terça-feira, 2 de julho de 2019

A MULHER QUE AJUDOU A CARREGAR PEDRAS PARA OS ALICERCES DA IGREJA DE CEARÁ-MIRIM



Em 1947 Joana Maria da Conceição contava já 109 anos de idade de acordo com a data apresentada na Revista A Noite Ilustrada naquele ano, ela teria ajudado a carregar pedra para os alicerces da capela de Nossa Senhora da Conceição, atual igreja matriz daquela cidade.
         Eis o texto da citada revista:
         Joana Maria da Conceição nasceu na cidade de Ceará-Mirim,no Rio Grande do Norte, em 1838, e, apesar da vida cheia de dificuldades, ainda é perfeitamente lúcida e conversa com desembaraço.Na localidade em que reside é conhecida como Moça-Velha e essa denominação lhe vai bem, pois é solteira e tem o espírito jovem.Reside numa casa humilde, de propriedade de D. Carminha, senhora de altos predicados morais e que diariamente lhe manda as refeições.Diz Joana Maria da Conceição que, quando criança, ajudou a carregar pedras para os alicerces da igreja local, ali por  1850, quando se iniciou a construção.Ao avistar o fotografo, perguntou: -Para que vocês querem cara tão feia? É pra mangar? (A NOITE ILUSTRADA, 04/11/1947, p.29).

Foto:A NOITE ILUSTRADA, 04/11/1947, p.29).

          Na foto está escrito: “lembrança de Ceará-Mirim, foto de Breber, Joana moça com 108 anos, nasceu em Jacoca em [ilegível ... Foto... ilegível]".
         Com se sabe Moça-Velha é uma expressão pra dizer que a mulher nunca se casou, permaneceu solteira. Assim era Joana Maria da Conceição.
         A capela de Nossa Senhora da Conceição que é a atual matriz daquela cidade teve inicio em meados da década de 1850.Se Joana Maria da Conceição teria nascido em 1838 ela teria na época do inicio da construção por volta de 12 ou 13 anos.Em relatório do presidente da província de 1861 o mesmo disse que a capela ainda se encontrava nos alicerces.




Nenhum comentário:

Postar um comentário