segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O ACIDENTE NA PONTE DO UMARI EM 1972


        Em 1972 ocorreu um acidente na  ponte do Umari em Taipu com um trem de misto (cargas e passageiros) da RFFSA que foi considerado um dos mais graves já ocorrido no Rio Grande do Norte.Eis como se deu o ocorrido segundo foi publicado no jornal Diário de Natal.
O acidente
        O trem PN-11 da RFFSA partiu de Natal em 17/05/1972 com destino a Macau, naquele dia o trem partiu com um atraso de 6 horas (normalmente saia as 07h00), devido a um acidente no km 6, nas Quintas, Natal com outro trem de passageiros causado pelos trilhos molhados da chuvas que caiam naquele dia e que foram apontados como a causa do acidente.
       As 13h00 partiu então o trem de Natal com destino a Macau.As 15h00 na pequena curva existente antes de chegar a ponte do Umari ocorreu o descarrilamento dos três últimos carros de passageiros do trem, a locomotiva e os demais vagões ficaram presos a estrutura metálica da ponte.O trem estava sendo conduzido pelo maquinista Severino Mariano  e auxiliado por José Odon que não ficaram feridos no acidente.

 As causas do acidente
     As causas do acidente foram atribuídas as fortes chuvas que ocorreram na região as quais deixaram os trilhos escorregadios provando assim o descarrilamento dos três últimos carros do trem.A locomotiva P-11 não chegou a virar porque ficou escorada na estrutura metálica, assim como o restante do trem que era composto pelo carro de bagagem e dois vagões tanques que conduziam água.O acidente ocorreu as 15h30 na ponte do Umari localizada 4 km da cidade de Taipu.
O socorro as vitimas
       Os socorros as vitimas foram providenciados inicialmente pelo prefeito de Taipu Geraldo Lins de Oliveira que cedeu a caminhonete da prefeitura para levar os feridos para o Hospital das Clinicas em Natal.

 Os mortos e feridos
       No acidente 16 pessoas ficaram feridas e 3 morreram.3 vitimas foram atendidas na maternidade de João Câmara e  11 feridos foram socorridos para o Hospital das Clinicas em Natal.
    Dos 3 passageiros que morreram esmagados apenas 2 foram identificados, Mário Morais de Lima, 34 anos, morador de Jardim de Angicos, agricultor e Cicero Miranda do Nascimento, 39 anos, morador de João Câmara.Acreditava-se que a terceira vitima morta seria Luis Gomes da Silva, de Jardim de Angicos.
    As vitimas feridas no acidente que foram socorridas para o Serviço de Atendimento de Urgência do Hospital das Clinicas em Natal foram:
  • Manoel Pereira de Macedo, 59 anos, morador de Afonso Bezerra, sofreu fraturas nas pernas e diversos ferimentos pelo corpo.
  • Joaquim Levi de Oliveira, 76 anos, morador de João Câmara, no Sitio Baixo, teve várias escoriações.
  • Teresinha Alves de Melo, 31 anos, residente em João Câmara, internada com suspeita de fratura no crânio.
  • Maria Salviana da Silva, 70 anos, residente em Lagoa Vermelha, João Câmara,internada com diverso ferimentos pelo corpo.
  • Maria das Dores da Silva, 38 anos, residente em João Câmara, ficou internada.
  • Maria do Céu Batista, 27 anos,residente em Ceará-Mirim e sua filha Maria da Conceição Batista, ambas com escoriações.
  • Juracir de Souza Leonardo,43 anos, de Lagoa Vermelha, João Câmara, internado com diversas escoriações,mas sem gravidade.
  • Raimundo Lucas Leonardo, 41 anos, residente em Assu, alguns ferimentos.
  • José Tomaz Rodrigues, 72 anos, de João Câmara, internado com diversos ferimentos, muitos considerados graves.
  • Manoel das Neves Teixeira, 37 anos, de Lagoa Seca, na Vila São Paulo, internado com muitos ferimentos.Dos 11 levados para o Hospital das Clinicas, 6 ficaram internados e os demais liberados.

Apuração das causas do acidente
      O chefe de segurança da RFFSA tenente José Fernandes de Oliveira esteve no local do acidente horas depois do ocorrido para prestar socorro as vitimas.O ferroviário Edson Resende da Silva, do setor de assistência da RFFSA afirmou que este foi o acidente ferroviário de maior gravidade  ocorrido no Rio Grande do Norte.
        Uma comissão de inquérito foi aberta pela RFFSA para apurar as causas do acidente ouvindo inicialmente os depoimentos de testemunhas e feridos do acidente.
            A seguir as imagens do acidente na ponte do Umari em Taipu.

Detalhe dos vagões presos na estrutura metálica da ponte.

Detalhe dos escombros no interior dos vagões 

Detalhe dos carros de passageiros tombados na entrada da ponte do Umari

Detalhe dos vagões presos na estrutura metálica da ponte.


Aspecto da ponte do Umari.


Fonte: Diário de Natal, 19/05/1972, p.8.


#memóriaferroviáriadeTaipu,#crônicastaipuenses.

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