segunda-feira, 21 de abril de 2014

OUTRAS CRÔNICAS TAIPUENSES


Professor removido

        Por perseguições políticas foi removido de Flores (atual Florânia) para Taipu o professor primário capitão Joaquim Jose de Carvalho Pinto, o professor, no entanto, não aceitou a remoção e continuou a dá aulas particulares na cidade de Flores. O professor não apoiou a política praticada por Miguel Castro, por isso foi perseguido e como era praxe na época os funcionários públicos estaduais eram transferidos de cidade em cidade caso fossem contrários ao governo. A nota foi publicada no jornal O povo, publicado em Caicó, em 19 de julho de 1891.

Impostos

       Em ato de 24 de agosto de 1891 o governador  coronel Francisco Gurgel de Oliveira assinou os  atos sobre os impostos do dizimo ( este imposto nada tinha a ver com o dízimo religioso) em Taipu segundo afirmava noticia publicada no jornal O Rio Grande do Norte  de 13 de setembro de  1891 á  página 1.
        As noticias consignadas a cima foram as primeiras publicadas logo após a emancipação politica de Taipu, que fora desmembrada de Ceará-Mirim em 10 de março de 1891 pelo governador Amintas Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário