quarta-feira, 23 de março de 2022

A SEGUNDA PARADA DA PITOMBEIRA EM TAIPU

 

         Em 12/12/1916 a Companhia de Viação e Construções, empresa arrendatária da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, tornou público no jornal A República a autorização dada pelo aviso nº 217, de 07 de novembro de 1916, do Ministro da viação e obras públicas, o qual havia estabelecido um ponto de embarque e desembarque de passageiros no lugar denominado Pitombeira, no km 47, sendo que a resolução passaria a vigorá a partir de 15/12/1916.

         O aviso era assinado por Carlos Sampaio, chefe do tráfego e dado vistas por André Verissimo Rebouças, superitendente e A. Lima Junior, engenheiro chefe. (A REPÚBLICA, 12/12/1916, p.2).

Esse ponto de embarque e desembarque de passageiros como visto a cima se localizava 5 km antes da parada do km 52 na mesma fazenda Pitombeira, donde se conclui houve duas paradas naquela localidade.

         Este ponto estaria atualmente nas imediações do distrito de Boa Vista.

         A parada do km 52 foi inaugurada em 15/11/1907 no mesmo dia da inauguração da estação da Vila de Taipu.


Jornal A Rpública, 12/12/1916, p.2.

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