A seguir mostraremos os projetos para a
nova catedral de Natal que não foram executados. De inicio cumpre
lembrar que todos o desenhos são de autoria de Jônatas Rodrigues que os fez a
partir das imagens por nós encontradas nos jornais da época, caso sejam
reproduzidos a ele deve ser dado o crédito das imagens.
PROLEGÔMENOS
A diocese de Natal foi criada pelo Papa Pio X em 29.12.1909, seu
primeiro bispo foi Dom Joaquim Antônio de Macedo, potiguar de Goianinha,
transferido de Teresinha onde foi empossado como primeiro bispo do Piauí,
igualmente o foi no estado potiguar.
Geralmente quando se é criada uma diocese a igreja matriz é
elevada a categoria de catedral, assim o foi com a igreja matriz de Nossa
Senhora da Apresentação situada a praça André de Albuquerque na Cidade Alta em
Natal.Esta é a igreja mais antiga de Natal, tendo sua construção iniciada ainda
século XVIII.Já no inicio do século XX a cidade de Natal revela um aumento
populacional e socioeconômico, porém, as igrejas da capital potiguar
tornavam-se diminutas para acolher as pessoas.
O padre João Maria Cavalcanti de Brito, ou só como
é conhecido pe. João Maria, o santo de Natal, iniciou em 1902 a construção da
nova matriz de Natal, maior, mais elegante e capaz de tornar-se em anos
vindouros a maior igreja de Natal segundo o sonho do referido sacerdote.
Evidentemente não se tratava de um catedral pois
até a morte do pe. João Maria em 1905 a diocese não havia sido criada, coisa
que só ocorreu 4 anos mais tarde, no entanto essa igreja seria a nova catedral
do bispado.
A construção foi interrompida com a morte do pe.
João Maria e suas paredes e colunas foram vistas até meados de 1925 quando Dom
José Pereira dos Santos, 3º bispo de Natal autorizou sua demolição para ali na
praça Pio X erguer a nova catedral de Natal.
A
NOVA CATEDRAL
A nova catedral de Natal começou a ser idealizada com a
posse de Dom Antonio dos Santos Cabral, 2º bispo da diocese de Natal, que
revelou ao povo potiguar a necessidade de se construir uma nova catedral dado
as circunstâncias da catedral que se tornava pequena para o povo e porque o
povo potiguar merecia uma igreja maior e altura das demais dioceses
brasileiras.
Dom Antônio dos Santos Cabral criou a comissão de
construção da nova catedral, iniciou as campanhas e convidou o engenheiro
Carvalho Miranda, chefe da comissão de melhoramentos do porto de Natal para
fazer a planta da nova catedral. o projeto porém, foi interrompido coma
transferência de dom Antônio Cabral para a diocese de Belo Horizonte-MG.Não
encontramos nenhum imagem do projeto, o mais provável é que se trata-se de uma
igreja em estilo neoclássico bem ao gosto da época, inicio dos anos 1920 em que
predominavam o gosto arquitetônico pelo eclético e o clássico.
A
CATEDRAL GÓTICA
O projeto de uma catedral em estilo neogótico foi de Dom
Marcolino Dantas que encomendou o projeto ao engenheiro George Munier, francês
residente em Recife. O projeto foi apresentado em 1933.
Nesse projeto a Nova Catedral apresentava uma igreja
em forma de cruz, em estilo neogótico e inspirado na catedral de Colônia na
Alemanha e semelhante a catedral de Fortaleza-CE obra do mesmo arquiteto.
A benção solene da pedra fundamental dessa catedral foi
dada por Dom Marcolino Dantas no dia 03/10/1933.Seria uma igreja monumental de
grandes proporções, com duas torres de 70 metros de altura e a igreja com 92
metros de comprimento e 44 metros de largura.
A pedido do bispo Dom Marcolino Dantas foi adotado um
estilo gótico modernizado, mas sem perder as características do estilo clássico
da Idade Média para a Nova Catedral segundo explicou o arquiteto George Munier
ao apresentar seu projeto a imprensa de Natal.
