A construção dessa ferrovia foi muito demorada. Iniciada
em 1904, em 1954 ainda não se havia conseguido levar os trilhos ao destino
projetado que era Caicó. Até o ano de 1920 a Central do Rio Grande do Norte foi
administrada pela empresa que se encarregara de sua construção, que à medida
que ficava pronta era arrendada pelo Governo federal. A partir daquele anos a
União rescindiu os contratos de construção a arrendamentos passando a
administração da EFCRN ao I.F.E ( posteriormente D.N.E.F).
Durante a construção a orientação da ferrovia foi
alterada passando a mesma a se dirigir para a parte central do estado subindo
os contrafortes do litoral para alcançar
o vale do rio Ceara–Mirim, deveria descer
a serra da Borborema até alcançar
o vale do rio Piranhas-Açu de onde prosseguiria para Caicó.A mudança do traçado
ocorreu em 1911 quando os serviços já havia alcançado Angicos deixando
abandonadas muitas obras de arte e cortes que de Lajes deveria alcançar no
sentido sul as cidades de Currais Novos, Acari e Caicó ( Cf. IBGE, 1954, p.
113).
Lajes foi a cidade que mais sofreu com o abandono das
obras da ferrovia em direção a Ciacó.Por lá, alem da estação ferroviária, foram
erguidas casas para as turmas de trabalhadores da ferrovia, dois tuneis, sendo
um com 1.000 metros escavados na rocha da serra da Borborema, viadutos que
contornavam espigões, pontes metálicas sobre grandes rios que viravam estradas
arenosas em períodos de estiagem entre outras obras de arte, com exceção da
estação, o restante foi abandonado quando a ferrovia contava 36.286 km já
construídos.
O motivo do abandono do projeto original foi a mudança de
sentido da ferrovia que passaria ao sentido oposto para alcançar o porto de
Macau, para onde os serviços de terraplenagem e locação foram encaminhados a
partir de 1921 partindo de Lajes (IBGE, 1954, p.113).
Em janeiro de 1922 atingiu-se a localidade de Gaspar
Lemos construindo ali uma estação, mais tarde foi a vez de Epitácio Pessoas.As
obras prosseguiam rumo aos serviços
vindos de Macau quando novamente tudo foi abandonado.
Corria o ano de 1933 quando a EFCRN teve novas
modificações em seu traçado. Desta vez foram retomadas as obras da linha tronco
sendo levada de Lajes para alcançar angicos em sentido leste-oeste no mesmo
trecho no qual havia sido abandonado em 1911.a estação de angicos foi
inaugurada em setembro de 1933.Até 1954 o D.N.E.F havia realizado o
prolongamento de Angicos até São Rafael num trecho de 45 km ( IBGE, 1954,
p.113), neste mesmo ano também havia retomado as obras paralisadas do ramal de
Macau ( Op. Cit).
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