Obras novas da
ferrovia de Natal a Taipu
Para que a estrada de ferro seja
construída é preciso a construção de elementos característicos a engenharia
ferroviária que são conhecidas pela engenharia como obras de arte.Muitas obras de
arte foram construídas ao longo da ferrovia entre Natal e Taipu, dentre estas
destacam-se rampas, aterros, bueiros, pontilhões e pontes. Segundo o relatório
do Ministério de Viação e Obras Publicas no ano de 1912 já haviam sido
construídos 14 bueiros capeados e 2 abertos e modificados 5 em arcos.Em
construção achava-se mais um pontilhão de 3 e 6 metros de vão respectivamente e
outros de 10 metros de vão. Edifícios, ainda não havia sido construído
edifícios alem Taipu em 1909, depois dessa data a estação de baixa Verde seria
a primeira construção realizada no prolongamento da ferrovia em 1910.
Foi construído um triângulo de reversão
entre os km 1 e 2.Reconhecidas as deficiências das oficinas existentes, não só
para parte de trafego como para o
prolongamento foi escolhido o local para as novas oficinas na cidade de Ceará
-Mirim e autorizado o serviço do movimento de terra para a esplanada.Mais
tarde, porém, foi esse local aproveitado para um depósito de carro que já se
acha com as paredes prontas, e marcados o novo local para as oficinas, em
Natal, à margem direita.
No trecho da ferrovia que fica no
território de Taipu é possível ver muitas dessas obras de artes, tais como os
cortes, na Passagem Funda, o pontilhão sobre o rio Gameleira, afluente do Ceará
Mirim, na localidade de Boa Vista, o bueiro do sangradouro do açude já na zona
urbana de Taipu, ruínas de outro bueiro é possível ser vista na zona urbana da
cidade.Mas em duvidas as obras mais significativas em Taipu são respectivamente
a Estação, a ponte do Umari e a caixa d’água.
Os conjuntos ferroviários geralmente
eram compostos por armazéns de carga e mercadorias, oficinas de manutenção,
local para manobra de composições, caixa d’água suspensa para abastecimento das
caldeiras das locomotivas, depósito de carvão, casas para funcionários, abrigo
para maquinas paradas, alem de outras edificações. No entanto são as estações
as construções de maior representatividade nesse conjunto de edificações ferroviárias.
Elas exercem esse poder de atração pelo fato de ligar a via férrea com as respectivas aglomerações. Pelo seu
caráter aglutinador muitas delas se tornaram marcos de referencias, aglutinando
em seu entorno importantes serviços. Isso é verificado quando vê-se estações
que quando construídas em locais isolado em pouco tempo são envolvidas pelo
tecido urbano.Isso foi verificado em Taipu, pois a estação foi construída à
época em local isolado da zona urbana o que determinou o impulso do crescimento
urbano da então vila de Taipu.
A estação
Nas cidades brasileiras, as estações
ferroviárias constituíam o eixo central da vida, e mesmo depois de escritos os
primeiros capítulos da história do trem no Brasil há 150 anos, mesmo
desativadas as estações permanecem como testemunho do inicio da modernidade.
A estação ferroviária de Taipu foi
inaugurada no dia 15 de novembro de 1907. Em seu discurso o governador Alberto
Maranhão mostrou-se satisfeito com o que vira e enalteceu os esforços e a
competência da comissão construtora da estrada de ferro que nas palavras do
governador “honravam a engenharia brasileira” (Diário do Natal, 1907, p. 1).A estação de Taipu foi oficialmente inaugurada pelo
Dr. José Luiz, engenheiro chefe da comissão de construção da Estrada de Ferro
Central do Rio Grande do Norte.
Junto
à estação localiza a plataforma que servia para o embarque e desembarque de passageiros
e mercadorias. Sua altura elevada em relação ao nível do terreno permitia o
perfeito acesso aos trens. A plataforma da estação de Taipu tinha uma extensão
de 34 metros. No ano de 1996 uma parte da plataforma foi destruída pela
prefeitura para asfaltar a rua principal.
estação ferroviária de Taipu
De modo geral, as estações de pequeno e
médio porte localizavam-se em cidades do interior, nas quais os pequenos
espaços eram suficientes para os serviços de operação ferroviária.
A estação de Taipu mede 18,5 metros de
comprimento por 13,5 de largura. O edifício é composto de dependência
administrativa (duas salas eram destinadas para atividades administrativas,
sendo uma destinada à bilheteria), alojamento de funcionários e armazém anexo.
O telhado é composto em duas águas terminado
em alpendre sobre o vão central da plataforma. Na parte superior das paredes nas faces leste e oeste da
estação há o dístico em que se ler o nome do município.
A caixa d’água
Em todas as cidades em que eram
construídas estações ferroviárias obrigatoriamente
deveriam ser construídas também caixas d’água para abastecimento das
locomotivas a vapor. Curiosamente a caixa d’água de Taipu não era elevada como
a maioria das outras caixas d’águas, geralmente construída em ferro.A de Taipu
foi construída em alvenaria, com base em alicerce de rochas, de forma
retangular.Penso que tal exceção deve-se a topografia da cidade. Em Taipu a
caixa d’água que servia a ferrovia foi construída em frente a estação onde hoje
se localiza a praça Maria da Dores Praxedes.
alicerces da antiga caixa d'água de Taipu
A ponte Ferroviária
Localizada no distrito do Umari cerca de 4 km
da sede a ponte ferroviária começou a ser erguida em 1908 e concluída em agosto
de 1909. A ponte está sobre o rio Ceará Mirim. Esta obra de engenharia
ferroviária deveria ser realizada para dá continuidade aos trabalhos de avanço da
Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte e segundo os relatórios do
ministério de viação e obras era a maior obra de arte existente nessa estrada
de ferro (ano e pagina).
ponte ferroviária do Umari
Tem esta ponte 5 vãos de 30 metros cada
um; a viga metálica é continua e foi
adquirida pela extinta comissão do governo.Os dois encontros e o primeiro e o
quarto pilares já se achavam prontos em
1908; o segundo estava quase concluído e o terceiro estava apenas iniciado.As
fundações são sobre rocha até a profundidade de 8 metros.A previsão de montagem
completa da ponte estava prevista para agosto do ano de 1909.
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