Pretende esse artigo fazer uma
retrospectiva histórica das cidades beneficiadas com a construção da EFCRN
compreendido no período entre 1906, quando foi construída a primeira estação e
1962 data da ultima inauguração de uma estação no trecho estudado. Procurou-se
destacar apenas as cidades contempladas pelo traçado da estrada de ferro por
isso foi excluído desse nosso estudo as paradas da mesma ferrovia.
Histórico
da ferrovia
Iniciada
em 1904 o traçado partiu do porto de Natal em direção sudoeste, com a intenção
de drenar para esse porto a produção do interior do estado, principalmente da
zona do Seridó, considerada à época a mais rica do território potiguar, por ser
ali, colhido o algodão mocó, rival do melhor algodão colhido no Egito (Cf.
IBGE, 1954, p. p113). Durante a construção a orientação da ferrovia foi
alterada e passou a dirigir-se para a parte central do estado, subindo
contrafortes do litoral para alcançar o vale do rio Ceara Mirim, descendo a
serra da Borborema, até alcançar o rio Piranhas-Açu de onde prosseguiria até
Caicó. Em extensão é a maior do estado com 381 km (Cf.
IBGE, 1954, p 17). Pretendia ser um elo entre o interior do estado e a capital,
Natal, porto de escoação de mercadorias que vinham das regiões produtivas da
região salineira e da região central do estado. A primeira estação inaugurada
foi a estação provisória de Natal também conhecida como estação do Padre ou
Pedra Preta em 1905.
A
ferrovia se configura num traçado paralelo ao rio Ceará-Mirim que seguindo até
Lajes se bifurca em dois eixos. O eixo Norte segue para Macau e o eixo sul
segue para Jucurutu onde termina a linha. A linha central Natal-Angicos tem a
extensão de 194 km (cf. IBGE, 1954, p. 18). Foram necessários 43 anos para se
concluir os trabalhos de conclusão da ferrovia e mesmo assim com mudanças no
projeto original da qual nunca foi consolidado o propósito de se atingir a
região Seridó do estado.
Mudanças
de nomenclaturas
Quando
ocorreu a venda da GWB para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o
trecho do RN já não mais pertencia à GWB, mas foi incorporado à RFN, e em 1957
tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte
(E.F.C.R.N.) passou a se chamar Estrada de Ferro Sampaio Correia, engenheiro
responsável pela construção da estrada, e no ano de 1957, passa então a fazer
parte da Rede Ferroviária Federal- REFFSA.
Situação atual
A
linha está desativada desde que houve a extinção da REFFSA em 1996, os trens de
passageiros não circulavam por essa linha desde os anos 1980.
A
Companhia Ferroviária do Nordeste - Transnordestina Logística S.A - obteve a
concessão da Malha Nordeste pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A em
leilão de privatização realizado em 1997. Essa empresa tem como principal
controladora a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), detentora de
aproximadamente 76% de seu capital. Essa empresa é dona do ramal ferroviário
que corta o RN, começando na cidade de Macau, seguindo para Natal, Nova Cruz e
entrando na Paraíba, onde o ramal se encerra na estação Paula Cavalcante.
A
CSN pretendia devolver um dos trechos que tem 479 km, sendo boa parte no Estado
do Rio Grande do Norte. Vai de Macau (litoral norte do Estado), passa pela
capital Natal e cruza a divisa do Estado até Paula Cavalcante, na Paraíba.
NATAL
A
estação provisória (Estação do Padre ou Pedra Preta),
A EFCRN começou a ser construída em
1904 sendo a estação provisória de natal inaugurada em 1905. O primeiro trecho
a ser concluído foi o de Natal a Ceará-mirim em 1906, que foi feito antes da
construção da ponte de ferro de Igapó. Os trens paravam em uma estação que
ficava do outro lado do rio Potengi, de frente para Natal, e então
atravessava-se por meio de barcos para a cidade.
A
Estação do Padre (ou Pedra Preta) foi, e suas ruínas existem até hoje (Cf.
Cornejo e Gerodetti, 2005). A ponte só seria construída em 1916 e a Estação do
Padre seria então desativada. Até
1917, a estação que recebia todo o fluxo de passageiros e mercadorias da
Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (EFCRGN) era a da Pedra Preta,
mais conhecida como Estação do Padre, situada na margem esquerda do rio
Potengi, de onde se atravessava para Natal através de embarcações.
