O coronel Rodrigo Otávio Jordão Ramos, comandante do 1º
Grupamento de Engenharia do Exército, sediado em Natal, comunicou ao ministro
da viação o engenheiro Lucas Lopes, em 18/01/1956, a inauguração do 1º trecho
ferroviário construído por aquela unidade recém-criada, ligando as localidades
de Oscar Nelson e São Rafael numa extensão de 21 km.
De acordo com o jornal A Noite a noticia era jubilosa sob
diversos aspectos e singularmente expressiva quando se sabia que aquele Grupamento
tinha apenas cerca de um ano de criação. (A NOITE, 18/01/1956, p.13).
Já para
o jornal O Poti a inauguração do trecho entre Oscar Nelson e São Rafael estava em prosseguimento ao
plano de melhoramentos para as ferrovias brasileiras por meio do Departamento
Nacional de Estradas de Ferro que na Estrada de Ferro Sampaio Correia havia
inaugurado mais um trecho ferroviário que “com mais esse trecho fica o interior
do Rio Grande do Norte melhor servido pela E. F. ‘Sampaio Correia’,que no seu
plano de ampliação de sua rede rodoviária, visando estender até a cidade de
Caicó a linha da Central”.(O POTI, 13/01/1956, p.8).
De acordo com o jornal O Poti as 16h00 do dia 12/01/1956
seria oficialmente inaugurado o trecho da Estrada de Ferro Sampaio Correia
entre Oscar Nelson e São Rafael. (O POTI, 12/01/1956, p.8).
O ato inaugural contaria com a presença do diretor geral do
Departamento Nacional de Estradas de Ferro-DNEF, o engenheiro Othon de Araújo
Lima que desde o dia 09/01/1956 se encontrava no nordeste realizando visitas de
inspeções aos serviços do DNEF.
O programa da inauguração incluía um almoço em São Rafael as
12h00 com a presença de autoridades do município, diretores da EFSC e membros
da comitiva do diretor geral do DNEF e a inauguração dos serviços as 16h00.
O trem com a comitiva do diretor do DNEF, diretores e funcionários da EFSC bem como os demais convidados partiu de Natal as 04h00 da manhã em um trem automotriz até a cidade de São Rafael que passaria a ser a partir daquela data a nova estação terminal da EFSC em sua penetração até o município de Caicó.
No dia 14/01/1956 o diretor do DNEF faria inspeção nas
linhas da EFSC almoçando em Lajes. Na tarde desse mesmo dia o engenheiro Othon
de Araújo Lima prosseguiria viagem até Natal onde seria convidado de honra a um
jantar no Grupamento de Engenheiros, oferecido pelo Coronel Rodrigo Otávio. No
dia 14/01/1956 o engenheiro Othon de Araújo Lima faria ainda inspeção nos
serviços da EFSC em Natal e no dia seguinte prosseguiria em viagem de trem até
Nova Cruz quando seguiria também de trem até a capital pernambucana.
A
abertura do trecho
Ao que tudo indica parece
que a inauguração do trecho entre Oscar Nelson e São Rafael foi “coisa só para
inglês vê”, porque ainda em 1957, ou seja, um ano após a inauguração daquele
trecho o mesmo não havia sido aberto ao tráfego.
De
acordo com O Poti “quarta-feira última realizando experiência no novo trecho da
Estrada de Ferro Sampaio Correia, entre as estações de Oscar Nelson - São
Rafael, partiu desta capital o trem horário em viagem normal conduzindo anexo
um carro especial”.
Como
convidados viajaram no mesmo carro o Cel. Júlio Pinheiro, ajudante de ordens e
representante do Governador, o engenheiro Carlos Cabral, diretor do 5º Distrito
do DNOCS, o deputado Genésio Cabral, o major Osório de Paulo, representando o
Cel. Comandante do Batalhão Ferroviário executor dos trabalhos no referido
trecho, altos funcionários da EFSC, representantes do Prefeito e da Câmara de
Vereadores e jornalistas.
Segundo
O Poti primeiro trem a chegar a estação de São Rafael deu entrada ali as 13h00,
recebido por grande número de pessoas de todas as classes sociais.
Cessando
as primeiras aclamações fizeram uso da palavra o Cel Júlio Pinheiro, o deputado
Genésio Cabral, o Pe. Bianor Aranha, o Dr. Carlos Cabral, o major Osório de
Paulo, o Sr. Arlindo Varela em nome do engenheiro José Bittencourt, o dr.
