A Vila de Patu a época da inauguração da estação
A
vila de Patu se incluía no número das localidades florescentes do hiterland
potiguar em 1936.
Segundo
o jornal A Ordem a frente dos destinos da citada vila estavam elementos de
reconhecido valor: de um lado o pároco Frederico Pastors cuidando com zelo e dedicação
dos interesses da matriz e dos seus paroquianos; de outro lado o prefeito Julio
Fernandes cooperado por outros vultos de real prestigio político-social, entre
eles os quais a figura simpática de
Rafael Godeiro, homem empreendedor e progressista.
Grandes
realizações estavam se concretizando para o soerguimento do município, cujo
futuro era assaz promissor, disse o referido jornal.
Dentre
estas realizações daquele ano de 1936 estavam a inauguração do trecho da
Estrada de Ferro de Mossoró entre Caraúbas e Patu e a respectiva estação da
vila, a empresa algodoeira SANBRA que seria inaugurada em breve e a luza elétrica
que seria instalada na vila (A ORDEM, 26/09/1936, p.2)
A Estrada de Ferro de Mossoró
Naquele ano de 1936 a ferrovia se
achava entregue a Companhia Estrada de Ferro de Mossoró compreendendo os seguintes
trechos: Porto Franco, ponto de parada, à margem esquerda do rio Mossoró,
defronte de Areia Branca, atualmente Grossos, até Mossoró com 37,447 km; de
Mossoró a São Sebastião, atual Governador Dix-Sept Rosado, com 39,563 km; de
São Sebastião a Caraúbas, com 43,920 km, perfazendo um total de 120,970 km.O trecho inaugurado em 1936 entre Caraúbas
e Patu tinha uma extensão de 36,640km, ficaria, portanto a EFM com 157,710 km
em tráfego.
Restava ainda a conclusão dos trechos de
Patu a Almino Afonso com 17, 280 km; de Almino Afonso a Boa Esperança com
24,074 km, todo este trecho em território do Rio Grande do Norte e o último
trecho entre Boa Esperança à cidade de Souza, na Paraíba. Em números redondos
teria um total de 280 km.
Na cidade de Souza a EFM se entroncaria
com a Rede de Viação Cearense, que por sua vez se ligaria a Great Western-GWBR.Ficaria assim o nordeste brasileiro
todo recortado por ferrovias aproximando distancias, arejando sítios até então
esquecidos, tecendo a grande peça da unidade nacional (A ORDEM, 30/09/1936, p.1).
A inauguração da estação de Patu
Foi
escolhida a data de 30/09/1936 para a inauguração do trecho entre Caraúbas e
Patu e a respectiva estação da vila.Esteve presente a solenidade o então Interventor
Federal Rafael Fernandes que viajou de Natal a Mossoró em avião da Pan Air e
depois para a vila de Patu em trem especial com a comitiva para os atos
inaugurais daquele trecho ferroviário.
Mesmo com essa inauguração a EFM não
ficava com o tráfego completo. Os trabalhos continuaram no trecho além de Patu
até Almino Afonso.O trecho entre Caraúbas e Patu ocorreu 21 anos depois da inauguração
do primeiro trecho da citada ferrovia entre Porto Franco e Mossoró em
15/03/1915.
O ato de inauguração da estação ferroviária
de Patú se revestiu da maior solenidade.Para ir até a vila foi organizado um
comboio especial levando o interventor Rafael Fernandes, demais autoridades, convidados
e representantes da imprensa.
A aproximação do trem da vila lia-se a seguinte faixa “ Patú saúda
os trilhos do progresso”.
Recebidos
por entre aclamações do povo, o interventor, sua comitiva e engenheiros
desceram até o local do leito da estrada onde se achava estendida a fita
simbólica que foi cortada pelo interventor Rafael Fernandes.
Em seguida o trem se dirigiu até a
gare, por entre os aplausos da população e dos operários da estrada dispostos
em fila com os seus instrumentos de trabalho.
No interior da estação falaram o
engenheiro José Luiz Batista que se congratulou com os patuenses pelo
melhoramento que acabava de ser inaugurado, tendo palavras de elogio para com o
governo da Republica e realçando a atuação do ex-ministro José Américo de
Almeida.
O dr. Arthur Castilhos discursou sobre
as vantagens e o elevado alcance econômico da ferrovia entre Mossoró e
Alexandria, como propulsora do progresso de uma vasta região e para o qual o
governo federal olharia com a devida atenção; e, finalmente o farmacêutico Vicente
de Almeida que em nome dos seus conterrâneos saudou o interventor Rafael
Fernandes, todos os engenheiros e demais pessoas presentes num substancioso
discurso que a todos encantou.
As 12h00 no edifício do Grupo Escolar
João Godeiro, houve o banquete oferecido pelo município de Patú aos ilustres hospedes,
falando por delegação do prefeito o Dr. Bianor Fernandes.
A mesa estava em dispostas em formato
de U onde se sentaram cerca de 60 cavalheiros presentes aquela solenidade tendo
sido servidos pelas senhoritas da sociedade local. (DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 11/10/1936,p.9).
Elevação da categoria de cidade
Dois meses após a inauguração da estação
de Patu a vila foi elevada a categoria de cidade por lei estadual de 03 de
novembro de 1936 tendo sido nomeado prefeito o Sr. Rafael Godeiro, agricultor
naquele município em 27/11/1936.
Telegrama enviado a Getúlio Vargas
O interventor Rafael Fernandes enviou o
seguinte telegrama ao presidente da República:
Mossoró, 1-Tenho satisfação de
comunicar a v.ex., a inauguração da estação ferroviária de Patú, da Estrada de
Ferro de Mossoró neste Estado.À cerimônia foi revestida de grande solenidade,
estiveram presentes os representantes do inspetor federal das estradas e outras
autoridades federais, estaduais e municipais.Este melhoramento representa um
grande serviço para importante região do Estado, motivo porque, transmito ao
eminente chefe da nação respeitosos agradecimentos da população do Rio Grande
do Norte, pela valiosa cooperação que dispensou em favor da sua efetivação.Saudações
cordiais-Rafael Fernandes, governador. (REVISTA DAS ESTRADAS DE FERRO,
15/10/1936, p.12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário