quarta-feira, 9 de março de 2022

A BENÇÃO DE DOM NIVALDO MONTE DO SECRETARIADO PAROQUIAL DE TAIPU

 

         Em 05/01/1967 Dom Nivaldo Monte esteve  na paróquia de Taipu, sendo o motivo principal de sua ida a cidade a profissão perpétua da Irmã Teresinha,  religiosa das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que era membro integrante da comissão arquidiocesana de catequese.

         Dom Nivaldo monte celebrou missa na igreja matriz com a participação de toda a comunidade, observando-se o ritual solene da profissão de votos naquela congregação.

         Após a santa missa dirigiram-se todos ao secretariado paroquial, onde Dom Nivaldo Monte deu a benção á magnífica casa adquirida pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria com a ajuda dos católicos alemães.

Disse o arcebispo de Natal que aquela casa era a casa de todos, uma vez que ali se planejava e se pensava nas necessidades de toda a comunidade humana e espiritualmente.

Dom Nivaldo Monte recebeu além das religiosas, o vigário cooperador de Ceará-Mirim, o Pe. José Pedro da Silva.Após as palavras de Dom Nivaldo Monte inaugurando o secretariado,falou um leigo em nome da comunidade ali reunida. (A ORDEM, 07/01/1967, p.4).

O secretariado paroquial foi uma inovação feita pela Irmã Natalina Rossetti que era administradora da paróquia ou como era mais conhecida a época irmã vigária, justamente por ser  responsável pela administração  e coordenação pastoral da paróquia de Taipu.

No prédio que foi adquirido pelas irmãs do ICM em nome da paróquia tinha a finalidade de reunir todos os movimentos de pastorais para alise fazerem as reuniões desses movimentos, além disso se realizavam ainda atividades culturais também da paróquia.Ali foi montada a biblioteca paroquial,outra inovação da irmã Natalina que muito prezava pela educação e formação cultural e religiosa dos fiéis e principalmente dos articuladores e lideres de movimentos de pastorais.

No prédio funcionava ainda a secretaria paroquial e a sede do grupo de escoteiros Dom Bosco assim como o Centro Social também denominado Dom Bosco.

A maior parte das atividades ali se realizaram até 1986 quando foi inaugurado o Centro Pastoral com sua estrutura maior que passou a receber os principais eventos da paróquia assim como da comunidade em geral.

A partir de 1998 o prédio passou a ser somente a sede do grupo de escoteiros Dom Bosco.

O prédio que pertence a paróquia se encontra atualmente em estado de ruínas.Ali se poderia após uma completa reforma em que se conservasse a fachada do edifício adaptá-lo internamente para servir como o memorial das Irmãs do Imaculado Coração de Maria a exemplo do que foi feito em Nísia Floresta onde se transformou a casa onde residiram as Irmãs de Jesus Crucificado num memorial daquela que foi a experiência piloto e pioneira na Arquidiocese de Natal e no Brasil das Irmãs Vigárias.





Dom Nivaldo Monte (o segundo a esquerda) em visita a Taipu. O penúltimo a direita era o então Pe.Antonio Soares  Costa que em 1972 seria eleito bispo auxiliar de Natal,a última a direita era a Ir. Natalina Rossetti, superiora da casa Coração de Maria e  vigária paroquial de Taipu.As demais pessoas na foto não foram identificadas por nós.

Reunião no secretariado paroquial.

A bibliotca que funcionava no prédio do secretarido paroquial
.

Um comentário:

  1. Restaurar o prédio e adapta-lo a um Memorial às Irmãs do Imaculado Coração de Maria! Excelente ideia!

    ResponderExcluir