sábado, 7 de maio de 2022

SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE MACAÍBA


A  Vila de Macaíba foi criada pela lei provincial Nº 801 de 27 de outubro de 1877. A lei nº 832 de 07 de fevereiro de 1879 suprimiu a vila de São Gonçalo transferindo a sede do município para a Vila da Macaíba.

Em 13/01/1880 esteve em Macaíba o líder político José Bernardo de Medeiros, conhecido como Bispo do Seridó. De acordo com o Correio do Natal “as 7 horas da noite entrava S.Ex. o Sr. Bispo do Seridó, saudado pelo redengue do lugar. S. Ex.Rvm., depois de dar a beijar seu anel, dirigiu-se a capelinha da futura freguesia, aonde fez oração, depois da qual ocupou o lugar de honra que lhe estava destinado, tendo a sua direita o chefe dos valentões e a esquerda o seu secretário privado. (CORREIO DO NATAL, 15/01/1880, p.4.Grifos do original).

Claro está que não se trata de uma autoridade eclesiástica de fato e que o texto foi redigido metaforicamente e em linguagem irônica para realçar a posição do aludido político.

Deixando de lado os motivos políticos, o relato a cima foi citado apenas para demonstrar que a época a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Macaíba ainda não passava de uma simples capela.

         Segundo a Fala do presidente da Provincia do Rio Grande do Norte, Francisco de Gouveia Cunha Barreto, do ano 1882, em Macaíba, a importante e mais florescente vila da província estava sendo construído a esforços dos seus dignos habitantes e sob a direção do virtuoso e incansável missionário brasileiro, o Pe. Herculano, um vasto templo.

         Tratava-se a igreja de Nossa Senhora da Conceição a qual tornar-se-ia a matriz da paróquia da referida vila, atual cidade de Macaiba.

         Ainda de acordo com o citado documento “tão louvável cometimento, superior as forças da Macaíba, dá a medida do seu valor, e do brilhante futuro que aguarda aquela abençoada localidade”.

         O presidente da província, reconhecia, porém, que o estado financeiro da província não dava margem à grandes despesas, entretanto, segundo ele a iniciativa do povo de Macaiba seria um ato digno dos sentimentos de religião e de patriotismo.O presidente dirigiu-se a Assembleia dizendo que “se cortando alguma despesa menos necessária, concederdes um auxilio para aquela obra, afagando assim a iniciativa particular, tão esmorecida entre nós, e dotando a vila da Macaíba de uma igreja, onde com decência se pratiquem os atos de nossa religião, que também é a do Estado”. (FALA..., 1882, p.7).

A lei provincial Nº 838 de 16 de junho autorizava ao presidente da província, Francisco de Gouveia Cunha Barreto, a auxiliar a construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição da vila da Macaíba, com a quantia de 5 contos de réis, podendo para isso abrir um crédito suplementar na verba ‘Obras Públicas’ se fosse insuficiente a quota votada no orçamento. (COLEÇÃO DE LEIS PROVÍNCIAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, 1882, p.4).

De acordo com o Relatório da Repartição dos Negócios do Império do Ministério do Império de 1882 a freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Macaíba ainda não havia sido instituída canonicamente. (MINISTÉRIO DO IMPÉRIO: RELATÓRIO DA REPARTIÇÃO DOS NEGÓCIOS DO IMPÉRIO, 1882, P.535).

Compete ao bispo a ereção canônica de uma paróquia, porém a época, esta devia ser feita concomitantemente com a anuência do Estado, visto que vigora no Brasil o sistema do Padroado, onde o Governo Imperial era o detentor do poder temporal relativos aos assuntos da Igreja Católica.

O imbróglio criado em Macaíba para a não criação canônica da freguesia estava justamente em não ter a Vila a igreja concluída que era a condição sine qua non para se erigir uma nova paróquia.

Apesar da sede municipal está na vila da Macaíba, a matriz, e por extensão a sede da paróquia, ainda estava na igreja de São Gonçalo.

       O bispo de Olinda esteve em visita pastoral a paróquia de Macaiba entre os dias 25 e 28/08/1882. O médico Luiz Carlos Lins Wanderely que fazia parte da comitiva foi a testemunha ocular daquela visita a qual consignou posteriormente em livro relatando a referida visita episcopal.

Tendo chegado a Macaíba no dia 25/08/1882 o bispo Dom José Pereira da Silva Barros anunciou sua visita a Igreja para ás 09h00 da manhã do dia seguinte.

