A desobstrução do rio Ceará-Mirim foi uma obra da Inspetoria de Obras Contra as Secas-IFOCS, atual DNOCS ( departamento Nacional de Obras Contra as Secas) na 2ª seção de Natal no ano de 1910 para aproveitamento das águas e uso racional das terras do vale cujo produtores do vale do rio Ceará-Mirim reclamavam das constantes inundações no vale.
Visita do governador Alberto Maranhão ao rio Ceará-Mirim
Na foto a cima vê-se o governado Alberto Maranhão em visita de inspeção as obras de desobstrução do rio Ceará-Mirim em 1910.Na época da visita o canal provisório tinha 0,80cm de profundidade e 9,0m de largura e
1,8 km de extensão. A obra tinha por finalidade o rompimento da coroa dos Passarinhos para o escoamento do bacia
do Periperi.A coroa dos Passarinhos era um dique natural que represava as águas
do rio por muitos quilômetros o que impedia o aproveitamento de grande extensão
das terra férteis do vale
Aspectos da obras do canal do rio Ceará-Mirim
Aspecto do canal aberto pela IFOCS. O canal foi aberto para o escoamento das águas do rio Ceará-Mirim e tinha 6
km de extensão, 20 metros de largura e 1,40 metros de profundidade em média.
Aspectos do canal do rio Ceará-Mirim
Na foto um turma de 60 operários que trabalharam na obra da
abertura do canal, aqui na margem esquerda do rio.
Visita de inspeção as obras do canal do rio Ceará-Mirim
Visita as obras de abertura do canal do rio Ceará-Mirim na
imagem aparecem o engenheiro chefe Júlio
Praxedes, engenheiro encarregado da obra R. Pereira Da Silva e o governador
Alberto Maranhão.A foto
foi tirada na reta do canal no lugar denominado ponte.
Fonte: Arquivo Nacional.
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