A Catedral negótica
Apesar de sua grande beleza estética e sua suntuosidade
arquitetônica o projeto da catedral gótica de Natal não chegou a ser
concretamente executado tendo a ideia ficada em latência durante as décadas
seguintes.
A
CATEDRAL NEORROMANA
Um novo projeto apresentado em 1955 substituiu a
arquitetura gótica pela neorromana para a nova catedral de Natal.
Com capacidade para acomodar até 6.000
pessoas ssse projeto para a nova catedral de Natal coube ao arquiteto Calixto
de Jesus Neto, o mesmo que havia projetado a Basílica de Aparecida-SP.
De
acordo com o projeto do arquiteto Calixto de Jesus Neto, a catedral seria
construída em forma de cruz e ornamentada com duas torres, porta principal,
batistério, altares laterais, altar-mor no centro da nave com visão de qualquer
ângulo, coro, sacristia, capela do Santíssimo Sacramento.
A
igreja teria capacidade para 2.000 pessoas sentadas e 4 mil em pé.
Suas proporções seriam de 80m de comprimento por
72m de largura. Na frente seria feito um jardim para ornamentar o espaço
externo da catedral.
Foi incluso ainda no projeto a construção do
palácio arquiepiscopal anexo ao corpo da catedral.
A Catedral neorromana
As obras dessa catedral chegaram a ser iniciadas,
mas com as diretrizes do Concilio Vaticano II a Arquidiocese de Natal assumiu
outras prioridades voltada ao social e a construção da nova catedral foi posta
em segundo plano.
Já em finais da década de 1960 a ideia volta a ser
discutida com o arcebispo Dom Nivaldo Monte, dessa vez já com a predominância
de projetos modernos para a nova catedral.
A
CATEDRAL 'GINÁSIO DE ESPORTES'
Um dos primeiros projetos modernos para a
construção da Nova Catedral de Natal foi apresentado pelos alunos do curso de
engenharia em 1967[1],
de inicio agradando ao arcebispo metropolitano dom Nivaldo Monte.
A concepção arquitetônica era semelhante ao
Palácio dos Esportes de Natal, localizado na Praça Pedro Velho, esse projeto
foi de pronto contestada pela opinião pública e pelos arquitetos.
Nesse projeto a nova catedral seria construída em
estruturas metálicas medindo 40 metros de largura por 60 metros de comprimento
e teria capacidade para até 3.000 pessoas.
Segundo a concepção arquitetônica desse projeto a
Nova Catedral de Natal se assemelharia a três dunas em referencia a uma
peculiaridade geográfica da capital potiguar, que é ser circundada por dunas
marinhas e serviria de panorama de fundo que se encaixaria na paisagem da
cidade.
As dimensões técnicas dessa catedral seriam: o
primeiro bloco e o posterior teriam 40 metros de largura por 35 de comprimento
e 18 de altura; o segundo 30 metros de largura por 20 de comprimento e 13 de
altura e o menor que seria a frente da igreja teria 10 metros de largura por 10
de comprimento e 8m de altura.
A Catedral 'ginásio de esportes'
Críticas
ao projeto
As críticas ao projeto moderno para a Nova Catedral
começaram por se constituir algo inusitado em se tratando de igreja, pois Natal
era uma cidade histórica embora acompanhasse a época o surto de desenvolvimento
por qual passava o país, ainda havia na capital potiguar o sentimento de
evocação ao passado em seus monumentos históricos.
Ademais não havia nenhuma igreja em estilo
moderno em Natal, a primeira seria justamente a catedral, razão pela qual o
estranhamento de muitos.
Segundo as criticas feitas a esse projeto haveria
um galpão e não um templo. Já para o clero da arquidiocese que tentava
amenizar o debate acalorado sobre o assunto da nova catedral o projeto se
enquadrava na paisagem de Natal, pois, lembrava as dunas que circundavam a
capital potiguar.