Segundo o relato de Luiz Carlos Lins Wanderley no dia 26/08/1882 o bispo paramentado lá se apresentara e foi recebido com as cerimônias rituais. “A Igreja da Macahyba, cuja invocação é á N. S. da Conceição e que é um belo templo de amplas dimensões e perspectiva elegante, está ainda por acabar. A Capela-mor, porém, estava em branco e agora decorada e decente para a recepção do Bispo diocesano”. (VISITA..., 1882, p.57).

No dia 27/08/1882 o bispo diocesano voltou  a Igreja de Macaíba, afim de benzer a cruz de ferro que ali estava e que seria destinada ao alto do frontispício do novo templo de Nossa Senhora da Conceição.”Esta solenidade atraíra um povo imenso e fora precedida de uma oportuna alocução do Bispo diocesano, a quem nunca faltou a palavra evangélica para abrilhantar ocasiões semelhantes”. (VISITA..., 1882,  p.59).

         Em 26/09/1883 o presidente da província mandou entregar a quantia de 1:000$000 (um conto de réis) ao vigário da freguesia de São Gonçalo, o Pe. Manoel Fernandes Lustosa Lima, para as obras da nova igreja da Vila da Macaíba e determinou que elas fossem feitas sob a direção da comissão que já havia sido por ele nomeada, composta do mesmo vigário e dos cidadãos Antonio Ximenes Maciel de Aragão e Olinto Leopoldino de Leiros Coelho. (FALA..., 1883, p.39).

         Ao que parece a construção seguia em ritmo lento pois em 1886 a fala do presidente da província constata que tanto a matriz de Ceará-Mirim como a da Macaíba estavam ainda em vias de construção e registrava que “para que não paralisem as obras, não cessam os zelosos vigários dessas freguesias de empenhar os maiores esforços, no que tem sido eficazmente coadjuvado pelos fiéis”. (FALA..., 1886, p.20).

         Recomendava ainda o presidente da província que seria de justiça que a Assembleia Legislativa designasse, no orçamento, uma quota para a conclusão de ambas matrizes.

Em 25/10/1887 foi confirmada a renúncia que fez o Pe. Manoel Fernandes Lustosa Lima da igreja paroquial de São Gonçalo do Amarante, a época transferida para a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Macaíba. (CIDADE DO RIO, 25/10/1887, p.1).

Já por carta imperial de 02/01/1888 foi apresentado o novo vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Macaíba, o Pe. José Paulino de Andrade (O APÓSTOLO 06/01/1888, p.1). Coube a este sacerdote a conclusão dos trabalhos de construção da igreja matriz de Macaíba.

Macaíba tinha em 1889 uma população de cerca de 4.000 habitantes (TRIBUNA LIBERAL, MA, 28/01/1889, p.2), além de ser de grande importância no cenário comercial do Rio Grande do Norte a época.

 

Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022.

Fachada da Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022.

Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022.

Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022.



Lateral da Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022.

Lateral da Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022

Lateral da Igreja matriz de Macaiba. Google Earth, 2022




Saiba mais em:

 https://cronicastaipuenses.blogspot.com/2019/06/remodelacao-da-igreja-de-macaiba.html



Fontes:

BRASIL. Ministério do Império: Relatório da Repartição dos Negócios do Império. Rio de Janeiro, 1882.

Correio do Natal: Periódico Político, Moral e Noticioso, Natal, 15/01/1880.

RIO GRANDE DO NORTE. Fala com que o excelentíssimo senhor Dr. Francisco de Gouveia Cunha Barreto, presidente da província, abriu em 09 de fevereiro de 1883 a segunda sessão ordinária da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Norte.Pernambuco:Tipografia de Manoel Figueiroa de Faria, 1883.

________, Fala com que o Exm. Sr.Dr.Francisco de Gouveia Cunha Barreto, presidente da província, instalou a 1ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Norte em 15 de maio do corrente ano. Natal: Tipografia do Correio do Natal, 1882.

________, Fala lida a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo presidente José Moreira Alves da Silva, no dia 15 de março de 1886, ao instalar-se ela extraordinariamente. Natal: Tipografia do Correio do Natal, 1886.

Tribuna Liberal, São Luis-MA, 28/01/1889.

WANDERLEY, Luiz Carlos Lins. Visita Episcopal do Exm. E Rvm.  Sr. D. José Pereira da Silva Barros a algumas paróquias do Rio Grande do Norte por Luiz Carlos Lins Wanderley doutor em Medicina e Cavaleiro da Ordem da Rosa. Natal: Tipografia do Correio do Natal, 1882.


Nenhum comentário:

Postar um comentário