terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Arquitetura ferroviária




Obras novas da ferrovia de Natal a Taipu

         Para que a estrada de ferro seja construída é preciso a construção de elementos característicos a engenharia ferroviária que são conhecidas pela engenharia como obras de arte.Muitas obras de arte foram construídas ao longo da ferrovia entre Natal e Taipu, dentre estas destacam-se rampas, aterros, bueiros, pontilhões e pontes. Segundo o relatório do Ministério de Viação e Obras Publicas no ano de 1912 já haviam sido construídos 14 bueiros capeados e 2 abertos e modificados 5 em arcos.Em construção achava-se mais um pontilhão de 3 e 6 metros de vão respectivamente e outros de 10 metros de vão. Edifícios, ainda não havia sido construído edifícios alem Taipu em 1909, depois dessa data a estação de baixa Verde seria a primeira construção realizada no prolongamento da ferrovia em 1910.
         Foi construído um triângulo de reversão entre os km 1 e 2.Reconhecidas as deficiências das oficinas existentes, não só para parte de trafego  como para o prolongamento foi escolhido o local para as novas oficinas na cidade de Ceará -Mirim e autorizado o serviço do movimento de terra para a esplanada.Mais tarde, porém, foi esse local aproveitado para um depósito de carro que já se acha com as paredes prontas, e marcados o novo local para as oficinas, em Natal, à margem direita.
         No trecho da ferrovia que fica no território de Taipu é possível ver muitas dessas obras de artes, tais como os cortes, na Passagem Funda, o pontilhão sobre o rio Gameleira, afluente do Ceará Mirim, na localidade de Boa Vista, o bueiro do sangradouro do açude já na zona urbana de Taipu, ruínas de outro bueiro é possível ser vista na zona urbana da cidade.Mas em duvidas as obras mais significativas em Taipu são respectivamente a Estação, a ponte do Umari e a caixa d’água.
         Os conjuntos ferroviários geralmente eram compostos por armazéns de carga e mercadorias, oficinas de manutenção, local para manobra de composições, caixa d’água suspensa para abastecimento das caldeiras das locomotivas, depósito de carvão, casas para funcionários, abrigo para maquinas paradas, alem de outras edificações. No entanto são as estações as construções de maior representatividade nesse conjunto de edificações ferroviárias. Elas exercem esse poder de atração pelo fato de ligar a via férrea  com as respectivas aglomerações. Pelo seu caráter aglutinador muitas delas se tornaram marcos de referencias, aglutinando em seu entorno importantes serviços. Isso é verificado quando vê-se estações que quando construídas em locais isolado em pouco tempo são envolvidas pelo tecido urbano.Isso foi verificado em Taipu, pois a estação foi construída à época em local isolado da zona urbana o que determinou o impulso do crescimento urbano da então vila de Taipu.

A estação
         Nas cidades brasileiras, as estações ferroviárias constituíam o eixo central da vida, e mesmo depois de escritos os primeiros capítulos da história do trem no Brasil há 150 anos, mesmo desativadas as estações permanecem como testemunho do inicio da modernidade.
         A estação ferroviária de Taipu foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1907. Em seu discurso o governador Alberto Maranhão mostrou-se satisfeito com o que vira e enalteceu os esforços e a competência da comissão construtora da estrada de ferro que nas palavras do governador “honravam a engenharia brasileira” (Diário do Natal, 1907, p. 1).A estação de Taipu foi oficialmente inaugurada pelo Dr. José Luiz, engenheiro chefe da comissão de construção da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte.
         Junto à estação localiza a plataforma que servia para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Sua altura elevada em relação ao nível do terreno permitia o perfeito acesso aos trens. A plataforma da estação de Taipu tinha uma extensão de 34 metros. No ano de 1996 uma parte da plataforma foi destruída pela prefeitura para asfaltar a rua principal.


estação ferroviária de Taipu


         De modo geral, as estações de pequeno e médio porte localizavam-se em cidades do interior, nas quais os pequenos espaços eram suficientes para os serviços de operação ferroviária.         
         A estação de Taipu mede 18,5 metros de comprimento por 13,5 de largura. O edifício é composto de dependência administrativa (duas salas eram destinadas para atividades administrativas, sendo uma destinada à bilheteria), alojamento de funcionários e armazém anexo.
         O telhado é composto em duas águas terminado em alpendre sobre o vão central da plataforma. Na parte superior  das paredes nas faces leste e oeste da estação há o dístico em que se ler o nome do município.

A caixa d’água
         Em todas as cidades em que eram construídas estações  ferroviárias obrigatoriamente deveriam ser construídas também caixas d’água para abastecimento das locomotivas a vapor. Curiosamente a caixa d’água de Taipu não era elevada como a maioria das outras caixas d’águas, geralmente construída em ferro.A de Taipu foi construída em alvenaria, com base em alicerce de rochas, de forma retangular.Penso que tal exceção deve-se a topografia da cidade. Em Taipu a caixa d’água que servia a ferrovia foi construída em frente a estação onde hoje se localiza a praça Maria da Dores Praxedes.


alicerces da antiga caixa d'água de Taipu


A ponte Ferroviária
          Localizada no distrito do Umari cerca de 4 km da sede a ponte ferroviária começou a ser erguida em 1908 e concluída em agosto de 1909. A ponte está sobre o rio Ceará Mirim. Esta obra de engenharia ferroviária deveria ser realizada para dá continuidade aos trabalhos de avanço da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte e segundo os relatórios do ministério de viação e obras era a maior obra de arte existente nessa estrada de ferro (ano e pagina).


ponte ferroviária do Umari


         Tem esta ponte 5 vãos de 30 metros cada um; a viga metálica  é continua e foi adquirida pela extinta comissão do governo.Os dois encontros e o primeiro e o quarto pilares  já se achavam prontos em 1908; o segundo estava quase concluído e o terceiro estava apenas iniciado.As fundações são sobre rocha até a profundidade de 8 metros.A previsão de montagem completa da ponte estava prevista para agosto do ano de 1909.

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