A
CATEDRAL PIRÂMIDE
Este novo projeto foi de autoria do arquiteto João
Mauricio Miranda em 1968 e segundo o qual a catedral seria construída em
concreto armado com uma cúpula sextonada de 17 metros de altura.
Ao lado da entrada principal ficaria o batistério e
um recinto para a administração dos serviços religiosos, nas laterais ficariam
capela para a padroeira, outra para o santíssimo e outra para celebrações
menores como batizados, casamentos etc.
Haveria ainda um salão para festas
religiosas, além das sacristias. Abaixo ficaria a cripta para sepultamento dos
bispos da Arquidiocese e outras autoridades religiosas.
A catedral teria três entradas, sendo a principal
em rampa, a nave central ficaria com cota menos de 3 metros. No interior
haveria apenas uma mesa de mármore e um crucifixo situado em semicírculo em
torno do altar.
De inicio as criticas ao projeto de João Mauricio
Miranda vieram dos padres que constataram o alto custo da obra
avaliado em NC$ 1.000.000 (1 milhão de cruzeiros novos), diante disso o projeto
teve que ser interrompido ainda na primeira etapa fazendo-se a opção pelos
‘galpões’ (DIÁRIO DE NATAL, 1968, p. 8).
O arquiteto João Mauricio pro sua vez criticava os
projetos escolhidos pela arquidiocese por se assemelhassem a estruturas de
fábricas e ginásios esportivos em suas estruturas de arcos e segundo ele a
arquitetura de uma catedral implicaria em arte e como tal deveria ser um marco
de uma geração, por isso não entendia ele o por que de um projeto ser aceito
sem nenhum valor artístico como o fora o escolhido pela arquidiocese externando
assim sua insatisfação diante da exclusão de seu projeto.
A Catedral pirâmide
O projeto do
arquiteto João Mauricio foi excluído embora fosse dentre os projetos apresentados
anteriormente o que foi considerado como sendo o melhor para ser executado
segundo a opinião dos arquitetos e de ser aprovado pelo clero da arquidiocese o
projeto foi recusado sob a justificativa de que seria muito caro.
A
CATEDRAL SUBTERRÂNEA
O segundo projeto modernista para a Nova Catedral
de Natal foi um anteprojeto apresentado a arquidiocese por Luciano Toscano em
1971.
Nesse projeto a obra seria dividida em três
pavimentos, sendo o primeiro a uma profundidade de 1,40m, onde na parte da
frente seria construída a cúria metropolitana, ficando a igreja propriamente
dita na parte de trás.
O segundo pavimento compreenderia um platô em
cimento armado a 2,60m acima do solo.
Já o terceiro pavimento compreenderia a torre ao
estilo da catedral de Brasília, com altura de 26 metros e uma cruz de 7 metros
sobre ela plantada.
O projeto foi orçado em 2 milhões de cruzeiros, dos
quais 700 mil só de cimento armado.
Seria um projeto ousado e excêntrico e por isso as
criticas não lhe foram poupadas como nos projetos anteriores.
A Catedral subterrânea
As
criticas ao projeto de Luciano Toscano
Esse projeto foi inicialmente vetado pela
prefeitura justificando que a ocupação de todo o terreno da Praça Pio X
prejudicaria a visão urbanística da cidade
O idealizador do projeto se esqueceu de levar em
conta o calor sufocante da capital potiguar na hora de elaborar seu projeto de
uma catedral subterrânea, onde se teria que ser feito um dispendioso sistema de
ventilação para os fiéis não morrerem sufocados pelo calor sem contar que seria
inapropriada para a realização dos atos litúrgicos.
Outra
crítica que recebeu o anteprojeto da Nova Catedral era que ela se assemelhava a
catedral de Brasília, porém, sem os raios com a cúpula, seria achatada e feia,
As salas destinadas a administração da Cúria
Metropolitana eram demasiadas pequenas e se assemelhavam a biombos,
contrariando a moderna arquitetura.
