quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O PROGRAMA DA INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO DO NATAL A NOVA CRUZ



A Imperial Estrada de Ferro do Natal a Nova Cruz foi a primeira ferrovia construída em solo potiguar e teve seu primeiro trecho inaugurado em 28/02/1881, entre Natal e São José de Mipibu num trecho de 39 km.
Segundo o jornal Reforma a empresa The imperial Brazilian Natal and Nova Cruz Railway Company Ltd, que era a empresa concessionária da referida ferrovia estava empenhada em empregar todos os meios para que a inauguração se realizasse com o maior brilhantismo possível (REFORMA, 24/09/1881, p.4).
Vejamos como foi elaborada a programação para o dia da inauguração do referido trecho inicial dessa ferrovia.
A programação
         Segundo constava no jornal A Reforma eis a programação da inauguração conforme foi enviado ao referido jornal pela direção da empresa.
         Ao amanhecer do dia 28/02/1881 uma salva de 21 tiros anunciaria a festa da indústria e do progresso[1].
         As 13h00, a Câmara Municipal da capital e as delegações que quisessem comparecer, reunidas ao superintendente da empresa, seriam recebidos no vestíbulo da Estação Central pelo presidente da Província, Rodrigo Lobato Machado, com as formalidades de estilo[2].
         O presidente da Província depois de percorrer o edifício, faria descer a cortina que cobria a pedra comemorativa e convidaria aos presentes a tomarem lugar no trem inaugural[3].
         Obtida a permissão, o trem partiria em marcha para a cidade de São José de Mipibu, estacionando antes nas paradas de Pitimbu, Cajupiranga e São José, onde os dois trens seriam reunidos depois de um intervalo de 2 minutos em cada ponto[4].
         Chegados a os trens a plataforma da estação de São José de Mipibu desembarcaria o presidente da Província e sua família e tomaria assento na mesa de honra, no salão da estação onde seria servido um lanche. Tomaria também assento nessa mesa os cavaleiros e senhoras convidados pelo presidente da província.
         Logo após a composição da mesa de honra e servido o lanche seria liberada a saída dos trens aos convidados que ocupariam as outras mesas no mesmo salão onde se serviria igual lanche.
         Em seguida o presidente da Província declararia aberto o tráfego da 1ª seção, sendo nessa ocasião permitida aos oradores proferirem discursos análogos ao ato.
         Terminada essa cerimônia convidaria o presidente da Província a todas as pessoas gradas a assinarem a ata da inauguração, que seria arquivada na secretaria da presidência  remetendo-se uma copia ao Ministério da Agricultura.
         Terminada a cerimônia os trens retornariam para Natal, parando antes na para de São José[5], em lugar apropriado, afim de os convidados visitarem a pitoresca cidade de São José de Mipibu onde os trens demoriam até as 17h00, em seguida partindo para a capital, passando por Cajupiranga e Pitimbu, com chegada prevista para as 18h00 na Estação Central da Ribeira em Natal.
         Ainda segundo o programa publicado no jornal Reforma só era permitida o ingresso nas estações e embarque nos trens as pessoas que tivessem obtido os convites acompanhados de bilhetes de ida e volta.
         Uma hora antes da inauguração as estações seriam vigiada spela policia que juntamente com os guardas da linha impediriam a entrada ao público, só permitindo depois o ingresso as pessoas que mostrassem seus bilhetes de passagem.
         No dia 27/02/1881 partiria de Lagoa de Montanhas para a capital um trem conduzindo os passageiros convidados de Nova Cruz, Penha, Goianinha e São José que quisessem se fazer presentes a festa de inauguração[6].

Reforma, 24/09/1881, p.4


[1] As ferrovias eram associadas a esses dois elementos de desenvolvimento, a indústria e ao progresso.
[2] Leia-se : conforme o protocolo exigido as formalidades oficiais.A estação Central é a que está situada na praça Augusto Severo na Ribeira, atualmente sede da CBTU-Natal.
[3] Nessa mesma ocasião deu-se a inauguração da Estação Central de Natal.
[4] Pitimbu a época era distrito de Natal.A estação atual é parada da CBTU.Cajupiranga a época era distrito de São José, atualmente de Parnamirim, a estação já foi demolida.A parada São José trata-se da parada São José do Alto que era a que se localizava próxima a cidade de São José de Mipibu, já demolida.
[5] Trata-se da parada de São José do Alto que ficava mais próxima da cidade de São José de Mipibu, já a estação citada como São José de Mipibu, trata-se da estação de Papari, que ficava no limite dos dois municípios e causa de contendas entre ambos pela posse da mesma que se consagrou como pertencente a Papari mesmo tendo o nome nos guias como São José de Baixo.
[6] Até essa data como visto os trilhos só atingiam ao povoado de  Lagoa de Montanhas, atual cidade de Montanhas.

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