sexta-feira, 20 de maio de 2022

SOBRE O DISTRITO DA GAMELEIRA

 

Todo lugar por mais simples que seja tem sua história. Eis a seguir alguns apanhados históricos que permitem construir a memória do distrito da Gameleira em Taipu.

         O distrito da Gameleira é um dos aglomerados urbanos mais antigos do município de Taipu. O povoado surgiu as margens do rio Gameleira, o qual nasce na Serra Pelada, é um dos muitos afluentes do rio Ceará-Mirim.

         A menção mais antiga ao povoado da Gameleira se encontra no relatório do governo do Estado de 1905 onde consta como sendo uma das 4 povoações que existiam no município de Taipu além da Vila[1].

         A região possuidora de terras férteis as margens do rio possibilitou o desenvolvimento da agricultura que muito contribuiu para as receitas do município.

         Havia na Gameleira ao menos duas escolas, uma Escola Isolada e uma Escola Rudimentar, esta situada no Engenho Pitombeira criada em 1922 conforme consta no relatório do governo do Estado[2].A data da criação da escola isolada não foi por nós encontrada.

         Em 1932 foi erguida a capela de Santa Teresinha. Já havia outra capela na região que era a capela de São João Batista, localizada dentro do Engenho Pitombeira, esta particular, aquela pertencente a paróquia.

         Sobre a Escola Isolada encontramos informações que constam do seguinte:

         Segundo o jornal A Ordem em 19/01/1936 foi nomeada efetivamente, conforme requereu, Maria Raimunda de Souza como professora da Escola Isolada da Gameleira, no município de Taipu[3].Já em 12/03/1936 foi nomeada a professora Dulce Marques Lustosa interinamente para a Escola Isolada de Gameleira[4]. Em 14/03/1941 foi nomeada Maria do Carmo Silva para a Escola Isolada da Gameleira coma remuneração que por lei lhe competia, segundo o jornal A Ordem[5].

A Escola Rural da Gameleira

         Já em 1950 foi criada a Escola Rural de Gameleira, dentro do plano de ensino rural do Ministério da Educação. Conforme o jornal Diário de Natal, o governador José Augusto Varela esteve em Taipu e assistiu em 09/04/1950 a sua instalação[6].

A polêmica da feira da Pitombeira

         Havia um pequeno movimento de comércio que se concentrava na Pitombeira, onde ali foi criada uma feira que era realizada aos domingos.

         Em 1937 por força de decreto municipal foi proibida a realização das feiras em Taipu nos domingos. A medida criou um conflito entre o prefeito e o proprietário da Fazendo Pitombeira o qual chegou até a esfera estadual tendo o interventor federal  Rafael Fernandes dado o veredito final conforme se via no despacho publicado no jornal A Ordem dando ganho de causa a prefeitura de Taipu no caso da proibição da feira que se realizava em Pitombeira.

         De acordo como o teor do despacho no citado jornal:

João Gomes da Costa, negociante, agricultor e criador, em Pitombeira, município de Taipu, 1º despacho – já publicado. 2º - a lei estadual n 1.7, de 24 de outubro de 1936 que estabeleceu o descanso dominical obrigatório no Estado, autorizou no seu art. 3, aos prefeitos municipais a mudar as feiras do domingo, quando possível, para qualquer outro dia da semana. Existindo um decreto municipal já aprovado pelo Governo que regulou essa autorização (dec. 8, de 23 de dezembro de 1937) em pleno vigor, nego provimento ao recurso para manter o despacho do prefeito de Taipu, que se acha de acordo com as leis vigentes[7].

         O referido jornal em edições posteriores louvava a determinação do prefeito Rosendo Leite de se manter o descanso dominical em Taipu.

O acidente com o caminhão do leite

         Em 27/10/1954 ocorreu um acidente na altura da localidade da Gameleira com o caminhão que transportava leite do município de Taipu para Natal, onde sairam feridos 4 pessoas que foram levados para o hospital Miguel Couto (atual Onofre Lopes) em Natal em estado grave, sendo que outras 10 pessoas haviam se envolvido naquela tragédia, que foram socorridos para Ceará-Mirim.

         Segundo o jornal O Poti o agricultor Inácio Lima e o ajudante de caminhão Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido como “Rita”,foram os que mais sofreram naquele acidente, porém, graças as providencias tomadas se encontravam fora de perigo.

         Quanto aos que foram levados para Ceará-Mirim  nenhum deles oferecia perigo de morte, e segundo o mesmo jornal, quase todos já haviam regressados as suas residências após serem medicados[8].

O distrito administrativo e judiciário da Gameleira

         Em 06/1ª l2/1963 o governador Aluizio Alves assinou a lei que criava o distrito administrativo e judiciário de Gameleira, no município de Taipu[9].

No Brasil, os distritos são territórios em que se subdividem os municípios em que se exerce uma autoridade administrativa, judicial, fiscal, policial ou sanitária, na sua área urbana podem se subdividir em bairros e na área rural possuir outros povoamentos.

Os distritos dispõem de cartórios de ofícios de registro civil (ou estarem subordinados a uma comarca), e sediam subprefeituras.

Durante o governo do Estado Novo, do presidente Getúlio Vargas, o Decreto-Lei nº 311, de 2 de março de 1938, em seu artigo 3º, definiu que a sede dos municípios passariam a categoria de cidade e lhe dariam o nome e no artigo 4º, os distritos se designariam pelo nome de suas respectiva sedes, e se não fossem sedes de município, teriam a categoria de vila.

Nos dias atuais

         Atualmente o distrito da Gameleira é um povoado decadente e nem de longe revela o que já fora outrora, perdeu sua área de influência para o Matão e a Serra Pelada. Há algumas casas espalhadas pelas margens da BR-406 e outras nas proximidades da capela na estrada municipal que se dirige a Serra Pelada.A capela ainda permanece como monumento histórico da localidade e da paróquia visto ser uma das mais antigas da paróquia e que conserva sua arquitetura original.A escola nem sei se ainda funciona.

         O viajante que circula pela BR 406 certamente já se deparou com a paisagem sempre verdejante mesmo em tempos de estiagem nas proximidades das duas pontezinhas que cruzam a rodovia.Esta paisagem que descansa a vista de quem as contempla é o que de bonito sobrevive na Gameleira.Até quando não sabemos.



[1] RIO GRANDE DO NORTE. Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros, 1905, p.76.

[2] Op. Cit., 1922, p.13.

[3] A Ordem, 19/01/1936, p.2.

[4] A Ordem, 12/03/1936, p.2.

[5] A Ordem, 14/03/1941, p.4

[6] Diário de Natal, 16/04/1950, p.4.

[7] A Ordem, 22/05/1938, p.4.

[8] O Poti, 30/10/1954, p.8.

[9] Diário de Natal, 06/12/1963, p.6.

 

Capela Santa Teresinha.


Paisagem as margens da BR 406


Placa indicando o inicio do perimetro urbano da Gameleira.

Perimetro urbano da Gameleira.

Perimetro urabano da Gameleira.

Perimetro urbano da Gameleira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário