domingo, 8 de maio de 2022

SOBRE O CEMITÉRIO DE CEARÁ-MIRIM


         Os cemitérios públicos começaram a ser construídos a partir de 1856 com devido a calamidade pública causada pela cólera a qual causou a morte de muitas pessoas pelo interior do Rio Grande do Norte. Naquele ano fora construído o cemitério do Alecrim em Natal.

         Antes disso havia a prática de se fazer o sepultamento no interior das igrejas e capelas, que devido ao grande número de mortos pela epidemia de cólera acabou por causar outro problema de saúde pública que era o enterramento dentro das igrejas, por isso se deu a construção dos cemitérios.

         O cemitério de Ceará-Mirim teve sua construção iniciada em 1861 conforme consta no relatório do presidente da província daquele ano.

         De acordo como o mesmo relatório durante sua estadia no município de Ceará-Mirim diversos cidadãos atenderam ao convite do presidente da província e assinaram uma subscrição no valor de 1:630$ para a construção de um cemitério em terreno daquela vila que pareceu ser apropriado segundo avaliação do presidente da província e que pelo respectivo proprietário foi generosamente cedido sem retribuições alguma, ou seja, o terreno foi doado para tal finalidade.

         Foi criada uma comissão de 7 membros presidida pelo pároco da freguesia que ficou incumbida de realizar a cobrança das quantias oferecidas e a direção da obra que começaria depois de concluída a planta que a muito tempo havia já mandado o presidente organizar pelo diretor das obras públicas e que se achava já pronta, bem como o orçamento. (RELATÓRIO..., 1861, p.12).

         Atualmente o mais antigo cemitério público de Ceará-Mirim denomina-se Cemitério Santa Agueda.

 

Fonte:

 Relatório  que o Exm. Dr. José Bento da Cunha Figueiredo Junior , presidente da província do Rio Grande do Norte, apresentou a respectiva Assembleia Legislativa Provincial na sessão ordinária de 1861.Ouro Preto: Tipografia Provincial, 1862.

 




Fachada do cemitério Santa Águeda


Lateral da capela do cemitério Santa Águeda


Fachada da capela do cemitério Santa Águeda


Latera do cemitério Santa Águeda


Nenhum comentário:

Postar um comentário