segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A INAUGURAÇÃO DO TRECHO OSCAR NELSON - SÃO RAFAEL

  

         O coronel Rodrigo Otávio Jordão Ramos, comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, sediado em Natal, comunicou ao ministro da viação o engenheiro Lucas Lopes, em 18/01/1956, a inauguração do 1º trecho ferroviário construído por aquela unidade recém-criada, ligando as localidades de Oscar Nelson e São Rafael numa extensão de 21 km.

     De acordo com o jornal A Noite a noticia era jubilosa sob diversos aspectos e singularmente expressiva quando se sabia que aquele Grupamento tinha apenas cerca de um ano de criação. (A NOITE, 18/01/1956, p.13).

Já para o jornal O Poti a inauguração do trecho entre Oscar Nelson  e São Rafael estava em prosseguimento ao plano de melhoramentos para as ferrovias brasileiras por meio do Departamento Nacional de Estradas de Ferro que na Estrada de Ferro Sampaio Correia havia inaugurado mais um trecho ferroviário que “com mais esse trecho fica o interior do Rio Grande do Norte melhor servido pela E. F. ‘Sampaio Correia’,que no seu plano de ampliação de sua rede rodoviária, visando estender até a cidade de Caicó a linha da Central”.(O POTI, 13/01/1956, p.8).

       De acordo com o jornal O Poti as 16h00 do dia 12/01/1956 seria oficialmente inaugurado o trecho da Estrada de Ferro Sampaio Correia entre Oscar Nelson e São Rafael. (O POTI, 12/01/1956, p.8).

         O ato inaugural contaria com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro-DNEF, o engenheiro Othon de Araújo Lima que desde o dia 09/01/1956 se encontrava no nordeste realizando visitas de inspeções aos serviços do DNEF.

         O programa da inauguração incluía um almoço em São Rafael as 12h00 com a presença de autoridades do município, diretores da EFSC e membros da comitiva do diretor geral do DNEF e a inauguração dos serviços as 16h00.

         O trem com a comitiva do diretor do DNEF, diretores e funcionários da EFSC bem como os demais convidados partiu de Natal as 04h00 da manhã em um trem automotriz até a cidade de São Rafael que passaria a ser a partir daquela data a nova estação terminal da EFSC em sua penetração até o município de Caicó.

         No dia 14/01/1956 o diretor do DNEF faria inspeção nas linhas da EFSC almoçando em Lajes. Na tarde desse mesmo dia o engenheiro Othon de Araújo Lima prosseguiria viagem até Natal onde seria convidado de honra a um jantar no Grupamento de Engenheiros, oferecido pelo Coronel Rodrigo Otávio. No dia 14/01/1956 o engenheiro Othon de Araújo Lima faria ainda inspeção nos serviços da EFSC em Natal e no dia seguinte prosseguiria em viagem de trem até Nova Cruz quando seguiria também de trem até a capital pernambucana.

A abertura do trecho

         Ao que tudo indica parece que a inauguração do trecho entre Oscar Nelson e São Rafael foi “coisa só para inglês vê”, porque ainda em 1957, ou seja, um ano após a inauguração daquele trecho o mesmo não havia sido aberto ao tráfego.

De acordo com O Poti “quarta-feira última realizando experiência no novo trecho da Estrada de Ferro Sampaio Correia, entre as estações de Oscar Nelson - São Rafael, partiu desta capital o trem horário em viagem normal conduzindo anexo um carro especial”.

Como convidados viajaram no mesmo carro o Cel. Júlio Pinheiro, ajudante de ordens e representante do Governador, o engenheiro Carlos Cabral, diretor do 5º Distrito do DNOCS, o deputado Genésio Cabral, o major Osório de Paulo, representando o Cel. Comandante do Batalhão Ferroviário executor dos trabalhos no referido trecho, altos funcionários da EFSC, representantes do Prefeito e da Câmara de Vereadores e jornalistas.

Segundo O Poti primeiro trem a chegar a estação de São Rafael deu entrada ali as 13h00, recebido por grande número de pessoas de todas as classes sociais.

Cessando as primeiras aclamações fizeram uso da palavra o Cel Júlio Pinheiro, o deputado Genésio Cabral, o Pe. Bianor Aranha, o Dr. Carlos Cabral, o major Osório de Paulo, o Sr. Arlindo Varela em nome do engenheiro José Bittencourt, o dr. Rômulo Vanderley, o Pe. Luiz Lucena, vigário de São Rafael, o dr. José Canuto pelos operários da EFSC e o jornalista  Cristalino R. Costa.