O órgão responsável da prefeitura estava inclinado
a vetar o projeto por entender que a ocupação de toda a área da Praça Pio X
como previa o anteprojeto prejudicaria a visão urbanística do centro da cidade.
Outro
problema para o projeto era que seu autor não era arquiteto e sim desenhista,
esse fato que só chegou ao conhecimento do arcebispo depois da apresentação do
anteprojeto e isso impedia a tramitação do projeto nos órgãos competentes da
prefeitura de Natal.Diante desses imbróglios o projeto de Luciano Toscano da
Catedral subterrânea de Natal foi rejeitado.
HABEMUS CATEDRALLI
Só para não deixar o dileto leitor na curiosidade resolvemos por neste apêndice a catedral atual de Natal.
Após rejeitados todos os projetos mostrados a cima em 1972 um projeto do arquiteto Marconi Grevi foi aprovado para ser a nova catedral de Natal.
Segundo a concepção do autor do projeto a catedral tem forma trapezoidal lembrando uma tenda em alusão aos primitivos templos do povo hebreu.A fachada é rebaixada e ao adentrar o templo as colunas se elevam, segundo o arquiteto para o infinito que é Deus.
A igreja é constituída em uma nave única com altar central circular, tem capacidade para até 3.000 pessoas. Foi iniciada em 1974 e inaugurada em 21.11.1988.Se situa na confluência das avenidas Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e as ruas Apodi e Mossoró no centro de Natal.
Catedral metropolitana de Natal
Fonte: do autor, 2018. |
Assim como os demais projetos esse do arquiteto Marconi Grevi não escapou as críticas e as pilhérias do povo potiguar, sobretudo os natalenses, que a chamava de 'tobogã' devido sua arquitetura.Devido a demora na conclusão das obras, que levou 18 anos pare ser finalizada entres os jovens se dizia que só se casariam quando a catedral fosse inaugurada.
Outro gracejo sobre a catedral eram as apostas para vê quais obras ficariam prontas primeiro,se a nova catedral ou estado de futebol iniciado no mesmo, ironicamente o estádio Machadão foi inaugurado em 1972 ano em que o projeto de Marconi Greve foi aprovado.
Já o ex padre José Luis da Silva dizia que a nova catedral era “uma espécie de Via Costeira de Deus: cara, bonita, suntuosa, demorada, útil apenas para alguns” (O POTI, 1979, p.22), a comparação das obras da Nova Catedral com as da Via Costeira em Natal, se deu porque ambas as obras pareciam não ter fim e de utilidade duvidosa para toda a população.
Há quem goste, há quem não, o fato é que esta é a catedral metropolitana de Natal até os dias atuais.
Outro gracejo sobre a catedral eram as apostas para vê quais obras ficariam prontas primeiro,se a nova catedral ou estado de futebol iniciado no mesmo, ironicamente o estádio Machadão foi inaugurado em 1972 ano em que o projeto de Marconi Greve foi aprovado.
Já o ex padre José Luis da Silva dizia que a nova catedral era “uma espécie de Via Costeira de Deus: cara, bonita, suntuosa, demorada, útil apenas para alguns” (O POTI, 1979, p.22), a comparação das obras da Nova Catedral com as da Via Costeira em Natal, se deu porque ambas as obras pareciam não ter fim e de utilidade duvidosa para toda a população.
Há quem goste, há quem não, o fato é que esta é a catedral metropolitana de Natal até os dias atuais.
[1] Os
jornais por nós consultados não dizem qual era a instituição a qual tais alunos
eram ligados, supomos que seja a faculdade arquitetura de Pernambuco para onde a
maioria dos estudantes potiguares iam estudar no período citado.
Modernidade triste, que acabou com o sagrado, belo e moral. Não existe sacralidade em uma pista de skate.
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