Em 1972 ocorreu
um acidente na ponte do Umari em Taipu
com um trem de misto (cargas e passageiros) da RFFSA que foi considerado um dos mais graves já
ocorrido no Rio Grande do Norte.Eis como se deu o ocorrido segundo foi
publicado no jornal Diário de Natal.
O acidente
O trem PN-11 da RFFSA partiu de
Natal em 17/05/1972 com destino a Macau, naquele dia o trem partiu com um
atraso de 6 horas (normalmente saia as 07h00), devido a um acidente no km 6,
nas Quintas, Natal com outro trem de passageiros causado pelos trilhos molhados
da chuvas que caiam naquele dia e que foram apontados como a causa do acidente.
As 13h00 partiu então o trem de
Natal com destino a Macau.As 15h00 na pequena curva existente antes de chegar a
ponte do Umari ocorreu o descarrilamento dos três últimos carros de passageiros
do trem, a locomotiva e os demais vagões ficaram presos a estrutura metálica da
ponte.O trem estava sendo conduzido pelo maquinista Severino Mariano e auxiliado por José Odon que não ficaram
feridos no acidente.
As causas do acidente
As causas do acidente foram atribuídas
as fortes chuvas que ocorreram na região as quais deixaram os trilhos
escorregadios provando assim o descarrilamento dos três últimos carros do trem.A
locomotiva P-11 não chegou a virar porque ficou escorada na estrutura metálica,
assim como o restante do trem que era composto pelo carro de bagagem e dois
vagões tanques que conduziam água.O acidente ocorreu as 15h30 na ponte do Umari
localizada 4 km da cidade de Taipu.
O socorro as
vitimas
Os socorros as vitimas foram
providenciados inicialmente pelo prefeito de Taipu Geraldo Lins de Oliveira que
cedeu a caminhonete da prefeitura para levar os feridos para o Hospital das
Clinicas em Natal.
Os mortos e feridos
No acidente 16 pessoas ficaram
feridas e 3 morreram.3 vitimas foram atendidas na maternidade de João Câmara e 11 feridos foram socorridos para
o Hospital das Clinicas em Natal.
Dos 3 passageiros que morreram
esmagados apenas 2 foram identificados, Mário Morais de Lima, 34 anos, morador
de Jardim de Angicos, agricultor e Cicero Miranda do Nascimento, 39 anos,
morador de João Câmara.Acreditava-se que a terceira vitima morta seria Luis
Gomes da Silva, de Jardim de Angicos.
As vitimas feridas no acidente
que foram socorridas para o Serviço de Atendimento de Urgência do Hospital das
Clinicas em Natal foram:
- Manoel Pereira de Macedo, 59 anos, morador de Afonso Bezerra, sofreu fraturas nas pernas e diversos ferimentos pelo corpo.
- Joaquim Levi de Oliveira, 76 anos, morador de João Câmara, no Sitio Baixo, teve várias escoriações.
- Teresinha Alves de Melo, 31 anos, residente em João Câmara, internada com suspeita de fratura no crânio.
- Maria Salviana da Silva, 70 anos, residente em Lagoa Vermelha, João Câmara,internada com diverso ferimentos pelo corpo.
- Maria das Dores da Silva, 38 anos, residente em João Câmara, ficou internada.
- Maria do Céu Batista, 27 anos,residente em Ceará-Mirim e sua filha Maria da Conceição Batista, ambas com escoriações.
- Juracir de Souza Leonardo,43 anos, de Lagoa Vermelha, João Câmara, internado com diversas escoriações,mas sem gravidade.
- Raimundo Lucas Leonardo, 41 anos, residente em Assu, alguns ferimentos.
- José Tomaz Rodrigues, 72 anos, de João Câmara, internado com diversos ferimentos, muitos considerados graves.
- Manoel das Neves Teixeira, 37 anos, de Lagoa Seca, na Vila São Paulo, internado com muitos ferimentos.Dos 11 levados para o Hospital das Clinicas, 6 ficaram internados e os demais liberados.
Apuração das
causas do acidente
O chefe de segurança da RFFSA
tenente José Fernandes de Oliveira esteve no local do acidente horas depois do
ocorrido para prestar socorro as vitimas.O ferroviário Edson Resende da Silva,
do setor de assistência da RFFSA afirmou que este foi o acidente ferroviário de
maior gravidade ocorrido no Rio Grande
do Norte.
Uma comissão de inquérito foi
aberta pela RFFSA para apurar as causas do acidente ouvindo inicialmente os
depoimentos de testemunhas e feridos do acidente.
A seguir as imagens do acidente na ponte do Umari em Taipu.
Detalhe dos vagões presos na estrutura metálica da ponte. |
Detalhe dos escombros no interior dos vagões |
Detalhe dos carros de passageiros tombados na entrada da ponte do Umari |
Detalhe dos vagões presos na estrutura metálica da ponte. |
Aspecto da ponte do Umari. |
Fonte: Diário de
Natal, 19/05/1972, p.8.
#memóriaferroviáriadeTaipu,#crônicastaipuenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário