quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sobre a barragem de Taipu



          As cheias no vale do rio Ceará Mirim sempre foram um problema para os produtores rurais, sobretudo de cana de açúcar da região.Uma barragem era uma aspiração antiga desse produtores que esperavam amenizar os danos causados pelas enchentes.Foi então que se pensou barrar o rio na altura do distrito de Poço Branco, pertencente ao município de Taipu.A história da barragem pode ser dividida em duas fases.A primeira a fase dos estudos que ocorreram na década de 1930, sobretudo a partir de 1935 e a segunda fase que foi a execução da obra propriamente dita na década de 1950.O inicio das obras ocorreria em 1959.
           Os primeiros estudo começaram na década de 1930.Os estudo e execução da obra ficou a cargo da A Inspetoria  Federal de Obras Contra a Secas- IFOCS. Conforme o Jornal do Brasil (08 de fevereiro de 1935, p.27): "iniciou dentro em breve a construção da barragem do rio Ceara Mirim, acima da vila de Taipu, com esse trabalho o grande e ubérrimo vale do [rio]Ceara Mirim terá suas terras todas aproveitadas.
         A Barragem Eng. José Batista do Rêgo Pereira foi inaugurada em 16 de dezembro de 1969 no governo do presidente da república do Brasil, o Gal.Emílio Garrastazu Médici. Sua construção foi executada pela construtora pernambucana Nóbrega & Machado e durou cerca de 10 anos. A Barragem tinha (e ainda tem) a finalidade de represar as cheias do Rio Ceará-Mirim em direção ao vale do mesmo nome e comportava, na época, até 135 milhões de metros cúbicos de água. Sua inauguração (fotos abaixo) foi um evento que contou com a participação da população local e de municípios vizinhos, além de autoridades estaduais e federais e de muitos curiosos de outras terras.Quando as obras iniciaram, em 1959, o prefeito de Taipu era o Sr. Vicente da Cruz e, na inauguração, o prefeito de Poço Branco ainda era o Dr. Valban de Farias, engenheiro chefe da construtora.


 imagens da barragem de Poço Branco na década de 1960.Fotos: blog de Poço Branco.


Imagem aérea da barragem de Poço Branco.Foto extraída de:
 http://williams-rocha.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html.




Imagem de satélite mostrando a barragem de Poço Branco. Foto extraída em: http://cicerolajes.blogspot.com.br/2013/02/lugar-onde-desagua-o-rio-salgado.html




Vista da barragem de Poço Branco. As duas imagens a cima foram extraídas em: http://blogdeassis.com.br/ler.php?idnot=8833




Fontes:
Jornal do Brasil, 1935.
http://drtargino.zip.net/arch2009-01-01_2009-01-31.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário