segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Talentos de Taipu


                Escrevendo sobre o instrumentista taipuense K-chimbinho (1917-1980) senti a necessidade de trazer para a contemporaneidade o tema abordado aqui sobre os talentos musicais existentes em Taipu.
                Traz-me a mente agora a figura do meu ex-aluno e companheiro de trabalho Heráclito Lopes da Silva Junior. Do alto de sua juventude de 21 anos,  Heráclito tem se mostrado um dos promissores talentos musicais provenientes de Taipu na atualidade.
                Nascido em Natal, em 1993,  mas “levado para Taipu quando criança”  quando seus pais se transferiram residência para Taipu, segundo o próprio me informou em entrevista informal ( que eu considerei mais uma conversa entre amigos que entrevista ainda que feita por vias eletrônicas), aos  12 anos de idade começou a frequentar as aulas de música da banda municipal de Taipu até ai, como é próprio dos adolescentes ele não tinha muito interesse sobre a arte musical, apenas a curiosidade o levava a frequentar as de musicas, “ com alguns meses de teoria comecei a praticar o instrumento que hoje eu  identifico como meu preferido, que é o trompete”, conta Heráclito.  O tempo foi passando e amadurecendo a formação musical do jovem trompetista “fui tomando gosto pela música e hoje tenho a música como minha profissão”, afirma ele.
                 A experiência e o talento o levou a tocar inicialmente na banda municipal de Taipu,  de Poço Branco, Ielmo Marinho em algumas de Natal como a banda da escola municipal Ferreira Itajubá, da escola estadual Judith Bezerra de Melo e também em bandas de forró modernas, ditas, estilizadas, como Vaca Atolada, Pisada de Bacana, Forró Rodado, Mauricinhos do Forró, Farra de Playboy, Forró Swingado, forró Bota Boneco viajando com estas bandas por todo o nordeste.
                Perguntado sobre sua influência musical ele me contou que admira muito a figura de Arturo Sandoval, também conhece a figura de seu conterrâneo K-chimbinho, mas é na inspiração que Heráclito demonstra um profundo amadurecimento de caráter a pesar de sua pouca idade “me espiro muito em Deus e meus professores porque se não fossem eles eu não tinha me aperfeiçoado a cada dia”, afirma ele.
                Sobre o começo de sua carreira ele diz “ meu começo não foi fácil porque tentar fazer algo que sua família não quer é muito desmotivador mas quando agente quer algo não ha ninguém que empeça” afirma ,e como todo jovem inquieto e sonhador diz ele que “ ainda não conclui meus objetivos pois ainda tenho desejo de me formar na minha área”.
                Por essa pequena biografia de um promissor artista musical percebe o quanto a música pode transformar a vida de uma pessoa, pela qual deveria ser incentivada nas escolas e pelos gestores públicos a formação de bandas musicais nos municípios do RN. Note-se que assim como K-Chimbinho nos idos dos anos 30 em Taipu, Heráclito também começou a se interessar pela musica frequentando a banda de musical local.
                O emprenho e dedicação aos estudos aperfeiçoa os dons intrínsecos de cada pessoa como bem disse Heráclito em sua entrevista e que apesar das dificuldades encontradas no percusso da caminhada não se deve desistir jamais daquilo a que se propõe a fazer ou que tenha um sonho a realizar.Heráclito é um jovem cristão (da igreja Assembleia de Deus) e tem uma lucidez tamanha de sua fé e de suas responsabilidades no mundo presente que é motivador para os jovens de sua faixa etária, oxalá houvessem jovens em profusão como ele, o que infelizmente não ocorre, mas não custa nada sonhar com um futuro em que jovens taipuenses possam encontrar na música um caminho certo e seguro para suas vidas.

                Fui professor de filosofia de Heráclito no ensino médio na escola estadual Adão Marcelo da Rocha, a mesma em que fiz também meu ensino médio (na época segundo grau) e também fomos companheiro de trabalho em 2012 no cartório eleitoral de Taipu. Agradeço a entrevista e sua colaboração para este blog e faço votos de que sua carreira musical cresça cada vez mais e se realize pessoal e profissionalmente na música.


Heráclito Junior


                                                                          Heráclito Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário