segunda-feira, 21 de abril de 2014

Sobre a inauguração do campo de pouso de Taipu e de novos campos de pouso no Rio Grande do Norte



                No dia 27 de abril de 1930, decolaram de Natal, às 08:45 horas, os dois aviões do Aeroclube: o “NATAL I” pilotado pelo aluno Fernando Gomes Pedrosa conduzindo o mecânico do Aeroclube, ABEL DE OLIVEIRA, e o “NATAL II”, pilotado pelo Cmte. PETIT, tendo como passageiro o Presidente do estado Juvenal Lamartine ( na época chamava-se presidente do estado o que atualmente se conhece por governador).Em São Tomé pousaram às 09:35 horas, ficando o campo oficialmente inaugurado. Às 11h00min horas prosseguiram viagem para Baixa Verde (hoje João Câmara), onde aterraram 35 minutos após. Às 15h00min horas os dois aviões partiram com destino a Taipu onde pousaram 25 minutos após. De Taipu, decolaram às 16:00 horas chegando à Capital somente o “NATAL II”, pois o “NATAL I” foi obrigado a permanecer em Taipu em virtude de um ligeiro acidente verificado por ocasião da aterragem, danificando o trem de pouso.
                 Assim, naquela data, o Estado do Rio Grande do Norte possuía o invejável total de 23 campos de pouso: o do Aeroclube (em Natal), o da Aeropostale (em Parnamirim), Monte Socorro (em Nova Cruz), Ceará Mirim, Pureza (em Touros), Jericó (em Santa Cruz), Boa Água (em Jardim de Angicos), São Joaquim e Angicos (ambos em Angicos), Sacramento (em Santana dos Matos), Macau, Mossoró, Açú, Flores, Acari, Caicó, Serra Negra, Apodi, Caraúbas,Pau dos Ferros, São Tomé, Baixa Verde e Taipu.

Comandante Petit a esquerda e o presidente Juvenal Lamartine, na inauguração do Aero clube de Natal em setembro de 1928..Estiveram em Taipu em 27 de abril de 1930.Foto: http://tokdehistoria.wordpress.com/2012/11/22/a-historia-da-aviacao-no-rio-grande-do-norte-contada-por-tarcisio-medeiros/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário