Em 06/04/1936 o Diário da Noite publicou um editorial secundando o apelo do prefeito Antonio Pereira Diniz pedindo ao ministério da viação a construção de uma nova estação para a Great Wetern em João Pessoa.Para justificar esse pedido o referido jornal estampou uma foto com o aspecto em que se encontrava aquela época a estação da capital paraibana.
Fonte: Diário da Noite, 1936. |
Aspecto da antiga estação ferroviária de João Pessoa. |
Diante dos esforços desenvolvidos pelo deputado Ruy Carneiro
junto ao ministro da viação, secundando o apelo do prefeito Pereira Diniz
aquele ministro autorizou a GWBR, por intermédio da inspetoria de estradas, a
apresentar o projeto e orçamento para a nova estação ferroviária de João Pessoa
o qual deveria está de acordo com o plano de remodelação da capital paraibana.
(DIÁRIO DA MANHÃ, 08/04/1936, p.2).
O prefeito da capital paraibana encontrava-se no Rio de
Janeiro, então capital federal, onde estava empenhado em conseguir melhoramento
para a cidade de João Pessoa.Entre as obras mais urgentes reclamadas na capital
paraibana destacava-se a construção de uma nova estação da GWBR.Essa companhia
e o ministério da viação deveriam atender sem demora os justos apelos do
prefeito Pereira Diniz.Todo um bairro da cidade estava com o seu
desenvolvimento embargado pelo o que o jornal Diário da Noite classificou como lamentável estação.
Tratava-se
assim de uma obra inadiável.A capital da Paraiba a reclamava com razão por
intermédio do seu prefeito.”Não se compreende que uma cidade de tanta
importância tenha o seu desenvolvimento assim embaraçado”, escreveu o citado
jornal.
Ainda
de acordo com o referido jornal a estação da GWBR em João Pessoa era um
edifício velho, quaser ameaçando ruir, e,além disso, condenado pelo plano de
urbanização da cidade e pela falta de higiene.Constituía verdadeiro atentado a
saúde pública em contraste com o surto de progresso que se presenciava na
capital paraibana aquela época.
O
prefeito Pereira Diniz estava desenvolvendo na Capital Federal grande atividade
junto aos diretores da GWBR no sentido de ser construída uma estação de acordo
com as exigências dos planos do urbanismo do arquiteto Nestor de Figueiredo.
Prefeito Pereira Diniz que iniciou a movimentação para a construção da nova estação de João Pessoa.
Tendo
os diretores da GWBR alegado que a empresa não enfrentava essa obra dadas as
dificuldades financeiras em que a mesma se debatia.O prefeito Pereira Diniz
iria junto com o engenheiro José Luiz Batista, representante da GWBR, ter um
entendimento sobre o assunto com o ministro da viação, a quem fariam um
veemente apelo para que fosse satisfeito esse justo anseio do povo de João
Pessoa. (DIÁRIO DA NOITE, 03/04/1936, p.12).
Em visita a João Pessoa o presidente da GWBR concedeu
entrevista a imprensa local onde focalizou o vasto plano de obras que aquela
companhia iria empreender na Paraiba a começar em 1941.Dentre as futuras realizações
destacava-se a construção da nova gare de João Pessoa, que se devia, em parte,
a atuação do interventor Ruy Carneiro junto aos altos poderes da República. (DIÁRIO
DA MANHÃ, 20/12/1940, p.4).
Os trabalhos de construção da nova estação de João Pessoa te
inicio na última semana de janeiro de 1941, sob a direção técnica do engenheiro
Abelardo Araújo, tendo sido realizada as sondagens preliminares para a
construção da futura gare da GWBR em João Pessoa.
Esse edifício ficaria ao longo do prolongamento da rua Barão
do Triunfo, dotado de linhas neoclássicas e com todas as instalações exigidas
para um intenso movimento de transporte de carga e passageiros.Segundo
declaração feita pelo superintendente regional Manoel Leão, a obra estava
orçada em cerca de mil contos de réis. (DIÁRIO
DA MANHÃ, 31/01/1941, p.4).
Com a presença do interventor Ruy Carneiro outras
autoridades e jornalistas, realizou-se em 04/06/1941 o batimento da primeira
estaca da futura estação da GWBR na capital paraibana.Nessa ocasião o chefe do
governo proferiu expressivo discurso em que realçou a significação do acontecimento para a vida
paraibana. (DIÁRIO DA MANHÃ, 05/06/1941, p.4).
Aspectos da estação atual de João Pessoa.Fotos: IBGE.
O superintendente regional da RFFSA Waldo Sette de
Albuquerque presidiu em 21/05/1975 a inauguração das novas dependências da 3ª
Divisão,, onde ficariam localizados o setor de via permanente e a 2ª
residência, órgãos imprescindíveis para o
bom desenvolvimento dos transportes ferroviários na Paraiba.
Foi entregue ao tráego naquele dia melhoramentos na esplanada
da estação de João Pessoa, assim como o referido superintendente supervisionou
as obras de instalações do Distrito de Transportes que estaria sendo adaptado
no edifício da Estação Central e percorreria o trecho João Pessoa a Cabedelo
onde estavam sendo realizados serviços de renovação das linhas, cuja conclusão
estava prevista para mês de agosto. (DIÁRIO
DA MANHÃ, 21/05/1975, p.3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário