sexta-feira, 27 de maio de 2022

SOBRE A VISITA DO BISPO DE OLINDA A ESTREMOZ EM 1882


Estava anunciada a visita do bispo diocesano de Olinda, Dom José Pereira da Silva Barros, a cidade de Ceará-Mirim para o dia 14/08/1882, antes, porém o bispo e comitiva passariam pela povoação de Estremoz. A época a então província do Rio Grande do Norte fazia parte do território da Diocese de Olinda.

O relato da passagem do prelado revela aspectos da povoação de Estremoz que a época figurava como distrito do município de Ceará-Mirim.

As 07h00 da manhã, partiu de Natal o bispo acompanhado do seu secretário e outros cavalheiros, descendo para o Paço da Pátria, em cujo porto o presidente da província já o esperava em sua galeota para ir levá-lo á margem oposta do rio, donde deveria partir para Ceará-Mirim.

Como chovia e para não adiar por alguns minutos a partida e não alterar o programa de sua viagem, o bispo depois de agradecer as obsequidades dos cavalheiros que o acompanharam até á Coroa, montou á cavalo que, era um verdadeiro palafren manso, seguro, alvo e andador;  partiu com a sua comitiva.

Esta compunha-se do seu secretario, do padre José Alexandre, vigário do Ceará-Mirim, do médico Luiz Carlos Lins Wanderley ( autor do relato da referida visita pastoral), de um criado particular, um pajem e um guia.

Á pouca distância o aguaceiro recrudesceu e obrigou o bispo a tomar o seu capote e o guarda chuva, e, sem mostrar a mais leve contrariedade, prosseguiu em sua viagem, sempre alegre e comunicativo.

As 09h00 chegava a pequena comitiva á passagem da vila de Estremoz. Ai o foguete do ar anunciou aos habitantes da pequena vila a aproximação do bispo e dentro em pouco sucediam-se os cavaleiros que vieram ao  encontro do viajante ilustre.

 Já próximo da vila,  o bispo desceu do seu cavalo e, rodeado de povo, seguiu a pé e indo direto a Igreja de S. Miguel, que fazia parte do antigo convento dos jesuítas.

Estremoz

O médico Luis Carlos Lins Wanderley que fez parte da comitiva da visit pastoral e testemunha ocular dos acontecimentos assim descreveu a vila de Estremoz:

A antiga vila de Guajiru, hoje Estremoz, que foi sede da freguesia e que por lei provincial passou a pertencer a paróquia do Ceará-Mirim, pode se considerada uma ruína, como é o seu convento, a sua igreja a sua casa de câmara e tudo o mais. O povo ali é pobre e indolente. Vive da pequena lavoura que lhe facilita um terreno ubérrimo e fertilíssimo. Ali não ha nenhum comércio, nenhuma indústria, nenhuma arte. Um professor de 1ª letras, um subdelegado e um inspetor de quarteirão são as potestades do lugar. Nem sequer um capelão!

Continuando seu relato, o citado autor escreveu ainda que o bispo  perspicaz e atilado, compreendeu logo que se achava no meio de um povo, feliz pela crença religiosa e desditoso pelo abandono á própria inércia.

Em  sucessivos atos, o bispo percorreu a Igreja, revistando os altares e examinando o estado do convento; e depois de um substancial almoço que lhe ofereceu o  vigário, o Pe. José Alexandre, cedeu ás instâncias do povo e administrou o sacramento do crisma a 285 fiéis que de momento se apresentaram.

Aspectos de Estremoz em cartão postal de 1914

Por fim o bispo dirigiu-lhes a palavra sagrada, animando-os em sua fé, aconselhando-os em suas práticas, no amor ao trabalho e na devoção sincera ao Deus verdadeiro, Filho da Virgem Maria.

De acordo com o médico Luiz Carlos Wanderley, o bispo era como um pai extremoso a conduzir pela mão um filho cego. E que prazer tão santo, que consolação tão doce, que expansão tão de dentro da alma não se difundia por todo aquele povo!.

Igreja de Estremoz em 1907.

Os seus benditos, as suas ladainhas, as suas jaculatórias, cantadas em coro pelas mulheres; os seus arcos de parágrafos brancos, enfeitados de flores campesinas, o seu embevecimento em contemplar a face do seu bispo, o seu afã em beijar lhe o anel do pescador, eram as provas que lhe podia dar do seu muito amor e respeito. Dava quanto tinha, e em retribuição o bispo lhe prodigalizava a mais terna condescendência, o mais doce carinho. “Oh! só a religião do Cruxificado sabe dispensar esses momentos de celestial ventura para aqueles que sofrem e creem”, escreveu o citado autor.

Partida ao Ceará-Mirim

Aproximando-se a hora da partida e os cavaleiros iam chegando e agrupavam-se ao lado do convento, onde o bispo passara as horas caniculares.

O sino repicava e as mulheres cantavam seus benditos em coro pleno. As 14h30  bispo montou á cavalo e partiu, lançando sua benção ao povo.

Segundo o médico Luiz Carlos Lins Wanderley o caminho que ia de Estremoz ao Ceará-Mirim era um deserto, em todo o rigor da expressão. Nem uma casa, nem uma palhoça, nem um albergue qualquer. Eram 24 km de fastidiosa monotonia; nunca, porém, por aquelas paragens atravessou tão grande número de cavaleiros em uma hora dada.

 As turmas sucediam-se umas as outras, sem interrupção. Eram como vagas oceânicas: não chegava uma sem a sequência de outra. Segundo o médico Luiz Carlos Lins Wanderley 33 cavaleiros partiram de Estremoz, e ao chegar ao Ceará-mirim contavam-se mais de 250.

 

 

Fonte:

Visita Episcopal do Exm. e Rvm.  Sr. D. José Pereira da Silva Barros a algumas paróquias do Rio Grande do Norte por Luiz Carlos Lins Wanderley doutor em Medicina e Cavaleiro da Ordem da Rosa. Natal: Tipografia do Correio do Natal, 1882, p.22-26.

Dom José Pereira da Silva Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário