terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Acidentes na estrada de ferro


         O trecho compreendido entre o quilometro 25, Raposa e Taipu, 56, sofreu vários acidentes ao ponto de varias vezes o trafego ser interrompido. Houve segundo o Relatório nessa época vários descarrilamentos, mas sem importância (RMVOP, 1908, p.50).
         Entretanto no km 54 no dia 13 de julho houve o descarrilamento do trem horário que resultou na morte de uma passageira da 2ª classe. O desastre deu-se na curva em 9 graus e em rampa, motivado parece, por um defeito do carro, ou trucks, que não funcionaram bem na ocasião. Foram tomadas medidas urgentes no tocante à conservação a conservação da linha e reparos de material rodante. O trafego da linha era considerado bom (p.50).
         Durante o ano de 1912 o rigoroso inverno de 9  meses seguidos causou sérios prejuízos a linha em construção.Muitos cortes foram obstruídos e diversos aterros desmoronados.

       Atualmente a ponta dos trilhos está a 24 km de Cardoso e o leito acha-se preparado até Lages, km 150, cuja estação poderá ser inaugurada em agosto do corrente ano.

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