A
Imperial Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz foi a primeira ferrovia construída
em solo potiguar e teve seu primeiro trecho inaugurado em 28/02/1881, entre
Natal e São José de Mipibu num trecho de 39 km.
Segundo
o jornal Reforma a empresa The imperial
Brazilian Natal and Nova Cruz Railway Company Ltd, que era a empresa
concessionária da referida ferrovia estava empenhada em empregar todos os meios
para que a inauguração se realizasse com o maior brilhantismo possível (REFORMA,
24/09/1881, p.4).
Vejamos
como foi elaborada a programação para o dia da inauguração do referido trecho
inicial dessa ferrovia.
A programação
Segundo constava no jornal A Reforma
eis a programação da inauguração conforme foi enviado ao referido jornal pela
direção da empresa.
Ao amanhecer do dia 28/02/1881 uma
salva de 21 tiros anunciaria a festa da indústria e do progresso[1].
As 13h00, a Câmara Municipal da capital
e as delegações que quisessem comparecer, reunidas ao superintendente da
empresa, seriam recebidos no vestíbulo da Estação Central pelo presidente da Província,
Rodrigo Lobato Machado, com as formalidades de estilo[2].
O presidente da Província depois de
percorrer o edifício, faria descer a cortina que cobria a pedra comemorativa e
convidaria aos presentes a tomarem lugar no trem inaugural[3].
Obtida a permissão, o trem partiria em
marcha para a cidade de São José de Mipibu, estacionando antes nas paradas de
Pitimbu, Cajupiranga e São José, onde os dois trens seriam reunidos depois de
um intervalo de 2 minutos em cada ponto[4].
Chegados a os trens a plataforma da
estação de São José de Mipibu desembarcaria o presidente da Província e sua família
e tomaria assento na mesa de honra, no salão da estação onde seria servido um
lanche. Tomaria também assento nessa mesa os cavaleiros e senhoras convidados
pelo presidente da província.
Logo após a composição da mesa de honra
e servido o lanche seria liberada a saída dos trens aos convidados que
ocupariam as outras mesas no mesmo salão onde se serviria igual lanche.
Em seguida o presidente da Província
declararia aberto o tráfego da 1ª seção, sendo nessa ocasião permitida aos
oradores proferirem discursos análogos ao ato.
Terminada essa cerimônia convidaria o
presidente da Província a todas as pessoas gradas a assinarem a ata da inauguração,
que seria arquivada na secretaria da presidência remetendo-se uma copia ao Ministério da
Agricultura.
Terminada a cerimônia os trens
retornariam para Natal, parando antes na para de São José[5], em lugar apropriado, afim
de os convidados visitarem a pitoresca cidade de São José de Mipibu onde os
trens demoriam até as 17h00, em seguida partindo para a capital, passando por
Cajupiranga e Pitimbu, com chegada prevista para as 18h00 na Estação Central da
Ribeira em Natal.
Ainda segundo o programa publicado no
jornal Reforma só era permitida o ingresso nas estações e embarque nos trens as
pessoas que tivessem obtido os convites acompanhados de bilhetes de ida e
volta.
Uma hora antes da inauguração as
estações seriam vigiada spela policia que juntamente com os guardas da linha
impediriam a entrada ao público, só permitindo depois o ingresso as pessoas que
mostrassem seus bilhetes de passagem.
No dia 27/02/1881 partiria de Lagoa de
Montanhas para a capital um trem conduzindo os passageiros convidados de Nova
Cruz, Penha, Goianinha e São José que quisessem se fazer presentes a festa de
inauguração[6].
Reforma,
24/09/1881, p.4
[1] As ferrovias eram associadas a esses
dois elementos de desenvolvimento, a indústria e ao progresso.
[2] Leia-se
: conforme o protocolo exigido as formalidades oficiais.A estação Central é a
que está situada na praça Augusto Severo na Ribeira, atualmente sede da
CBTU-Natal.
[3] Nessa mesma ocasião deu-se a inauguração
da Estação Central de Natal.
[4] Pitimbu a época era distrito de
Natal.A estação atual é parada da CBTU.Cajupiranga a época era distrito de São
José, atualmente de Parnamirim, a estação já foi demolida.A parada São José trata-se
da parada São José do Alto que era a que se localizava próxima a cidade de São
José de Mipibu, já demolida.
[5] Trata-se da parada de São José do
Alto que ficava mais próxima da cidade de São José de Mipibu, já a estação
citada como São José de Mipibu, trata-se da estação de Papari, que ficava no
limite dos dois municípios e causa de contendas entre ambos pela posse da mesma
que se consagrou como pertencente a Papari mesmo tendo o nome nos guias como
São José de Baixo.
[6] Até
essa data como visto os trilhos só atingiam ao povoado de Lagoa de Montanhas, atual cidade de Montanhas.
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