Com
a conclusão da ponte de Igapó, em 1916, finalmente a esplanada Silva Jardim
poderia ser ligada diretamente aos trilhos da Ferrovia. A ferrovia fez um
acordo com a Great Western para utilizar seus trilhos no trecho entre Igapó e
Natal. A estação provisória só era utilizada para o tráfego de passageiros,
enquanto que a Estação da Pedra Preta continuou sendo utilizada para transporte
de mercadorias e a Parada de Igapó para desembarque de animais (Cf. RODRIGUES,
2006).
estação Natal provisória.
Extremoz-RN
A
estação de Extremoz foi inaugurada em 13 de junho de 1906 devido a construção da ferrovia que
ligaria Natal a Ceará-Mirim. A estação
ainda conserva seu estilo arquitetônico original, porém com outra finalidade.
estação ferroviária de Extremoz
Atualmente
a estação de Extremoz também integra o sistema de trens metropolitanos da CBTU
em Natal.
Ceará-Mirim-RN
No
km 39 da linha tronco da EFCRN se encontra
Ceará-Mirim.A estação de Ceará-Mirim foi inaugurada em 13\06\1906 pelo
então presidente da república Afonso Pena que veio ao Rio Grande do Norte para inaugurar
o primeiro trecho da EFCRN.
Estação ferroviária de Ceará Mirim
Hoje é a estação terminal da linha Norte dos trens
metropolitanos da CBTU em Natal.
Taipu-RN
Localizada
no km 59 da linha tronco da EFCRN a
estação de Taipu foi inaugurada em 15 de novembro de 190.A chegada da ferrovia
trouxe o desenvolvimento econômico e a ampliação do setor urbano da então vila
de Taipu que havia se emancipado de Ceará Mirim em 10\03\1891 e ainda não
alcançara um significativo desenvolvimento econômico.
Estação ferroviária de Taipu
Baixa
Verde (João Câmara-RN)
O prolongamento dos trilhos da E. F.
Central do Rio Grande do Norte, em 1910, possibilitou o surgimento das
primeiras casas no local onde hoje está situada a cidade de João Câmara segundo
a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (vol. XVII, IBGE, 1960, p. 79) e
embora tenha se beneficiado com a construção da ferrovia em seu território o
distrito de baixa Verde só se emancipou do município de Taipu em 1928. A
estação de baixa Verde foi construída no km 88 da EFCRN.
Estação ferroviária de João Câmara
PEDRA PRETA, RN
A
estação de Pedra Preta foi inaugurada em 14 de novembro de 1913 no km 124 da
EFCRN, porém, não se deve confundir esta estação com a estação do Padre, também
chamada de Pedra Preta, que ficava em frente a Natal, do outro lado do rio
Potengi, e extinta em 1917.
Foi
com a chegada da EFCRN que a região de Pedra Preta alcançou desenvolvimento
impulsionado em vários sentidos, como o aumento populacional, maior integração
comercial e escoamento da produção agrícola e pecuária (Cf. Morais, 207,
p.163).
Estação ferroviária de Pedra Preta
PEDRO
AVELINO, RN (antiga EPITÁCIO PESSOA).
O
nome do povoado de Gaspar Lopes foi conservado até 1921, quando teve o nome
alterado para Epitácio Pessoa, em homenagem ao Presidente da República que
concluíra o ramal da E. F. Central do Rio Grande do Norte, ligando a localidade
a outras regiões do Estado.
Com
a chegada da linha do trem e a consequente inauguração da estação ferroviária
de Epitácio Pessoa, em 8 de janeiro de 1922, o povoado viveu dias de
desenvolvimento e de expansão na sua produção agrícola e no comércio, onde o
progresso claramente chegava pela ferrovia ( Morais, 2007, p.164)
Já o Guia das Estradas de Ferro de 1960 dá a
data de inauguração da estação como tendo sido em 08/01/1928 e não 1922.
A
estação foi ponta de linha até 1950, quando foi inaugurada a estação seguinte,
Afonso Bezerra e está localizada no Ramal de Macau no km 177.
Estação ferroviária de Pedro Avelino
.
LAJES, RN
A estação de Lajes foi inaugurada em
1918 e se situa no km 149 da linha tronco da EFCRN. Chamou-se por algum tempo Itaretama. É nela que se encontra o
entroncamento do ramal que segue para Afonso Bezerra até chegar a Macau.