Rômulo Vanderley, o Pe. Luiz Lucena, vigário de São Rafael, o dr. José Canuto
pelos operários da EFSC e o jornalista
Cristalino R. Costa.
Encerrando
os discursos falou ainda o Pe. Pedro Luiz, chefe do Serviço de Assistência
Social da EFSC que em meio a enorme vibração enalteceu o melhoramento que em
breve seria inaugurado atendendo aos
reclamos de uma região do Estado.
Após,
os visitantes foram homenageados com um banquete na residência do prefeito de
São Rafael, João Soares, constituindo o ágape um acontecimento destacado na
vida da cidade.Vários brindes foram erguidos homenageando-se a sociedade local
na pessoa do prefeito.
As
18h00 regressou o trem especial chegando à estação da EFSC na capital as 05h00
da manhã do dia ...
Ainda
de acordo com o jornal O Poti o diretor da EFSC, José Bittencourt, foi
homenageado pelos funcionários pelo seu primeiro ano a frente da ferrovia, na
qual foi destacado o empenho daquele engenheiro na inauguração do trecho entre
Oscar Nelson e São Rafael, “uma das obras do dr. José Bittencourt, a frente da
Estrada de Ferro ‘Sampaio Correia’, que repercutiu favoravelmente foi a da
inauguração anteontem do novo trecho da ferrovia ligando Oscar Nelson a São
Rafael”. (O POTI, 01/03/1957, p.8).
O
tráfego ficou interrompido logo depois devido ao inverno daquele ano quando a
partir de 24/06/1957 seria restabelecido conforme aviso publicado no jornal O
Poti a pedido da administração da Estrada de Ferro Sampaio Correia. (O POTI, 25/06/1957,
p.8).
Segundo os horários publicados nos jornais da capital os trens partiam de Natal com destino a São Rafael aos domingos, terças quintas-feiras as 05h00 e chegando as 14h30, num total de 9 horas de viagem.Já o percurso inverso era feito as segundas, quartas e sábados, saindo o trem de São Rafael em 04h00 e chegando a Natal as 12h47.
De fato a estação de São Rafael só é citada nos horários de trens publicados nos jornais de Natal a partir de 1957.
O
primeiro acidente
O primeiro acidente no trecho recém inaugurado
de São Rafael ocorreu em abril de 1957, onde três pessoas morreram tragicamente
e outras dez ficaram gravemente feridas quando um trem da EFSC na altura do km
221, entre as estações de São Rafael e Oscar Nelson, tombou sobre o rio Açu ao
passar sobre o pontilhão ali existente.
O sinistro ocorreu devido as fortes chuvas que caíram em
todo o Estado, tendo provocado a queda da cabeceira do aterro do pontilhão
destruindo a sua base. No próprio local da tragédia morreram o maquinista
Manoel Crescêncio e o foguista José Pedro da Silva. A terceira vitima foi
Manoel Teixeira que veio a falecer horas depois quando recebia os primeiros
socorros. (O JORNAL, 23/04/1957, p.7).
As pesadas chuvas levaram consigo o aterro deixando sem
apoio os trilhos e dormentes. Um pequeno comboio partiu de São Rafael para
prestar socorro ao trem de passageiros, ao passar pelo pontilhão fatídico,
outro caminho não encontrou se não o do descarrilhamento, resultando naquele
grave desastre que acometeu a vida das três pessoas a cima citadas.
A baixo uma raríssima imagem da inauguração do trecho Oscar Nelson -São Rafael vendo-se aglomeração de pessoa na estação de São Rafael, igualmente inaugurada naquele dia 12/01/1956 e que passaria a ser a estação terminal da Estrada de Ferro Sampaio Correia na sua linha tronco.
Como se vê na imagem o trem inaugural foi composto uma automotriz, a qual popularmente era conhecido como "o motriz".Essa automotriz foi uma das duas destinada pelo Governo Federal para as ferrovias potiguares em 1949, sendo esta destinada a EFSC e a outra a Estrada de Ferro de Mossoró.
Inauguração do trecho Oscar Nelson - São Rafael |
Todas as imagens são do acervo de Neto Bernardo, São Rafael - RN |
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