Encerrando os discursos falou ainda o Pe. Pedro Luiz, chefe do Serviço de Assistência Social da EFSC que em meio a enorme vibração enalteceu o melhoramento que em breve seria inaugurado atendendo aos  reclamos de uma região do Estado.

Após, os visitantes foram homenageados com um banquete na residência do prefeito de São Rafael, João Soares, constituindo o ágape um acontecimento destacado na vida da cidade.Vários brindes foram erguidos homenageando-se a sociedade local na pessoa do prefeito.

As 18h00 regressou o trem especial chegando à estação da EFSC na capital as 05h00 da manhã do dia ...

Ainda de acordo com o jornal O Poti o diretor da EFSC, José Bittencourt, foi homenageado pelos funcionários pelo seu primeiro ano a frente da ferrovia, na qual foi destacado o empenho daquele engenheiro na inauguração do trecho entre Oscar Nelson e São Rafael, “uma das obras do dr. José Bittencourt, a frente da Estrada de Ferro ‘Sampaio Correia’, que repercutiu favoravelmente foi a da inauguração anteontem do novo trecho da ferrovia ligando Oscar Nelson a São Rafael”. (O POTI, 01/03/1957, p.8).

O tráfego ficou interrompido logo depois devido ao inverno daquele ano quando a partir de 24/06/1957 seria restabelecido conforme aviso publicado no jornal O Poti a pedido da administração da Estrada de Ferro Sampaio Correia. (O POTI, 25/06/1957, p.8).

Segundo os horários publicados nos jornais da capital os trens partiam de Natal com destino a São Rafael aos domingos, terças quintas-feiras as 05h00 e chegando as 14h30, num total de 9 horas de viagem.Já o percurso inverso era feito as segundas, quartas e sábados, saindo o trem de São Rafael em 04h00 e chegando a Natal as 12h47.

De fato a estação de São Rafael só é citada nos horários de trens publicados nos jornais de Natal a partir de 1957.

 


O primeiro acidente

          O primeiro acidente no trecho recém inaugurado de São Rafael ocorreu em abril de 1957, onde três pessoas morreram tragicamente e outras dez ficaram gravemente feridas quando um trem da EFSC na altura do km 221, entre as estações de São Rafael e Oscar Nelson, tombou sobre o rio Açu ao passar sobre o pontilhão ali existente.

       O sinistro ocorreu devido as fortes chuvas que caíram em todo o Estado, tendo provocado a queda da cabeceira do aterro do pontilhão destruindo a sua base. No próprio local da tragédia morreram o maquinista Manoel Crescêncio e o foguista José Pedro da Silva. A terceira vitima foi Manoel Teixeira que veio a falecer horas depois quando recebia os primeiros socorros. (O JORNAL, 23/04/1957, p.7).

        As pesadas chuvas levaram consigo o aterro deixando sem apoio os trilhos e dormentes. Um pequeno comboio partiu de São Rafael para prestar socorro ao trem de passageiros, ao passar pelo pontilhão fatídico, outro caminho não encontrou se não o do descarrilhamento, resultando naquele grave desastre que acometeu a vida das três pessoas a cima citadas.

       A baixo uma raríssima imagem da inauguração do trecho Oscar Nelson -São Rafael vendo-se aglomeração de pessoa na estação de São Rafael, igualmente inaugurada naquele dia 12/01/1956 e que passaria a ser a estação terminal da Estrada de Ferro Sampaio Correia na sua linha tronco.

    Como se vê na imagem o trem inaugural foi composto uma automotriz, a qual popularmente era conhecido como "o motriz".Essa automotriz foi uma das duas destinada pelo Governo Federal para as ferrovias potiguares em 1949, sendo esta destinada a EFSC e a outra a Estrada de Ferro de Mossoró.

Inauguração do trecho Oscar Nelson - São Rafael

                A seguir imagens da construção do trecho em tela.As legendas se encontram nas próprias imagens.Convém dizer somente que as siglas ON=Oscar Nelson, Ju=Jucurutu e Cc= Caicó a qual deveria ser o destino final da EFSC.A sigla Fv, salvo engano deve se tratar do termo ferrovia.









Todas as imagens são do acervo de Neto Bernardo, São Rafael - RN
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Um comentário:

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