Estação ferroviária de Lajes
AFONSO BEZERRA - RN
No
Ramal de Macau na altura do km 191 está
a estação de Afonso Bezerra que foi inaugurada em 1950. Foi ponta de linha do
ramal por vários anos, antes que ele chegasse a Macau.
Estação ferroviária de Afonso Bezerra
MACAU-RN
A
estação de Macau foi inaugurada por volta de 1962 no km 242 quando do
prolongamento do ramal entre Afonso Bezerra e Macau. Já funcionava em setembro
deste ano. Era ponta de linha do ramal do mesmo nome.
Estação ferroviária de Macau
FERNANDO PEDROSA- RN (antiga
SÃO ROMÃO)
A
estação de São Romão foi inaugurada em 1933 na linha tronco da EFCRN na altura
do km 184 de acordo com o Guia Geral de 1960. Mais tarde, anos 1940, teve o
nome alterado para Fernando Pedrosa. Com a construção da estrada de ferro,
começaram a surgir pessoas em busca de trabalho, sendo necessária a construção
de moradias para abrigar as famílias que aqui chegavam. Até então, todo o
fornecimento alimentício da Vila era feito no barracão do Sr. Antonio Teixeira.
Estação ferroviária de Fernando Pedrosa ( antiga São Romão)
ANGICOS-RN
O
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) diz que a estação de Angicos
foi inaugurada em 1933. Angicos era uma das cidades da região central do estado
que despontava como produtora de algodão. A estação se localiza no km 194 da
Linha tronco da EFCRN.De Angicos a
linha segue sentido sul para alcançar São Rafael.
Estação ferroviária de Angicos
SÃO
RAFAEL-RN
Situada
no km 235 a estação de São Rafael foi inaugurada possivelmente em 1949, ou
pouco depois. São Rafael foi completamente submersa pela construção da Barragem
Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, tendo sido a população deslocada para uma
nova cidade. O prédio da estação, assim como todas as casas, foi demolido antes
da inundação. Nessa época (final dos anos 1980) a linha Lajes-Jurucutu já não
funcionava havia um bom tempo
A
estação de São Rafael foi inaugurada possivelmente em 1949, ou pouco depois.
São Rafael foi completamente submersa pela construção da Barragem Engenheiro
Armando Ribeiro Gonçalves, tendo sido a população deslocada para uma nova
cidade. O prédio da estação, assim como todas as casas, foi demolido antes da
inundação.
Estação ferroviária de São Rafael
Jucurutu-RN
As obras continuaram após a inauguração da estação de São Rafael chegando as margens do rio Piranhas e logo foram ali abandonados.A estação nem chegou a ser construida.A estão final do ramal ficou sendo sempre São Rafael.
Estação
|
Ano de construção
|
Natal
|
1905
|
Extremoz
|
1906
|
Ceará-Mirim
|
1906
|
Taipu
|
1907
|
Baixa Verde ( João Câmara)
|
1910
|
Pedra Preta
|
1913
|
Lajes
|
1918
|
Pedro Avelino ( Epitácio Pessoa)
|
1922
|
Angicos
|
1933
|
Fernando Pedrosa (São Romão)
|
1933
|
São Rafael
|
1949
|
Afonso Bezerra
|
1950
|
Macau
|
1962
|
|
|
Portanto,
nos 57 anos que duraram os trabalhos de construção da EFCRN (posteriormente E.F.Sampaio
Correia e REFFSA) foram beneficiadas 14 cidades, incluída a capital, com a
construção igualmente de 14 estações nas respectivas cidades mencionadas anteriormente.
As estações ferroviárias são marcos
importante na arquitetura ferroviária. Alem de servir ao funcionamento da
estrada de ferro por meio do transporte de passageiros e mercadorias, também
serviam aos trabalhos administrativos da ferrovia. No seu entorno surgiram
cidades, como João Câmara, e outras tomaram impulso socioeconômico como Taipu,
Lajes, Angicos, São Rafael etc. Infelizmente a EFCRN nunca chegou ao seu
traçado original que pretendia atingir a cidade de Caicó. Mas nos anos que
esteve em funcionamento, sem dúvida, foi uma das mais importantes estradas de
ferro do estado, pois por meio dela houve a ligação de regiões importantes do
estado com a capital, Natal.
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