quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sobre a EFCRN



            A construção dessa ferrovia foi muito demorada. Iniciada em 1904, em 1954 ainda não se havia conseguido levar os trilhos ao destino projetado que era Caicó. Até o ano de 1920 a Central do Rio Grande do Norte foi administrada pela empresa que se encarregara de sua construção, que à medida que ficava pronta era arrendada pelo Governo federal. A partir daquele anos a União rescindiu os contratos de construção a arrendamentos passando a administração da EFCRN ao I.F.E ( posteriormente D.N.E.F).
            Durante a construção a orientação da ferrovia foi alterada passando a mesma a se dirigir para a parte central do estado subindo os contrafortes  do litoral para alcançar o vale do rio Ceara–Mirim, deveria descer  a serra da Borborema  até alcançar o vale do rio Piranhas-Açu de onde prosseguiria para Caicó.A mudança do traçado ocorreu em 1911 quando os serviços já havia alcançado Angicos deixando abandonadas muitas obras de arte e cortes que de Lajes deveria alcançar no sentido sul as cidades de Currais Novos, Acari e Caicó ( Cf. IBGE, 1954, p. 113).
            Lajes foi a cidade que mais sofreu com o abandono das obras da ferrovia em direção a Ciacó.Por lá, alem da estação ferroviária, foram erguidas casas para as turmas de trabalhadores da ferrovia, dois tuneis, sendo um com 1.000 metros escavados na rocha da serra da Borborema, viadutos que contornavam espigões, pontes metálicas sobre grandes rios que viravam estradas arenosas em períodos de estiagem entre outras obras de arte, com exceção da estação, o restante foi abandonado quando a ferrovia contava 36.286 km já construídos.
            O motivo do abandono do projeto original foi a mudança de sentido da ferrovia que passaria ao sentido oposto para alcançar o porto de Macau, para onde os serviços de terraplenagem e locação foram encaminhados a partir de 1921 partindo de Lajes (IBGE, 1954, p.113).
            Em janeiro de 1922 atingiu-se a localidade de Gaspar Lemos construindo ali uma estação, mais tarde foi a vez de Epitácio Pessoas.As obras  prosseguiam rumo aos serviços vindos de Macau quando novamente tudo foi abandonado.
            Corria o ano de 1933 quando a EFCRN teve novas modificações em seu traçado. Desta vez foram retomadas as obras da linha tronco sendo levada de Lajes para alcançar angicos em sentido leste-oeste no mesmo trecho no qual havia sido abandonado em 1911.a estação de angicos foi inaugurada em setembro de 1933.Até 1954 o D.N.E.F havia realizado o prolongamento de Angicos até São Rafael num trecho de 45 km ( IBGE, 1954, p.113), neste mesmo ano também havia retomado as obras paralisadas do ramal de Macau ( Op. Cit).


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