoria de cidade de Taipu.
      A baixo a foto oficial de Getúlio Vargas enviado a Taipu pelo Serviço de Divulgação da Propaganda do Distrito Federal ( Rio de Janeiro) para a instalação da cidade de Taipu alçada agora a condição de "urbs fluvios grandensis".



Fonte: Wikipédia.





Aspecto urbano de Taipu, 2010.Foto: Autoria desconhecida.



Aspectos urbanos de Taipu, 1965.Foto: Teresinha Dias da Silva.




Fonte: Jornal A Ordem, Natal-RN, 07/05/1938 p.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário